Palestrantes do evento

Adauto Cândido Soares

Graduado em Economia pelo Centro Universitário de Brasília (1989), especialização em Análise e desenvolvimento de sistemas de Tecnologia da Informação (1990),  graduação em Filosofia pela UnB (1998)  e mestrado pela UnB no Programa de Pós-Gradução da Faculdade de Educação na área de concentração de comunicação e educação (2009). Atua no escritório da ONU para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, em Brasília, há 11 anos.  Coordenador do setor de Comunicação e Informação. 

Benito Schmidt

Benito Bisso Schmidt é graduado e mestre em História pela UFRGS e doutor em História Social do Traballho pela UNICAMP. É professor titular do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil). Trabalha com temas da teoria da história e da história contemporânea, em especial a biografia histórica, a história do trabalho, a história oral e a história LGBTQIA+. É autor de vários artigos e livros, dentre os quais “Flavio Koutzii: biografia de um militante revolucionário (de 1943 a 1964)” (Libretos, 2017). 

Cassio Colombo Filho

Advogado e consultor jurídico. Graduado em Direito (Ciências Jurídicas e Sociais), Especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (1990); Especialista em Teoria Crítica dos Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (Sevilla/Espanha, 2011); Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia, pela Unibrasil-PR (2012); Desembargador Federal do Trabalho aposentado.

Claudemiro Avelino de Souza

Juiz no Tribunal de Justiça de Alagoas, Historiador, Membro Efetivo  do Instituo Histórico e Geográfico de Alagoas, Membro benemérito da Real Academia de Letras, conveniada à Real Academia de Letras da Espanha e Academia Portuguesa de Letras, Biblioteca da Alexandria (Egito) e Biblioteca do Vaticano (Itália), Membro da Academia Maceioense de Letras e Sócio fundador da Academia Alagoana de Letras e Artes de Magistrados. 

Heloísa Helena Gonçalves da Costa

Doutora em Sociologia pela Université du Québec, Mestre em Ciências Sociais pela UFB, Graduada em História pela UFF e em Museologia pelo Museu Histórico Nacional. Professora da Pós Graduação em Museologia da UFB; Professora da Pós Graduação em Museologia da UNIRIO e do Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural da UFSM. Especialista em Elaboração e Gestão de Projetos pela Faculdade Santo Augusto/RS, Bacharel em Museologia pela UFPel. Professora no Curso de Graduação em Museologia da UFSC. 

Josemar Henrique de Melo

Doutor em Documentação pela Universidade do Porto (Portugal) com reconhecimento em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor Assistente B do curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, ministrando os componentes curriculares: Fundamentos Arquivísticos e Documentos Digitais. 

Marcília Gama da Silva

Licenciatura e Bacharelado em História (1986 -1990) pela UFP, Mestrado em História (1996), Especialização em Arquivologia(2005) e Doutorado em História pela UFP (2007). Professora do Departamento de História da UFRP.  Membro do MEMOJUTRA e  MEMOJUS.; Membro do Conselho Editorial da Revista do Memorial de Justiça do TJPE, Revista Goingá e Revista RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha

Doutora em História (2020), mestre em Ciência da Informação (2013). Pós-graduada em Arquivo, pela UFPE e em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade Maurício de Nassau/Escola da Magistratura de Pernambuco. Graduação em Direito pela Associação de Ensino Superior de Olinda (2000) e em História pela UFPE (1986). Foi professora da Pós-graduação em Arquivos da Universo e da Pós-graduação em Organização da Informação em Arquivos da ESUDA. Analista judiciário no TJPE, gerente do Memorial da Justiça.

Michel Duarte Ferraz

Analista Judiciário do TJAP - Apoio Especializado em Museologia (desde 2019), membro das Comissões Permanentes de Gestão Avaliação Documental e Gestão de Memória do TJAP, Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Museologia - Corem 1ª Região (2023-2025). Graduação em Direito (Unicap - 2011) e Museologia (UFPE - 2015). Especialização (lato sensu) em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania (UFG-2016). Mba em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições (Estácio - 2022). http://lattes.cnpq.br/1924617147113579 

Neide De Sordi

Graduada em Biblioteconomia e mestrado pela Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília. Integra o comitê Gestor do Programa de Gestão de Documentos e Memória do Poder Judiciário (Proname). É analista judiciária aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foi diretora geral do Arquivo Nacional e presidente do Conselho Nacional de Arquivos. Foi diretora da empresa InnovaGestão - Consultoria em Informação Ltda e integrou o Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil (OKBR). Foi pesquisadora do Instituto Brasiliense de Direito Público, diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Secretária de Pesquisa e Informação Jurídicas do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF). 

Otacílio Guedes Marques

Mestre em Ciência da Informação (2007), Bacharel em Arquivologia  (2000) e Bacharel em Biblioteconomia (2004), pela UnB. Doutorando em Ciência da Informação pela UnB.  Analista Judiciário - Especialidade Arquivologia no TJDFT, desde 2000. Secretário de Gestão da Informação e do Conhecimento do TJDFT. Foi Professor Substituto do curso de Arquivologia da UnB, na Área de Gestão de Documentos. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, 

Patrícia Valentina Ribeiro Santanna Garcia

Servidora do TRF4 desde 1998, possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Matemática pela PUC-RS. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processo Eletrônico. É autora do SEI, juntamente com Mairon Bathaglini, e gestora do sistema. 

Reginaldo Pereira de Matos

Servidor Público Federal do TST, graduado em Arquivologia pela Universidade de Brasília – UnB e Pós-Graduado em Gestão Pública. Coordena a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST, Secretaria a Comissão Permanente de Avaliação Documental – CPAD e a Comissão de Gestão da Memória – CGM. Membro do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname/CNJ). Autor do curso "Implantação e Gerenciamento de Memoriais e Centro de Memórias no  âmbito da Justiça do Trabalho". 


Rodrigo de Aguiar Gomes

Graduado em História (UFRGS), com mestrado em História das Sociedades Ibéricas (PUCRS); Foi historiador da Secretaria Municipal de Porto Alegre. Ingressou, via concurso público, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, em 2003. Em agosto 2022, tornou-se chefe da Seção de Gestão da Memória, vinculada à Coordenadoria de Gestão Documental e da Memória, da Secretaria Judiciária do TRE-RS. 

Tassiara Jaqueline Fanck Kish

Bacharel em Direito e em Arquivologia, Mestre em Patrimônio Cultural, Especialista em Gestão em Arquivos. Analista Judiciária/Especialidade Arquivologia na Justiça Federal do Rio Grande do Sul. Foi servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Membro do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname/CNJ). 

Tiago Emmanuel Nunes Braga

Doutor em Ciência da Informação pela UnB, mestre em Educação Tecnológica pelo Cefet/MG e Graduado em Sistemas de Informação pela PUC/MG. Vice-diretor, coordenador-geral de TI e informática e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT, líder do INSUMO: Laboratório de Informação e Sociedade, editor executivo da LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida. Integrante convidado do Comitê de Gestão Técnica da Global LCA Data Access Network, iniciativa liderada pela ONU Meio Ambiente. Atua em pesquisas ligadas à ciência da informação de caráter nacional e internacional.

k