II CBME em construção
II CBME em construção
Sobre o Evento (em construção)
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE Nacional tem a honra de anunciar o Segundo Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (CBME), dando continuidade ao êxito da primeira edição, realizada em Vitória/ES em 2025.
O evento ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de março de 2026, na sede do CREA-DF, em Brasília/DF, consolidando-se como um espaço de referência para o debate técnico, institucional e de mercado no setor elétrico.
Com o tema “Inovação, Sustentabilidade e Conexões Globais”, o congresso reunirá especialistas, lideranças e profissionais da engenharia elétrica de todo o país, promovendo discussões sobre os principais desafios e tendências, com ênfase em transformação digital, Recursos Energéticos Disponíveis passando por BESS, usinas Reversíveis, Cidades Inteligentes Integradas, Microgeração Nuclear, UHVDC redes de transmissões de ultra alta tensão acima de 765KV abrangendo novos mercados países e intercâmbio tecnológico.
Adriana Rezende Avelar
Presidente do CREA -DF
Patrona do II CBME
Adriana Rezende Avelar é Engenheira Eletricista e Presidente do CREA-DF, reconhecida por sua atuação técnica, liderança institucional e defesa do fortalecimento profissional no Sistema Confea/Crea. Com ampla experiência em gestão pública, fiscalização e políticas de desenvolvimento da engenharia, consolidou-se como uma das principais vozes na promoção da inovação, da ética e da valorização da modalidade elétrica no Distrito Federal. Seu compromisso com a qualificação profissional e o avanço tecnológico a destaca como Patrona do Segundo Congresso Brasileiro de Engenharia Elétrica (II CBME).
Alexandra Lúcio Sales de Carvalho
Assessora Especial - Secretaria Executiva - MME
Painel: O Futuro do Setor Elétrico Brasileiro: Planejamento, Regulação e Governança Energética
Alexandra Carvalho é Engenheira Eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui MBA em Negócios do Setor Elétrico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), possui experiência técnica e regulatória em transmissão, planejamento e regulação do setor elétrico. Atualmente atua como Assessora Especial da Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), contribuindo na articulação institucional e no acompanhamento de políticas públicas do setor energético nacional. Possui atuação em governança, com participação em iniciativas estratégicas voltadas à modernização e integração do sistema energético brasileiro.
Adriana Falconeri Rebelo Boy
Presidente do CREA PA
Painel: Engenharia como Vetor de Desenvolvimento Regional: o Legado do Pará para o Brasil
Adriana Falconeri Rebelo Boy é engenheira civil e servidora concursada do CREA-PA. Reeleita presidente em 2023 com 84,16% dos votos — a maior votação do Sistema Confea/Crea e Mútua naquele ano — tem se dedicado, desde 2022, a fortalecer a categoria e ampliar a atuação institucional do Conselho. Sua gestão prioriza valorização profissional, eficiência administrativa e participação em projetos estratégicos que impulsionam o desenvolvimento do Pará e fortalecem a engenharia brasileira.
Painel: Protagonismo Feminino na Engenharia e Representatividade.
Engenheira Agrônoma formada pelo Centro de Ciências Agrárias da UFPB, com especializações em Técnicas de Análise Organizacional pela FGV e em Engenharia de Irrigação pela UFPB e UFCG. Possui ampla experiência na gestão pública, tendo atuado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca da Paraíba, no MAPA e no MDA, além de funções estratégicas em secretarias estaduais e municipais. Foi Presidente do CREA-PB por dois mandatos e Diretora Nacional da Mútua (DIREX), também por dois mandatos. Exerceu ainda a presidência do Conselho Estadual de Habitação Popular da Paraíba. Atualmente é Presidente do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (SENGE-PB) e Conselheira Federal do Confea, com atuação destacada no fortalecimento institucional da engenharia brasileira.
Gláucia Suzana Batista Pereira
Vice Presidente da ABEE Nacional - Diretora ABEE PB
Engenheira Eletricista formada pela UFPB, com MBA em Finanças Empresariais (FGV) e especialização em Engenharia Biomédica, possui mais de 40 anos de experiência no setor elétrico. Atuou em cargos técnicos, administrativos e de liderança na Energisa, Control Construções e GENS Comercializadora, além de prestar consultoria em gestão de energia e eficiência energética. Foi responsável técnica por projetos nacionais de iluminação pública, geração renovável e revisão tarifária. Professora e autora de “Explicando o Setor Elétrico” (2022), integra conselhos e comissões técnicas e é diretora da Coopsolar. Destaca-se pela contribuição à regulação, fiscalização e inovação do setor elétrico.
