2008

FÍSICA DA UNIBEM 2008

SITEMAP > Página Inicial > BIBLIOTECA > Teoria de Antenas > Radar > Radiotelescópio

Colégio Estadual do Paraná – professor Ângelo Antônio Leithold

Dezembro de 2008

81201 LACEC em recesso, contudo as pesquisas continuam a ser executadas pelos acadêmicos pesquisadores. Algumas experiências serão montadas ainda em dezembro e documentadas no site.

81202 Ciência e Sociedade

Quase todo avanço de nossa compreensão do mundo físico, resulta em algum tipo de aplicação prática. Entretanto, os físicos não estão geralmente interessados nas aplicações práticas de seu trabalho. Era uma surpresa para muitos, que o benefício inevitável do trabalho do físico à vida humana, não é geralmente sua principal motivação. Os físicos estão mais interessados em descobrir os segredos da natureza, e se aproximar da realidade física. Se isto conduz, ou não a aplicações práticas, é de importância secundária. Por exemplo, alguns cientistas criticam o projeto Apollo (O projeto para a Lua), porque contribui pouco para a ciência básica. Para este autor, enviar um homem à Lua é mais exploração pura do que ciência pura. Entretanto, ele é talvez o maior e o mais imaginativo acontecimento de exploração da história do homem. Por séculos, o Homem tem sonhado com isso. Agora que temos capacidade tecnológica e recursos, devemos alcançar este pináculo da história do homem.

Os Estados Unidos são suficientemente ricos para fazer a exploração espacial e ao mesmo tempo resolver seus problemas sociais se assim o desejarem. Se as despesas parecem demasiado grandes, talvez se possa poupar dinheiro diminuindo o ritmo do programa, e tomando uma decisão menos conservadora quanto ao grau de segurança. Importar-nos-íamos se a exploração espacial se tornasse tão perigosa quanto a escalada do Monte Everest? Para os físicos a compreensão do mundo que nos rodeia já é um feito valioso. O homem é o único animal capaz de tal compreensão. Aqueles que se formam na universidade, mas ainda ignorantes em ciência são, neste sentido, em parte em parte homens e em parte animais. Nossa compreensão científica é a parte central na cultura e na civilização modernas. Aqueles que estão intelectualmente vivos, não podem deixar de esforçar-se por obter esta compreensão científica. Uma razão secundária e mais freqüentemente declarada para o estudo da física é a utilidade que uma compreensão da ciência tem para uma pessoa que vive nesta idade tecnológica moderna, - a idade da automação, da radiação, da energia nuclear, das viagens espaciais, dos mísseis e bombas nucleares.Quase toda edição de jornal contém artigos que não podem ser completamente compreendidos sem o conhecimento de física. Alguns assuntos escritos na mídia são de vital importância, é de se admirar que homens com pouca compreensão de ciência sejam capazes de tomar decisões políticas competentes em tópicos tão vitais. E, no entanto, nestas decisões repousa a sobrevivência da civilização humana como a conhecemos.

Jay Orear, Professor de Física da Universidade de Cornell – USA. - In Fundamental Phisics - Jonh Wiley & Sons, Inc. NY.

Pode-se afirmar seguramente que existem três aplicações básicas para cluster de computadores pessoais. A mais importante é a tolerância a falhas. Ou seja, um PC é configurado de forma a gerenciar os demais que se limitam a manter os dados atualizados em relação ao gerenciador, além de seu monitoramento inclusive. Caso o PC principal, ou gerenciador saia do ar, outro do sistema cluster imediatamente assume as funções de gerenciamento, o que tornaria um sistema com dois PC's praticamente com 50 % de imunidade à falhas, com 3, seriam reduzidas as falhas, não à taxa de 33%, mas à 50% de 50 %, ou, 12,5%, assim, nota-se que se trata de umacurva logarítmica. Um exemplo brutal seriam 10 computadores trabalhando em cluster, o sistema seria praticamente imune à falhas (É assim que funcionam os computadores da Wikipédia, da qual o autoré relações públicas em lusofonia e administrador voluntário dos sistemas como Sysop). Mais brutal ainda seria 100 computadores em cluster..., e assim por diante.O exemplo mais famoso de pc's neste sistema é o protótipo somente 16 processadores DX4 ligados por dois canais Ethernet acoplados (Ethernet bonding) em que a NASA e outras comunidades de pesquisa se utilizam (Somente 16 máquinas!!!). Em 2004 (Figura embaixo) a NASA inaugurou o sistema Colúmbia com 20 clusters Altix executando Linux compostos de 10.240 processadores. Capacidade de processamento de talsistema permite fazer a simulação de um universo virtual!

