Vênus

O planeta possui esse nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza, Vênus.

Características

O segundo planeta do nosso sistema solar, e também rochoso, Vênus possui quase o mesmo tamanho que a Terra, porém é um pouco menor. Ele também tem uma estrutura parecida com a do nosso planeta, mas gira para o lado oposto da Terra e da maioria dos outros planetas. É o mais quente do nosso sistema solar, mesmo não sendo o planeta mais próximo do Sol.

Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor, cheia de dióxido de carbono e de ácido sulfúrico, que ocasiona em chuva ácida. Por esse motivo, acaba roubando o lugar de Mercúrio como planeta mais quente do sistema solar. A temperatura da superfície do planeta é de aproximadamente 465°C, suficientemente capaz para derreter chumbo. Nesse cenário, é improvável que haja vida como conhecemos.

Seus ventos são tão agressivos que são comparados aos de um furacão. Estudos realizados apontam que uma nuvem ácida consegue percorrer o planeta em apenas cinco dias. Rápido, não?!

Vênus possui uma superfície cheia de montanhas e vulcões extremamente grandes e amplos planaltos. Muitos cientistas acreditam que havia água no planeta no início de sua formação.

Fonte: NASA / JPL

Vênus tem uma rotação bem devagar, de aproximadamente 243 dias, e sua translação é mais rápida que a da Terra. Um ano em Vênus equivale a 225 dias terrestres.

Observando esses dois números, podemos dizer que um dia em Vênus dura pouco mais de 1 ano.

Assim como Mercúrio, Vênus não possui luas e anéis ao seu redor. A luz solar demora cerca de seis minutos para chegar até a superfície do planeta.

O vídeo abaixo mostra o tamanho do planeta em relação ao Sol durante uma de suas translações.

venus_transit.mp4
Crédito: Dados cortesia das equipes científicas da NASA / SDO , HMI e AIA.

Um modelo 3D de Vênus, o segundo planeta mais próximo ao Sol, e também o mais quente do sistema solar.

Fonte: Aplicações e desenvolvimento de tecnologia de visualização da NASA (VTAD)

Missões até o planeta já foram realizadas. A NASA lançou no início dos anos 60 a Mariner 2, que tinha como principal função medir a temperatura de Vênus. Já a antiga União Soviética tinha o programa Venera, que realizou diversos estudos sobre Vênus, desde pousos bem e mal sucedidos, até sondas que apenas ficaram orbitando o planeta para realizar outros tipos de estudos.

A NASA não poderia ficar para trás e lançou a sonda Magalhães (Magellan em inglês), homenageando o navegador português Fernão de Magalhães, que utilizou um radar para mapear cerca de 98% da superfície de Vênus.

Atualmente, o Japão (JAXA) possui uma sonda chamada Akatsuki, que está orbitando o planeta e realizando estudos sobre a superfície com raios infravermelhos.

Fonte: NASA/Jet Propulsion Laboratory
Fonte: Por Bekhruzbek Ochilov - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=43892944
Fonte: NASA / Public domain

Imagens do planeta Vênus

This is a NASA/ESA Hubble Space Telescope ultraviolet-light image of theplanet Venus, taken on January 24 1995, when Venus was at a distance of 70.6 million miles (113.6 million kilometres) from Earth. Venus is covered with clouds made of sulfuric acid, rather than thewater-vapor clouds found on Earth. These clouds permanently shroudVenus' volcanic surface, which has been radar mapped by spacecraft and from Earth-based telescope.

Imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, de Vênus, utilizando luz ultravioleta.

Fonte: L. Esposito (Universidade do Colorado, Boulder) e NASA / ESA

Imagem realizada por meio de um mosaico de fotos, que foram tiradas pela sonda Magalhães.

Fonte: NASA / JPL / USGS

Noite em Vênus. Foto capturada utilizando a luz infravermelho, da sonda Akatsuki

Fonte: ISAS, JAXA

Vênus pode ser visto como um ponto pequeno e brilhante ao lado esquerdo da Lua.

Fonte: NASA/Bill Dunford

Outra foto, na qual é possível observar o planeta Vênus ao lado esquerdo da lua crescente.

Fonte: NASA / Bill Dunford