Painel: Protagonismo Feminino na Engenharia: Técnica, Gestão e Impacto Social.
Engenheira Civil com pós-graduação em Engenharia Diagnóstica, formação em Pedagogia e Matemática, com sólida atuação na gestão, no empreendedorismo e na promoção da diversidade na engenharia. Presidente da FAMEAG e da AMEAG SP, atua estrategicamente no fortalecimento da participação feminina no setor tecnológico e da construção civil, onde também é empresária. Possui destacada trajetória institucional como Conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-SP, Co-Chair de Diversidade da ASHRAE em 2022, Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-SP e integrante da Comissão Especial de Diversidade e Equidade de Gênero.
Vice-Presidente do CREA-AL e da APREL
Tema: Mobilidade Elétrica e Sistemas de Carregamento: O Papel da Engenharia Elétrica
Engenheira eletricista formada pelo Centro Universitário CESMAC (2006), com atuação destacada no Sistema Confea/Crea em âmbito regional e nacional. Foi Conselheira Federal pelo CREA-AL no triênio 2013–2015, coordenando grupos estratégicos no Confea e representando a autarquia no Ministério das Cidades. No CREA-AL, tornou-se conselheira em 2024, sendo eleita em 2025 Coordenadora da Câmara de Engenharia Elétrica e, em 2026, Vice-Presidente do Conselho. É Vice-Presidente da APREL, filiada à ABEE Nacional, integra o Conselho do CEA e é Diretora Técnica do IBAPE-AL.
Perita judicial nos Tribunais do RJ e ES
Tema: Instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em condomínios
Engenheira Eletricista, graduada pela UVA, com Mestrado em Sistemas de Gestão Ambiental pela UFF e especializações em Engenharia Sanitária e Didática do Ensino Superior, além de diploma em Eletrotécnica pela Universidade de Paris VI. Atua como professora, pesquisadora e perita judicial nos Tribunais do RJ e ES desde 2011, com experiência em energia elétrica e perdas não técnicas. Ex Conselheira do CREA-RJ com mais de 7 mandatos, coordenou comissões técnicas e institucionais e é autora de livros sobre perícias elétricas e Doutoranda em Educação - Área de Pesquisa : Educação à Distância no Ensino da Engenharia Elétrica - Predição de Desempenho.
Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-BA
Tema: Energia Renovável na Bahia e a Expansão da Infraestrutura para Veículos Elétricos
Engenheira Eletricista, Raissa Matos é Conselheira do CREA-BA e Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE), com atuação destacada em geração distribuída, eletromobilidade e infraestrutura de carregadores veiculares. Especialista em energias renováveis, também exerce a vice-presidência da Associação Baiana de Energia Solar (ABS). Participou do programa Conexão Sociedade, da Rádio Sociedade da Bahia, abordando temas como mobilidade elétrica, expansão da infraestrutura energética e oportunidades para engenheiros em projetos sustentáveis. Sua trajetória é marcada pela defesa da responsabilidade técnica, inovação e valorização profissional no setor elétrico.
Taynara Cristina Ferreira de Souza
Presidente da ABEE MS
Tema: os riscos psicossociais ao trabalhador da área de elétrica
Engenheira Eletricista com mais de 19 anos de experiência, formada pela Anhanguera Uniderp e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Iniciou sua trajetória profissional ainda jovem, atuando como projetista de instalações elétricas, consolidando carreira marcada por competência técnica e dedicação à engenharia. Atua como engenheira autônoma, desenvolvendo projetos e laudos técnicos em diversas áreas. Atualmente exerce o segundo mandato como Conselheira do CREA-MS (2024–2026), tendo sido a primeira mulher Vice-Presidente do conselho em 2022. Desde 2023, preside a ABEE-MS, também como a primeira mulher à frente da entidade. Destaca-se pela liderança institucional, promoção de eventos técnicos e fortalecimento da representatividade da engenharia elétrica no estado.
