ACIONAMENTO HIDRÁULICO DE HELIPORTO MONTADO EM IATES E NAVIOS.
O sistema hidráulico de levantamento e abertura das "pétalas" do heliporto montado neste iate possui Central Hidráulica compacta, com bomba de engrenagens (vazão de 52 l/min) e potência instalada de 15 KW. Existe uma bomba reserva de vazão reduzida para emergência, com motor elétrico de 24 VCC e 3 KW. Os atuadores hidráulicos, além de comandar o levantamento do heliporto e posterior abertura das pétalas, efetuam também o nivelamento mediante um sistema de válvulas proporcionais e monitoramento eletrônico.
Artigo extraído da Revista Oleodinamica - Pneumática - mês de Abril/2013 - Itália
MONTANHA RUSSA UTILIZA-SE DE SISTEMA HIDRÁULICO
A Kingda Ka está entre as mais rápidas e velozes do mundo, chegando à 138 metros de altura (equivalente a um prédio de 40 andares) e alcançando a velocidade de até 206 quilômetros por hora. O passeio dura até 56 segundos e o comprimento é de 950,4 metros. Localizada no "Six Flags Great Adventure" em New Jersey-USA, possui trens que são lançados a partir de um conjunto de motores hidráulicos os quais, por sua vez, são acionados por um sistema de Acumuladores Hidráulicos. Atinge 206 km/h em apenas 3,5 segundos, aceleração somente comparada à partida de um caça a jato. Eles então sobem verticalmente a parte inclinada da montanha até atingirem o topo a 138 metros, de onde caem praticamente em queda livre.
Estação de Acumuladores do Sistema Hidráulico de Comando
LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE TERREMOTOS
O MAST, Laboratório de Simulação da Universidade de Minesotta, desenvolve estudos e pesquisas em estruturas sujeitas à ação de terremotos. Abaixo uma foto do sistema hidráulico de testes, onde são destacados os atuadores (cilindros hidráulicos).
GERADOR EÓLICO
Uma das mais tradicionais empresas de Geração de Energia construiu um dos maiores geradores eólicos em atividade. Com pás de 75 metros de comprimento, é capaz de produzir até 6 Megawatts de energia. Em funcionamento, as pás são movimentadas na velocidade de 80 metros por segundo em suas extremidades, o equivalente a 290 km/h.
Como curiosidade, os primeiros geradores eólicos desenvolvidos por essa empresa há 45 anos possuíam pás com 5 metros de comprimento e geravam energia de 30 Kilowatts.
Veja abaixo o artigo completo.