Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia - GEMF

Grupo de pesquisa voltado para mulheres na filosofia. Criado por pós-graduandas, pesquisadoras de pós-doutorado e professoras de filosofia para apoiar mulheres na área da filosofia. O GEMF contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de filosofia por meio discussões visando o incentivo à produção acadêmica. O grupo se reúne periodicamente online desde 2015 e organiza eventos anuais para incentivar e evidenciar a pesquisa de mulheres na Filosofia. 


Por que precisamos de um grupo de mulheres na filosofia voltado para a produção escrita? O GEMF foi criado para atender a uma demanda social da área da Filosofia que vem sendo discutida nos últimos anos como um problema global [1], bem como um problema no Brasil, conforme sugerem as evidências [2]: a ausência das mulheres na área da Filosofia dentro da academia. 

A ausência de mulheres na Filosofia é facilmente vista nos cursos de graduação em Filosofia, mas se acentua na pós-graduação e na docência nas universidades. A causa para tal é um ponto de debate e é provável que mais de um fator contribua para o fenômeno. Uma das prováveis causas é a falta de representatividade de autoras e professoras ao longo da trajetória acadêmica das estudantes. Portanto, visando contribuir para sanar esse problema, o GEMF fornece contribuição acadêmica no desenvolvimento das pesquisas de suas integrantes, mulheres que estão no fim da pós-graduação, como doutorado, no pós-doutorado, ou atuando como professoras e que objetivam a carreira acadêmica. 

O grupo se caracteriza não pela pesquisa em uma área específica da filosofia, mas pela discussão a respeito das pesquisas individuais de suas integrantes que alcançam diversas áreas, como Filosofia da Mente, Filosofia da Linguagem, Filosofia Política, dentre outras. O GEMF também abre as suas portas para a participação especial de estudantes em uma sessão especial por semestre. Nessa reunião especial, uma estudante se candidata a participar da reunião do grupo na qual a sua pesquisa é debatida e comentários e críticas construtivas são oferecidos pelas integrantes do GEMF. 


[1] Thompson, Morgan; Adleberg, Toni; Sims, Sam; Nahmias, Eddy. Why Do Women Leave Philosophy? Surveying Students at the Introductory Level. Philosophers’ Imprint, Volume 16, No. 6, pp. 1-36, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/2027/spo.3521354.0016.006 [2] Araújo, Carolina. Mulheres na Pós‑Graduação em Filosofia no Brasil - 2015. São Paulo: ANPOF, 2016. Disponível em: http://anpof.org/portal/images/Documentos/ARAUJOCarolina_Artigo_2016.pdf (divulgada também na Revista Fapesp, revista de divulgação científica, em um artigo chamado Corredor Estreito, em 2017)
O GEMF apoia o manifesto BARCELONA PRINCIPLES FOR A GLOBALLY INCLUSIVE PHILOSOPHY
 https://contesi.wordpress.com/bp/