EDUCAÇÃO PATRIMONIAL BsB

Patrimônio e Cultura são fundamentais para a formação dos cidadãos de uma nação. Só assim podemos fortalecer o país, permitir que pessoas compreendam nossa riqueza cultural, e com isso, gerar o pertencimento permitindo o reconhecimento dos bens patrimoniais como um todo. O projeto visa trabalhar com a comunidade, em especial a escolar, os conceitos de memória, cultura e patrimônio, arquitetura, urbanismo e paisagem, pertencimento, ressignificação cultural, ética, cidadania, sustentabilidade, dentre outros assuntos que possam trazer a experiência de olhar o mundo e as pessoas de uma forma diferente, semeando uma nova cultura comunitária e social. 

Missão do projeto

A valorização do patrimônio material e imaterial, da identidade cultural e da relação com a cidade e o patrimônio histórico ,começam a ser compreendidos desde a infância e juventude. Outros fatores são agregados a este processo, como, por exemplo, o reconhecimento da sustentabilidade como parâmetro a seguir, e a ética, permitindo a manutenção de tantos itens importantes em nossa sociedade. Para tanto, integrar os jovens à cidade e a cultura, oferecendo estes saberes é nossa missão. Permitir que o saber forme a sociedade e agregue para sempre o valor da memória, da Cultura e do Patrimônio. Acreditamos no acréscimo de bagagem cultural como fortalecimento de uma nação, e de um indivíduo. Sejam crianças, jovens ou adultos, estamos todos prontos a aprender mais, sempre!

Educar para acrescentar, é como plantar uma semente!

Em todas as cinco tipologias de projetos ofertados, chamados de caixas dos saberes, a ideia é formentar conhecimento e permitir que este seja construído por todos nós, colaboradores, professores, alunos e interessados por patrimonio e cultura, por meio do método de Inventário Nacional de Referências Culturais.

 Aprendendo e trocando esses conhecimentos, passamos, todos nós, a fazer parte de uma nova jornada de saber, permitindo o enriquecimento da cidadania, em todas as esclas sociais e etárias!

Aplicar os saberes adquiridos e trocados, é colher frutos!

A partir do conhecer, os alunos e interessados em mais conhecimentos saberão multiplicar os saberes adiquiridos, e levarão em suas "caixas" valores únicos,  como se carregassem sementes, dando voz ao conhecimento, produzindo ainda mais significado a partir de processos coletivos, transmitindo os saberes adquiridos, a partir de experiências únicas, ressignificando cidadãos!

Quer nosso projeto em sua escola, Universidade, ou junto a você?

Será um grande prazer tê-los conosco.

Entre em contato pelo whatsapp (61 98177-2538) 

ou pelo e-mail 

(educacaopatrimonialbsb@gmail.com), e solicite o formulário!

Não deixe de dizer seu nome, cargo e escola que pretende estar conosco nessa experiência fantástica de conhecimento!