Vinícius Marchese Marinelli
Presidente do Confea (2024–2026)
Vinícius Marchese Marinelli é Engenheiro de Telecomunicações formado pela Universidade de Taubaté (Unitau) e presidente do Confea no mandato 2024–2026, sendo o primeiro eleito pela internet. Ex-presidente do Crea-SP, destacou-se pela modernização da gestão, fortalecimento da fiscalização profissional e incentivo à participação de jovens engenheiros, sendo um dos idealizadores do programa Crea Jovem. À frente do Confea, defende a inovação, a sustentabilidade e o protagonismo técnico das engenharias nas políticas públicas, promovendo maior integração entre profissionais, entidades e sociedade.
Joel Krüger
Presidente da Mútua
Ex Presidente Confea (2018/2023)
Joel Krüger, nascido em Curitiba em 5 de maio de 1961, é engenheiro civil formado pela UFPR, mestre em Educação e especialista em Didática no Ensino Superior e em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUC-PR e pela Université de Technologie de Compiègne (França). Professor aposentado da PUC-PR, lecionou por 40 anos e coordenou o curso de Engenharia Civil. Foi presidente do Crea-PR por dois mandatos (2012–2017) e do Confea por dois mandatos (2018–2023). Eleito conselheiro federal em 2023, tornou-se novamente conselheiro em 2024. Em 2025, passou a integrar o Conselho Deliberativo da ABNT representando a Mútua.
Tema: A inteligência artificial e as fraudes em geral
Doutor em Direito pelo CEUB, Mestre em Direito Público pela UFPE e MBA em Gestão Pública pela FGV, é Procurador Regional da República em Brasília (MPF) e membro do Ministério Público desde 1993. Professor de Processo Penal da UFBA e do PPGD/MPD do IDP, atua em cooperação jurídica internacional, direitos humanos e criminalidade cibernética. Foi Secretário de Cooperação Internacional da PGR (2013–2017) e representante do MPF em missões e investigações transnacionais. Integra grupos estratégicos da 2ª CCR e da PFDC, com foco em crimes financeiros, lavagem de dinheiro e empresas e direitos humanos. Fundador do Instituto de Direito e Inovação (ID-i) e editor do Blog do Vlad, com atuação acadêmica e institucional no sistema de justiça.
Sandoval Feitosa
Diretor-Geral da ANEEL
Sandoval Feitosa é Engenheiro Eletricista pela UFMA, Mestre em Engenharia Elétrica pela UnB e MBA em Gestão pela FGV, além do curso internacional “Program on Utility Regulation and Strategy” na Universidade da Flórida. Servidor da ANEEL desde 2005, atuou na fiscalização, foi Superintendente e Diretor entre 2018 e 2022. Desde agosto de 2022 exerce o cargo de Diretor-Geral, liderando avanços na transição energética e em novos modelos regulatórios. Foi Diretor da ABAR (2018-2020) e se destaca pela defesa da inovação, sustentabilidade, justiça tarifária e regulação responsável, conciliando segurança energética e responsabilidade socioambiental, fortalecendo de forma decisiva o setor elétrico brasileiro.
Maurício Renato de Souza
Diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios - ONS
Tema: O Papel do ONS na Segurança do Sistema Elétrico
Maurício de Souza assumiu a Diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios em 17 de maio de 2024. É Advogado e Historiador, com pós-graduação em Direito Tributário e em Estudos Avançados em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha), e MBA em Direito e Regulação do Setor Elétrico. É doutorando no programa “Passado e Presente dos Direitos Humanos”, também na Universidade de Salamanca. Entre 2016 e o início de 2023, ocupou cargos no Senado Federal, atuando como Chefe de Gabinete da Vice-Presidência e na Diretoria Jurídica da Presidência. Em 2023, iniciou atuação no MME, exercendo funções no CNPE e em agendas regulatórias nacionais.
Diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar
Tema: Eficiência Energética e Políticas Públicas
Miguel da Silva Marques é Bacharel em Direito pela PUC Minas, com pós-graduação em Direito Administrativo, Direito Público e Gestão de Negócios. Atua há mais de 15 anos na advocacia, com ampla experiência em administração pública e gestão institucional. Exerceu os cargos de Diretor de Assuntos Institucionais e conselheiro da Metrominas, Superintendente da CBTU Belo Horizonte e Presidente da FUNASA. Atualmente, na ENBPar, lidera a gestão de programas estratégicos de governo, com destaque para o fortalecimento do Procel e para o avanço das políticas públicas de eficiência energética, sustentabilidade e modernização do setor elétrico brasileiro.
