ações apoiadas

Rede Brasileira de Mulheres Filósofas

Lutar contra o preconceito acadêmico, dar visibilidade à obra de filósofas, discutir questões de feminismo e gênero e, principalmente, fazer filosofia: esses são os nossos interesses. Formamos um coletivo de profissionais brasileiros engajados em projetos sobre filosofia e mulheres.

Acesse o site da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas

Lógica Viva Coletivo

Este projeto é composto inicialmente por um grupo de professores de diferentes universidades e instituições brasileiras de ensino superior interessados na comunicação, popularização, difusão e divulgação da lógica e da metodologia científica.

Acreditamos que a lógica desempenha um papel pedagógico e político importante na formação de indivíduos e grupos. A lógica é uma via de desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia intelectual, que juntos podem promover a transformação social e o empoderamento de indivíduos e coletivos.

Canal no Youtube: Logica Viva no Youtube
Instagram: https://www.instagram.com/logicaviva.coletivo/

Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF)

Grupo de pesquisa voltado para mulheres na filosofia. Criado por pós-graduandas, pesquisadoras de pós-doutorado e professoras de filosofia para apoiar mulheres na área da filosofia. O GEMF contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de filosofia por meio discussões visando o incentivo à produção acadêmica. O grupo se reúne periodicamente online desde 2015.  O organiza eventos anuais para incentivar e evidenciar a pesquisa de mulheres na Filosofia. 

Acesse o site da Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF)

Encontro Brasileiro de Filósofas Analíticas (EBFA)

"Segundo o boletim da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), do dia 03 de abril de 2021, as mulheres são menos de um quarto das estudantes e docentes dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil. Esse cenário depende, em parte, de uma cultura acadêmica que persiste em reiterar historiografias e representações exclusivamente masculinas. Contudo, é inegável que as mulheres foram influenciadoras e, principalmente, protagonistas do desenvolvimento do pensamento filosófico e científico de diversas formas ao longo da história. Diante disso, como um passo em direção a uma mudança nesse cenário, é que organizamos o I Encontro Brasileiro de Filósofas Analíticas. Nosso objetivo é criar um espaço para que pesquisadoras de diferentes níveis compartilhem suas pesquisas e se encontrem, se conheçam, se aproximem e, com isso, contribuam entre si. Essa iniciativa nasce com o intuito de ser um estímulo para que as mulheres ingressem, permaneçam e cresçam na Filosofia Analítica, em seus mais diversos tópicos. [...]"

Acesse o site do Encontro Brasileiro de Filósofas Analíticas

Publicação: Filósofas Analíticas Contemporâneas
Organizadores: Eduarda Calado Barbosa, Rodrigo Lastra Cid. Pelotas: NEPFIL Online, 2022.

"A presente coletânea reflete o mesmo modelo geral de ação do GEMF: oferecer uma plataforma de circulação e discussão de ideias em torno da escrita acadêmica. A nossa expectativa é, assim, de que o convite feito às autoras sirva para criar e fortalecer laços, estima e confiança na própria produção. Enquanto organizadores, tentamos diversificar a paisagem temática do livro para incluir não apenas os tópicos clássicos da tradição analítica, como ciência, lógica, mente e epistemologia, mas também trabalhos em áreas que mesclam tradições, como a estética."

A coletânea possui textos escritos por Renata Arruda, Luisa Luze Brum Genuncio, Raquel Krempel, Rosi Leny Morokawa, Daniela Moura Soares, Fernanda C. Cardoso e Nara M. Figueiredo, Beatriz Sorrentino Marques e Jeanne Silva.

Acesse o texto em Filósofas Analíticas Contemporâneas

Divulgue seu evento ou sugira inserções: sbfa.sbpha@gmail.com.

Acesse nossa conta nas redes sociais: facebook, instagram, twitter ou youtube.