Outra aplicação do sistema cluster é o balanceamento de carga, usada principalmente em servidores. Com três Pcs é possível melhorar e muito o desempenho do sistema. A primeira máquina recebe todas as requisições e se encarrega de dividí-las entre as demais, assim, ao invés de ter apenas um super-servidor caríssimo, é possível usar vários muito mais baratos, ou mesmo sucateados para fazer o mesmo trabalho. Outro uso interessante seria o processamento paralelo, utilizando clusters Beowulf, útil em aplicações científicas, como animações e efeitos destinados a filmes onde existe um gigantesco volume de dados a ser processado. O trabalho é dividido em pequenas partes distribuídas para várias máquinas, e depois remontado por um sistema de gerenciamento que finaliza o processo.

=> Veja aqui como ter um supercomputador a partir de sucata.

81208 – Radiobservação baseada em PC:

A recepção de rádio em VLF propicia através de modificações muito pequenas em placas de som de computadores, com a finalidade de protege-las, a recepção de sinais de forma direta por qualquer computador, mesmo uma máquina bastante antiga. Pode ser através de um sensor que se comporta como uma antena, sob a forma de uma bobina com fio isolado e um núcleo de ferrite. O sistema deve ser calculado e sintonizado na faixa de recepção que se quer captar, e é ligado à entrada da placa de som do PC através de uma interface de proteção contra descargas ou induções. Utilizando um software de transformada de Fourier (FFT) em combinação com o sistema operacional (Linux, Windws, etc), possível em todas as freqüências abaixo da freqüência Nyquist simultaneamente sob a forma de spectrogramas. O principal cuidado é com os monitores que são fortes fontes de ruído em VLF, assim, a coleta de dados é recomentada com o monitor do PC desligado. Os espectrogramas mostram muitos sinais, que podem incluir transmissores de VLF, o feixe de elétrons da deflexão horizontal de aparelhos de TV e, por vezes, superpulsos e pussos de longa duração causados pelo Sol. A potência do sinal recebido pode variar, por exemplo, por Distúrbios Súbitos da Ionosfera chamados tecnicamente de SID (Sudden Ionospheric Disturbance-). Estes causam variações violentas e súbitas nos índices de ionização atmosférica, e por consequencia uma variação importante na eletricidade atmosférica que pode aumentar ou diminuir a violência da atividade eletromagnética das tempestades. A NASA monitora constantemente, no Hemisfério Norte o comportamento da VLF.

Embaixo: O autor procedendo à recepção em VLF e geração do espectrograma tridimensional.

81209 A ionização da alta atmosfera.

Ionização da alta atmosfera é um processo químico-físico mediante o qual se produzem íons, átomos ou moléculas eletricamente carregadas , devido excesso ou falta de cargas a partir de átomos ou moléculas neutras. Há várias maneiras pelas quais se podem formar íons. Em certas reações químicas a ionização ocorre por transferência de elétrons, por exemplo, os átomos de cloro reagem com átomos de sódio para formar cloreto de sódio, com transferência de elétrons do sódio para o cloro formando íons de sódio ( Na+ ) e íons de cloro (Cl - ). Assim, um íon é um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou elétrons. Quando carregado negativamente, chama-se ânion, a nomenclatura é

devida atração para ânodos, enquanto íons com carga positiva são denominados como cátions, porque são atraídos por cátodos. Em física, núcleos atômicos provenientes de átomos completamente ionizados como os da radiação alfa, são habitualmente designados como partículas carregadas. A ionização é geralmente alcançada pela aplicação de elevadas energias aos átomos, seja através de uma alta tensão elétrica ou por via de radiação de alta energia. Um gás ionizado é chamado plasma.

81212 Estudos em VLF e o acompanhamento do ciclo solar. O ciclo solar (ainda se presume) 23 se encerrou e está iniciando o ciclo solar 24. Nunca na história se observou uma atividade tão baixa do Sol. Isto quer dizer que está, de alguma, forma sendo mais e mais armazenada uma energia que deveria estar sendo expelida. Isto quer dizer que ao iniciarem as atividades solares do ciclo 24, estas serão de tal forma intensas que muitos problemas poderão a ser percebidos. M dizem, tá e daí? O que eu tenho a ver com isso? O Sol é o regente e provedor de toda a vida da Terra... dependendo da violência de sua atividade, poderemos imensamente ser afetados, todos os seres vivos. => Veja aqui predições. => Ciclo Solar => Atividades solares, geomagnéticas, tempestades, etc

81218 O Sol e o clima da Terra.

Em 1996 Willi Dansgaard da Dinamarca, Hans Oeschger da Suíça e Claude Lorius ganharam o prêmio Tyler , descobriram que existe um período de aproximadamente 1500 anos de temperatura no ciclo do clima da Terra dependente da irradiação do Sol. Provas do ciclo foram encontradas na Groenlândia e Antártica. Este ciclo tem influenciado as temperaturas da Terra por ao menos 900.000 anos

81219 Iniciada a montagem de um dispositivo que transforma o computador em instrumento de RLC.

81220 Detectada uma discrepância entre as medidas em VLF do Campus de Paula Freitas e a NASA.

81224 Tempestade danifica o Campus de Paula Freitas. A estação meteorológica deixou de funcionar por danos no PC. A conexão via Internet falhou e não houve coleta de dados do espectrômetro.