José Cláudio Sicco
Conselheiro Federal do CONFEA — Mandato 2026–2028
Tema:
Engenheiro eletricista formado pela PUC-RS, possui mais de quatro décadas de atuação profissional, com especializações em Sistemas Ferroviários e Gestão de Transporte Urbano, tendo construído sua carreira na Trensurb. Exerceu funções de liderança no Sistema Confea/Crea, como Vice-Presidente do CREA-RS, Vice-Presidente do SENGE-RS e Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica. Atualmente é Conselheiro Federal do CONFEA, no início do mandato 2026–2028, e Vice-Presidente da ABEE-RS, destacando-se pela defesa institucional e valorização da engenharia elétrica. Atua ativamente no fortalecimento das entidades de classe e na integração entre profissionais, instituições e o Sistema Confea/Crea e Mútua. Sua trajetória é marcada pela contribuição técnica, liderança associativa e compromisso com o desenvolvimento sustentável da engenharia elétrica no Brasil.
Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações
Renato Sales Bizerra Aguiar é Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações na Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Mestre em Engenharia Elétrica e graduado em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), atua há mais de 17 anos como Especialista em Regulação na Agência. Possui experiência nas áreas de gestão do espectro, certificação de produtos e fiscalização, contribuindo para o desenvolvimento regulatório e tecnológico do setor de telecomunicações no Brasil. Ao longo de sua trajetória, tem participado de projetos estratégicos relacionados à modernização regulatória e à expansão da conectividade, colaborando com iniciativas voltadas à inovação e à transformação digital das comunicações.
Ex presidente do Confea (1988/1993)
Tema: Logística para um novo ciclo de desenvolvimento
Engenheiro e economista, com pós-graduação em engenharia, administração, direito da concorrência e mediação e arbitragem. Iniciou a carreira na Light/SP como estagiário e engenheiro de manutenção, atuando depois em cargos de direção no Metrô/SP, Departamento Hidroviário e CODESP. Foi presidente da SPTrans, CPTM, Docas de São Sebastião e Confea, além de cofundador da ABRAMAN. Ex-Secretário Municipal de Transportes de São Paulo e Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, presidiu conselhos como CET/SP, SPTrans e RFFSA. Atuou na CNTU, no Comitê de Estadualizações da CBTU e em conselhos da Eletrobras, Emplasa e PND. Professor convidado da FGV, contribui no MBA em Gestão Portuária.
Henrique Luduvice
Ex Presidente Confea (1994/1996) (1998/1999)
Tema: Lições do Programa Luz para Todos e os Desafios da Nova Transição Energética
Engenheiro Civil com sólida trajetória no setor público e no Sistema Confea/Crea, Luduvice foi presidente do Confea, do CREA-DF e da Mútua, além de diretor-geral do DER/DF. Possui experiência em mobilidade urbana, infraestrutura e políticas públicas, tendo atuado como secretário de Transportes do Distrito Federal e de Aracaju/SE. Destacou-se na articulação institucional e na defesa da engenharia nacional, com participação em fóruns internacionais como CIAM, UPADI e FMOI. Atuou como assessor na Eletrobras Eletronorte, contribuindo para a universalização do acesso à energia elétrica. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a gestão pública e valorização das profissões tecnológicas.
Ex-Presidente do CONFEA (2000–2005)
Wilson Lang é Engenheiro Civil com pós-graduação pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), possui destacada trajetória nas áreas de ensino, gestão e representação institucional. Foi professor titular e Diretor do Centro Tecnológico da Universidade Regional de Blumenau/SC. Exerceu dois mandatos como Presidente do CREA-SC e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), além de fundador e presidente do IBAPE/DF e do IBAPE Nacional. Membro da Academia Pan-Americana de Engenharia, atua atualmente em Perícias e Avaliações, sendo referência nacional na valorização e inovação da engenharia.
