Things to do in Sapopemba sao paulo sp

Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Sapopema. Para o bairro, veja Sapopemba (bairro).

Distrito paulistano de

Sapopemba


Sapopema em São Paulo.JPG

Área 13,4 km²

População (2°) 296.042 hab. (2010)

Densidade 219,29 hab/ha

Renda média R$ 3.041,40

IDH 0,786 - médio (78°)

Subprefeitura Sapopemba

Região Administrativa Sudeste

Área Geográfica Sul

Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg


A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Avenida Sapopemba

Sapopemba é um distrito situado na Parte Sudeste da Zona Leste da cidade de São Paulo, no Brasil.[1]



Índice

1 Topônimo

2 História

3 Cultura

3.1 Festa de Nossa Senhora de Fátima

3.2 Carnaval

4 Ver também

5 Ligações externas

6 Referências

Topônimo

"Sapopemba" é um nome tupi que significa "raiz angulosa, com protuberâncias", através da junção dos termos sapó ("raiz") e pem ("anguloso, com protuberâncias")[2].


História

Foi oficialmente fundada em 26 de junho de 1910, sendo elevada à condição de distrito no ano de 1985, quando foi desmembrada de Vila Prudente. A história de Sapopemba está viva na memória de seus moradores mais antigos. O primeiro nome dado à região pelos imigrantes italianos foi Monte Rosso, devido à terra vermelha (rosso é um termo italiano que significa "vermelho"), própria para a agricultura e fabricação de telhas e tijolos. Depois veio o nome "Sapopemba", originário da árvore sapopema, espécie comum na Amazônia que desenvolve raízes de até dois metros de altura ao redor de seu tronco.


A árvore ficava no mesmo terreno onde hoje permanece uma enorme paineira. Não há registro do motivo pelo qual a árvore que deu nome ao bairro foi cortada, ainda nos anos 1960, e mantida a outra. Seu terreno abrigou por anos, no mês de maio, um parque de diversões que fazia parte das festividades anuais da igreja Nossa Senhora de Fátima e São Roque. Mais tarde, a feira livre dominical foi transferida da Avenida Londres (atual Avenida Israel da Fonseca) para aquele espaço, então asfaltado. Por fim, ali foi construído o Mercado Municipal do distrito, nomeado Antonio Gomes em homenagem a um político do bairro, tio de João Sanches Lazaro, morador do bairro de longa data — que relata, junto com a esposa Antonina Rodrigues Lazaro, essas curiosidades sobre o bairro, onde moram desde meados dos anos 1950.


Todavia, foram os portugueses os responsáveis pelo povoamento do bairro, que transformaram as grandes extensões de terras férteis em chácaras de plantação de verduras. Américo Colaço Secco, morador da região desde 1923, conta que os filhos sempre ajudaram no trabalho da roça: "Tudo o que plantávamos era vendido no mercado da Rua da Cantareira, próximo do Parque Dom Pedro", lembrando o tempo em que o local era todo de madeira.

Sapopemba

Place ID ChIJbX-4m55dzpQRuj8zN9LjlNo

Sapopemba, S�o Paulo - SP, 03387-030, Brasil

Francis Salgados


Av. Sapopemba, 3953

Casual · Good for kids · Groups


Mellows - Brownie & Burger


Av. Sapopemba, 3475

Outdoor seating · Cozy · Casual