O que esperamos com o projeto?

Fazer florescer, plantar uma semente e ver nascer uma grande árvore de saberes, dentro de cada indivíduo! Como? A partir do recebimento do conhecimento, fazer uso do que recebeu como bagagem para multiplicar o saber, e depois, florescer!


Esperamos a adição de bagagem cultural nas "caixas de saberes individuais", para que coletivamente ocorra o reconhecimento de cultura e do patrimônio na formação dos jovens, que conhecendo, poderão expressar-se de forma coerente sobre a sociedade em que vivem, a cidade, a política, formatando o futuro de nossa nação com sabedoria!

Para tanto serão por eles produzidos documentários, cartilhas, projetos audiovisuais, dentre outros, que possam ser compartilhados com a comunidade. 

Desejamos que não apenas os mais jovens possam receber frutos do projeto, e sim que mais pessoas possam receber conhecimentos múltiplos sobre Patrimônio, Cultura, e tudo que pertence a esse processo do saber!


Também serão propostas ações sociais coletivas em prol de Brasília e das cidades do entorno (DF), e fora do Distrito Federal, tão  ricas em cultura e patrimônio.

Entenda o propósito  e objetivos

Ensino Infantil

As crianças nesta fase percebem o que está a sua volta, e o que delas pertence, com isso, percebe os conceito de cidade, patrimônio e sociedade. 

O espaço, a memória, e a forma como trabalhamos e o patrimônio são pensados para que os pequeninos possam apresentar por meio de jogos, desenhos animados e arte, o que veem na cidade e nos espaços que habitam e vivenciam. Usando a arte como expressão, aprendem mais sobre patrimônio, dentro de seus limites, e do eu.

A produção pelos alunos é gentil, e condizente com as idades.

Fundamental 1 e 2

No Ensino Fundamental 1 e 2 as crianças começam a vivenciar tudo fora delas, e seguir com pensamentos além do eu! 

Assim, trabalhamos os conteúdos com as idades intermediárias, sobre a ótica da percepção coletiva de vivência da paisagem urbana, e dos espaços observados diariamente, e por eles habitados. As crianças conseguem por meio de arte, jogos e outras grandes ideias propostas, apresentar sua visão, expondo o que viveram.

Os alunos produzem resultados a partir do que aprendem, e levam adiante.

Ensino Médio

Os jovens nesta idade são capazes de compreender e realizar bons debates, e perceber a cidade em que habitam de forma mais madura, junto aos processos culturais mais aprofundados. 

Por meio das artes visuais, em especial do cinema, o jovem traz ao projeto sua visão sobre temas atuais, debatidos em sala e entre as equipes de trabalho. Com isso poderão expressar-se de forma e ser ouvidos, por meio das belas artes.

Como resultado os alunos produzem exposições, documentários, curtas, desenhos, jogos, e outros tantos produtos que represetam o que conhecem, debatem e sabem.


POPOLAÇÃO EM GERAL

Universidades Palestras/lives/ publicações/

cursos e trocas de saberes.

Conhecer é uma constante busca, e essa "caixa" está sempre aberta para que recebamos mais bagagens!

Com cursos de curta duração ou mini cursos, pesquisas acadêmicas sobre os temas que abordamos, palestras referentes a arte, tecnologia e patrimônio, visitas técnicas, viagens e minicursos, completa-se um ciclo de saberes a serem entregues, compartilhados e apreendidos, que possibilitam o prazer do saber, agregando bagagem cultural, além das já recebidas, ao longo da vida