Marcos Túlio
Ex Presidente Confea (2006/2011
Tema: Liderança técnica e ética pública na engenharia: experiências e perspectivas nacionais e internacionais
Engenheiro Civil formado pela UFMG (1977), com especialização em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral/PUC-MG e formação complementar pela UTRAMIG. Possui mais de 45 anos de atuação em infraestrutura, planejamento estratégico, políticas públicas e inovação tecnológica, com liderança técnica em órgãos públicos e instituições acadêmicas. No Sistema Confea/Crea, foi conselheiro federal, vice-presidente e presidente do CREA-MG, além de presidente do Confea por dois mandatos (2006–2011). Destacou-se pela articulação internacional da engenharia brasileira, atuando no Conselho Mundial de Engenharia Civil e na coordenação do WEC 2008. É referência nacional na defesa da profissão, da ética pública e da integração entre conhecimento técnico e políticas de desenvolvimento.
José Tadeu
Ex Presidente Confea (2012/2017)
Tema: Engenharia, Entidades de Classe e Representatividade Profissional: desafios e perspectivas
Engenheiro Civil formado pela PUC-Campinas (1976) e bacharel em Direito pela Fundação Otávio Bastos (1992), José Tadeu da Silva atua como empresário nas áreas de consultoria, perícias, avaliações e engenharia, sendo membro titular do IBAPE e fundador de entidades regionais em Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Itapira. Foi presidente do CREA-SP por dois mandatos (2006-2011), além de presidir a FAEASP e a FEBRAE, onde atualmente exerce a função de diretor-tesoureiro. No Sistema Confea/Crea, presidiu o Confea entre 2012 e 2017 e teve atuação internacional como presidente da UPADI (2015/2016) e membro da WFEO/FMOI. Sua trajetória é marcada pela defesa institucional da engenharia e pela atuação estratégica na formulação de políticas públicas.
Tema: Segurança com Eletricidade e Qualidade da Energia: Lançamento Anuário Estatistico
Engenheiro eletricista com mais de 25 anos no setor, Edson Martinho é referência nacional em segurança e qualidade da energia elétrica. Diretor Executivo e fundador da Abracopel, coordena a norma ABNT NBR 16384 e é colunista de diversas publicações técnicas. Autor de “Distúrbios da Energia Elétrica”, já realizou mais de 3 mil palestras no Brasil e no exterior e ministra cursos pela Lambda Consultoria, da qual é sócio-diretor. Também é Coordenador Pedagógico da Fluke Academy. Com experiência em docência, marketing e segurança do trabalho, destaca-se pela atuação em eventos técnicos e na promoção do uso seguro da eletricidade.
Roberto Wagner Costa Fernandes
Roberto Wagner Costa Fernandes é Engenheiro Eletricista com especialização em Automação Industrial e ampla experiência técnica e comercial. Consultor Técnico Comercial do Grupo WEG, desenvolve soluções em automação e equipamentos elétricos, treinando equipes e oferecendo suporte a clientes em todo o país. No CREA-RN, possui trajetória de destaque: foi Coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica, Diretor de Marketing, Coordenador da Comissão de Ética, Vice-Presidente e, em 2024, eleito Presidente do Conselho. Sua atuação é marcada pela valorização profissional, ética e incentivo à capacitação de engenheiros e estudantes.
Diretor de Benefícios - MÚTUA - BR
Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (1996) e graduado em Engenharia Elétrica pela PUCRS (1993), atua como professor da Unesc desde 2000, onde coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e gerencia a Incubadora Tecnológica (ITec.in). Foi Diretor Acadêmico da Unesc, Conselheiro Regional do CREA-SC (2016–2021), Ex-Conselheiro Federal e Presidente da ASCEA. Atualmente é Diretor de Benefícios da Mútua. Possui experiência em telecomunicações, processamento de imagens, informática médica e gestão da inovação. Atua na elaboração de projetos elétricos, SPDA, redes de comunicação e licenciamento junto à ANATEL (SCM e SLP). Também promove a disseminação da metodologia BIM no ensino e em projetos de engenharia.
Tema: Tecnologia Aplicada à Perícia Criminal: Engenharia como Ferramenta de Justiça
Engenheiro Industrial Mecânico, natural de Santo Ângelo/RS, com experiência na indústria de construção mecânica, setor alimentício e consultoria técnica. Graduado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) em 1998, é pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior e possui trajetória destacada no Sistema Confea/Crea, onde atuou como Conselheiro do CREA-RO. No setor produtivo, foi Supervisor de Manutenção na Coca-Cola (RS) e na Cetest Minas (Sipam), além de Engenheiro Chefe da Guascor Brasil. É sócio fundador do IPESA e da MRP Engenharia. Atua como Perito Criminal da POLITEC-RO e exerceu funções de liderança institucional, incluindo a Presidência de sindicatos e a Diretoria-Geral da Mútua Rondônia, com participação em entidades representativas da engenharia.
Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente da FNE - Federação Nacional dos Engenheiros
Tema: O papel das políticas públicas na modernização e sustentabilidade do setor elétrico
Murilo Pinheiro é engenheiro eletricista, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP), com especialização em sistemas de aterramento. Atuou por muitos anos na Companhia Energética de São Paulo (CESP), em funções técnicas e gerenciais, e posteriormente na Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), como assessor da presidência, estando atualmente licenciado para atividades sindicais. É presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), entidade fundada em 1934, tendo exercido também a presidência da Associação dos Engenheiros da CESP (Acesp). Desde 2003, preside a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e é um dos idealizadores do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, referência nacional no debate sobre infraestrutura e valorização da engenharia.
Adail Muniz Retamal
Diretor do INCOSE Brasil - International Council on Systems Engineering
Tema: Engenharia de Sistemas aplicada ao Setor Elétrico: da Infraestrutura Digital à Mobilidade Elétrica Inteligente
Adail Retamal é engenheiro eletrônico pela Universidade Federal de Uberlândia, certificado internacionalmente como CSEP pelo INCOSE e especialista em Arquitetura e Engenharia de Sistemas pelo MIT xPRO. Possui mais de 30 anos de experiência em engenharia, software e gestão, com atuação internacional na Austrália e em Singapura em projetos de grande escala. Atua como engenheiro de sistemas no Serpro e integra o INCOSE Brasil, com foco em MBSE, sistemas complexos e transformação digital aplicada à engenharia. Reconhecido por sua atuação estratégica na integração entre engenharia, tecnologia e inovação, contribui para o desenvolvimento de soluções de alta complexidade voltadas à modernização de infraestruturas críticas e à evolução da engenharia digital.
Carlos Frederico Fronza
Presidente da ABEE-SC
Engenheiro Eletricista, com formação complementar em Sistemas de Informação e Medicina (em andamento). Possui pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Clínica, Mestrado em Informática em Saúde e Doutorado em Engenharia Elétrica/Biomédica (em andamento). Atua nas áreas de engenharia elétrica, telecomunicações, energia fotovoltaica, eficiência energética e engenharia clínica. Professor de graduação e pós-graduação, desenvolve projetos em educação a distância, teleeducação e telemedicina. Possui experiência em gestão e fiscalização de obras civis, elétricas e de telecomunicações, coordenação de equipes e orçamentação. Sua trajetória integra inovação tecnológica, educação e segurança, com forte atuação na interface entre engenharia e saúde.
Sócio Integra Soluções de Engenharia
Tema: Energia e Inovação nas Cidades Inteligentes
Igor Braga Martins é engenheiro eletricista formado pelo CEFET-MG e idealizador da Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Certificado em CP3P e CMVP, atua em projetos de infraestrutura, eficiência energética e iluminação pública. Sócio da Integra Soluções de Engenharia, lidera iniciativas em energia renovável e inovação tecnológica. Tem forte atuação institucional em conselhos e grupos técnicos, como o CIF/COPAM e o GT Smart Cities do CREA-MG. Atualmente é Conselheiro do CREA-MG e já presidiu o Crea-MG Jr. (2013–2014). Sua carreira destaca a integração entre tecnologia, sustentabilidade e políticas públicas.
José Antônio Latrônico Filho
Ex Presidente da ABEE Nacional
José Antonio Latrônico, Engenheiro Eletricista formado pela UFSC, com especialização em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ, possui mais de 40 anos de atuação. Trabalhou na Eletrobras/Eletrosul em projetos estratégicos, como o Inventário Hidroenergético do Rio Uruguai e estudos das UHEs Itá, Machadinho e Campos Novos. Foi Presidente da ABEE Nacional, dirigente do Senge-SC e Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica do Sistema Confea/Crea. Atuou ainda em comissões de ética, na FIESC e no GPT da ANTT, contribuindo com planejamento energético, logística, infraestrutura e regulação.