81226 Viagem para Paula Freitas para conserto dos computadores e verificar a possibilidades de conserto do modem. Consertados os 2 computadores e verificado o funcionamento da estação meteorológica que após manutenção voltou a funcionar.A casa da administração de PF teve danificado seu telhado sobre a sala de aulas. O chalé permaneceu intacto.A sala dos computadores, estação meteorológica e espectrômetro teve seu telhado danificado e o modem queimado por descarga provinda da rede telefônica.

RADIOASTRONOMIA

Radioastronomia está intimamente ligada ao radioamadorismo em sua origem, é um subcampo da astronomia que estuda os objetos celestes através da recepção ou transmissão de sinais de rádio frequência. No caso da observação por recepção de sinais, as técnicas utilizadas são bastante semelhantes aos sistemas ópticos, porém, existem algumas vantagens, devidos comprimentos de ondas observados. A idéia de corpos celestes emitir ondas de rádio já existia antes antes da sua descoberta. Em 1860, o matemático e físico teórico escocês James Clerk Maxwell (1831 - 1879), demonstrou através de equações descobertas por si, que as radiações eletromagnéticas de fontes estelares, poderiam existir em qualquer freqüência, não somente no espectro óptico. Vários cientistas, a exemplo do inventor e empresário norte-americano Thomas Alva Edison (1847 - 1931), o escritor e físico inglês Sir Joseph Oliver Lodge (1851 - 1940) e o físico alemão Max Karl Ernst Ludwig Planck (1858 - 1947) predisseram que o sol deveria emitir ondas de rádio. Lodge tentou observar os sinais solares, mas não foi capaz de detectá - los, devidas limitações tecnológicas da época. A primeira fonte astronômica identificada foi no início dos anos 1930,quando o engenheiro eletrônico e físico norte-americano Karl Guthe Jansky (1905 - 1950) trabalhando na empresa Bell Telephone Laboratories, ava a estática que interferia com as emissões de ondas curtas transatlânticas em fonia. Jansky, no momento da descoberta, prospectava a alta atmosfera, através de um sistema de recepção composto de uma grande antena direcional, esta estava acoplada a um registrador gráfico que gravou no papel contínuo um sinal repetitivo de origem desconhecida.

O sinal captado, se repetia todos os dias, sempre no mesmo horário solar, o que levou o engenheiro a suspeitar que a fonte interferente era o Sol. Continuando a análise, descobriu que a fonte repetia sua emissão exatamente num ciclo de 23 horas e 56 minutos, típico de uma fonte astronômica "fixa" na esfera celeste girando em sincronia com o tempo sideral. Ao comparar com observações astronômicas ópticas através de mapas celestes, o engenheiro concluiu que a radiação era proveniente de um ponto da Via Láctea. Aumentando a precisão de suas observações, descobriu que o sinal era mais forte quando a antena apontava em direçâo ao centro da galáxia, mais precisamente, para a região onde se encontrava constelação de Sagitário. Jansky pretendia investigar as ondas de rádio a partir da Via Láctea mais em pormenor, contudo a empresa norte americana que o empregava, a Bell Labs o impediu. Assim o cientista americano não continuou seus trabalhos com radioastronomia. O radioamador norte-americano Grote Reber (1911 - 2002), seguindo as experiências de Jansky, construiu no quintal de sua casa uma grande parabólica de 9m de diâmetro em 1937(Figura 1). Montou um sistema de recepção muito parecido com o desenvolvido por Karl Guthe Jansky e passou a realizar observações no espectro de radiofrequência [3]. Em 27 de fevereiro de 1942, JS Hey , um oficial da reserva da marinha inglesa, descobriu ondas de rádio emitidas pelo Sol. No início dos anos 1950 , os radioastrônomos britânicos Sir Martin Ryle (1918 - 1984) e Antony Hewish (1924), trabalhando na Universidade de Cambridge, utilizando um Radiointerferômetro mapearam o céu rádio, e criaram os catálogos "2C e 3C" que mostram rádio fontes.