Especialista em segurança Clinica
Tema: Segurança Elétrica em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS)
Eng. Roberto Krieger é Engenheiro Eletricista graduado pela UDESC, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Engenharia Clínica pela UFSC, e mestre em Engenharia Elétrica pela FURB.Atuou no Grupo de Trabalho GT10 da ABNT, vinculado à Comissão de Estudo CE-03:064.01, responsável pela revisão da norma ABNT NBR 13534/2008, voltada às instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde. É instrutor de cursos sobre Instalações Elétricas em EAS pelo Instituto de Engenharia de São Paulo.Possui destacada trajetória institucional, tendo sido Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-SC (2013–2018), coordenando a câmara nos anos de 2016 e 2017. Foi Vice-Presidente da ABEE-SC no triênio 2019–2021 e atua como consultor técnico em instalações elétricas hospitalares e de saúde.
Renato Lisboa de Oliveira
Gerente de Relacionamento com as Entidades do CONFEA
Renato Lisboa de Oliveira é servidor de carreira do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com mais de três décadas de atuação na administração pública e no Sistema Confea/Crea e Mútua. Bacharel em Geografia e com formação em Direito, construiu trajetória marcada pelo diálogo institucional, pela articulação com entidades de classe e pelo fortalecimento da representatividade profissional. Atualmente, exerce a função de Gerente de Relacionamento com as Entidades, sendo responsável pela interlocução entre o Confea e as associações representativas, contribuindo para o aprimoramento dos processos institucionais, o apoio às entidades e o fortalecimento do Sistema em âmbito nacional.
Antonio Sotellinho
Presidente ABEE RJ - Coordenado CDER RJ
Tema: Instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em condomínios
Antonio Soutellinho é engenheiro eletricista com ampla experiência no setor elétrico, atuando como gerente de contrato em obras de médio e grande porte. Destaca-se pela liderança de equipes próprias e terceirizadas, com forte atuação na coordenação e supervisão de instalações, organização e planejamento. Formado em Engenharia Elétrica – Modalidade Eletrotécnica pela Universidade Gama Filho e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Santa Úrsula, possui perfil técnico-gestor reconhecido pela condução de projetos com eficiência e excelência no Estado do Rio de Janeiro.
Diretor da MMR Eletromobilidade
Engenheiro Eletricista Especialista em Engenharia de Produção e Engenharia de Segurança do Trabalho, atua nas áreas de instalações elétricas, consultoria técnica e ensino profissional. Sócio da MMR Mobilidade Elétrica, coordena projetos de mobilidade e transição energética. Possui experiência como engenheiro na WEG Equipamentos Elétricos, docente no SENAI/ES e técnico de operação de redes pela EDP. Formado pelo IFES e UFES, é reconhecido por sua contribuição técnica e acadêmica ao setor elétrico. Destaca-se na promoção da eletromobilidade e da infraestrutura para veículos elétricos, participando de eventos, capacitações e projetos que impulsionam eficiência, segurança e inovação tecnológica.
Rogério Moreira Lima e Silva
Diretor da ABTELECOM
Tema: 5G e Banda Larga no Brasil: Segurança, Regulação e Responsabilidade Técnica na Engenharia”
Engenheiro Eletricista graduado pela UFMA, com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pelo IME e pela PUC-Rio. Professor adjunto da UEMA, atua no curso de Engenharia de Computação e no Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas. No CREA-MA, foi coordenador das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e vice-presidente em 2022, além de ter atuado no Confea como coordenador nacional e coordenador adjunto das Câmaras de Engenharia Elétrica. É diretor da ABTELECOM, membro da Academia Maranhense de Ciências (Cadeira nº 54), secretário da ABEE-MA e especialista da ABEE Nacional. Atua em inovação tecnológica, com 4 patentes e 9 registros de software no INPI, escrevendo sobre engenharia e transformação digital.
Diretor da MMR Eletromobilidade
Egenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (2013), com experiência em sistemas elétricos e soluções em energias renováveis. Desde 2020 atua na Aztec Energia, com foco na instalação, desenvolvimento e implementação de projetos de infraestrutura para mobilidade elétrica, especialmente carregadores veiculares. Possui atuação prática em diferentes tecnologias de carregamento e execução de instalações, consolidando expertise na expansão da infraestrutura para veículos elétricos no Brasil.
Objetivo do Evento
O Segundo Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (CBME) tem como objetivo principal promover o intercâmbio de conhecimentos, discutir soluções inovadoras e sustentáveis, e explorar novas oportunidades de negócios na modalidade elétrica.
O evento busca reunir profissionais, acadêmicos e empresas do setor para fortalecer o desenvolvimento da profissão, fomentar a troca de experiências e contribuir para o avanço tecnológico e sustentável da engenharia no Brasil.
Público-Alvo
O Segundo Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (II CBME) é direcionado a engenheiros da modalidade elétrica, profissionais de áreas correlatas, acadêmicos, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica e demais interessados no setor. Além disso, o evento busca atrair empresas, instituições e organizações que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis, promovendo a integração entre o mercado, a academia e os profissionais da área.
O que Esperar
Palestras de renomados especialistas, focando nas inovações mais recentes do setor.
Minicursos e workshops interativos, abordando tecnologias emergentes e soluções práticas.
Espaços de networking para conectar profissionais, empresas e acadêmicos da modalidade Elétrica.
Exposição de soluções tecnológicas, incluindo carros elétricos e inovações sustentáveis no setor de energia.
23 de Março - segunda feira - 9 horas - Sede Crea DF
📍 Sede do CREA-DF
⏰ A partir das 9h
Abertura e Visão Estratégica para o Futuro
Cerimônia de abertura com autoridades e lideranças nacionais e internacionais do setor
Palestras magnas: Desafios e oportunidades para um futuro sustentável e inovador
Painéis de discussão sobre regulamentação, políticas públicas e instrumentos para impulsionar a inovação e a sustentabilidade
14 horas
Painéis técnicos e palestras estratégicas sobre inovação, regulação e integração digital no setor elétrico
(Detalhamento de temas e palestrantes será divulgado em breve)
18 horas - Comemoração do Dia Mundial da Meteorologia
Celebração em alinhamento com o tema da OMM para 2026
Noite | 19h
🍸 Coquetel de boas-vindas
Networking institucional e fortalecimento de conexões globais
24 de março (terça-feira)
📍 Sede do CREA-DF
⏰ A partir das 9h
Aprofundamento Técnico em Inovação e Sustentabilidade
Workshops práticos sobre tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis
Apresentações de trabalhos científicos com foco em pesquisas aplicadas e avanços tecnológicos
Palestras em universidade e empresas - (Evento paralelo)
14 horas
Mesas-redondas com especialistas em energias renováveis e eficiência energética
(Detalhamento de temas e palestrantes será divulgado em breve)
Encerramento | 17h
🎤 Cerimônia de encerramento
Destaque para futuras conexões institucionais e oportunidades de colaboração
25 de março (quarta-feira) – ABEEs Regionais
Manhã | 9h às 12h
📍 Sede do Confea
Recepção das ABEEs Regionais
Acompanhamento da Sessão Plenária do Confea
Visita institucional às instalações do Confea
Apresentação de projetos de fomento às entidades
Tarde | 13h às 16h
📍 Sede da Mútua Nacional
Apresentação do Projeto Divulga Mútua
Sessão plenária conjunta dos membros da ABEE Nacional e das ABEEs Regionais
Planejamento estratégico das entidades
Definição do programa de eventos nacionais
Noite | 18h às 21h
🍽️ Jantar de encerramento
Em paralelo de forma simultânea:
Palestras nas uninversidades e Empresas parceiras
Edição anterior - agosto de 2025 - Vitória
Locais dos Eventos
Plenário
Auditório
Auditório
Auditório
Área Externa
Área Externa
Auditório
Área para Lanche
A ABEE Nacional tem o prazer de anunciar a Presidente do CREA-DF, Engenheira Eletricista Adriana Rezende Avelar, como Patrona do Segundo Congresso Brasileiro de Engenharia Elétrica (II CBME).
Seu apoio institucional fundamental e a comprometida liderança na promoção do evento são essenciais para o sucesso do congresso, que visa discutir e promover as inovações e soluções sustentáveis no setor de Engenharia Elétrica.
Realização
ABEE NACIONAL
Entidades do Colégio de Entidades Nacionais -CDEN -que apoiam o nosso congresso
Entidades do Colégio de Entidades Nacionais -CDEN -que apoiam o nosso congresso
Comitê da ABEE Nacional responsável pela organização:
Luiz C. Sperandio Nogueira (MG)
Coordenador
Raimundo F. de Almeida
Secretário Executico II CBME
Parceria Organizacional e Institucional