Novembro 2008

81103 No mês de novembro de 2008 o LACEC foi utilizado para montar experimentos para as próximas turmas de física, destes participaram o professor Borba e o acadêmico Ângelo Leithold no desenvolvimento de experimento de óptica para o Laboratório de Física para o professor Borba. Trata do uso do laser para fins didáticos para o ensino da física. A experiência trata da determinação do desvio de um feixe laser quando atravessa diversos materiais translúcidos e serve para comprovar o índice de refração relativo e absoluto das substâncias. Destina-se para uso futuro para alunos de Física do terceiro e quarto períodos.

81107 Confeccionado em PDF o manual de procedimentos e roteiro de laboratório da experiência de determinação do índice de refração da luz.

81108 Desenvolvimento de experiência para o Laboratório de Física. A experiência visa a determinação da polarização das ondas eletromagnéticas. Comprova os campos elétrico e magnético de uma onda eletromagnética (Radiofreqüência). Destina-se para uso futuro para alunos do terceiro e quarto períodos do curso de Física.

81109 Confecção do manual de procedimentos e roteiro de laboratório da experiência de determinação da polarização da RF.

81122 Desenvolvimento de um experimento para o Laboratório de Física. Trata da comprovação da experiência de Joule utilizando componentes eletrônicos que substituem os mecanismos utilizados por Joule. Foi comprovada a necessidade da compra de um agitador magnético para o Laboratório para que a experiência seja bem sucedida. Foi elaborado um procedimento que contorna parcialmente o problema. A experiência destina-se para o aprendizado da termodinâmica por alunos do segundo período.

81130 Atualização do site da Física.

VEJA:

*Laboratório de Física Experimental

*O ensino da física através de computadores antigos

* Digitalizar o projeto do VLF Interface para o Campus de Paula Freitas

Outubro 2008

81001 Finalizada a construção de duas bobinas para o TRC, completando assim o instrumento que necessitará ser encerrado numa caixa isolada para a realização das experiências de medição da razão carga-massa do elétron.

81004 Viagem à Paula Freitas para o Campus de Pesquisas geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho para fixação do sensor que foi arrancado por um vendaval. Aproveitado para verificar as condições de recepção dos sinais de VLF. Testada e desaprovada a conectividade entre a Estação de PF e rede da UNIBEM. Não foi possível estabelecer conexão com o computador do LACEC. Os dados de VLF continuarão a ser apanhados a partir dos computadores do Laboratório de Leithold. Os dados atmosféricos poderão ser obtidos a partir do computador do núcleo de informática da UNIBEM. Isto dificultará bastante a captura de dados a partir do curso de física, pois aumentará a mão de obra para obtenção e compilação de dados.

(Problemas constatados em Paula Freitas:

-O sensor molhado, danificado o cabo coaxial (rompido), cabo do sensor danificado. Núcleo de ferrite não conectado. Capa protetora do sensor rasgada.

81006 Testes da fonte de alimentação do MAT (Muito Alta Tensão) do acelerador de partículas do LACECm mostraram que o material de isolamento é inadequado. É necessária a reconstrução da fonte capacitiva com isolamento duplo para evitar riscos de choque elétrico, uma vez que as tensões e correntes deste tipo de fonte são muito altas, foi necessário tomar medidas de segurança, pois existe o risco de morte do operador.

81007 Montagem dos conectores do TRC (Parte traseira, determinar a pinagem) do acelerador de partículas para medição da razão carga-massa do elétron.

81008 Reinstalação do SpaceLab no PC de Paula Freitas, via VNC, que estava dando problemas de compatibilidade com a placa de vídeo que inexplicavelmente parava de funcionar. Ainda não é possível acessar ao PC de Paula Freitas do LACEC, sendo necessário acessar do computador da residência de um dos operadores do sistema.

81009 Novamente re-instalado o software SpaceLab, os dados de Paula Freitas não condizem com a realidade dos sinais coletados do satélite Góes. O endereço de acesso é:

=>Radioastronomia

81012 Detectado via VNC do laboratório de Leithold que o sensor de Paula Freitas está com defeito, o cabo coaxial está rompido, e o núcleo provavelmente desconectado.

81013 Construção de novo núcleo de ferrite para instalar no sensor de Paula Freitas. Reinstalação, via VNC dos softwares de monitoramento do sensor de Paula Freitas.

81015 Retomada, juntamente com o professor Marlos do projeto do acelerador de partículas para a determinação da carga-massa do elétron.

81017 Re-instalação do software VNC e testes com o professor Borba do PC de Paula Freitas para sensoriamento em VLF.

81026Atualização do site do grupo de Física.

81027 Reuniões com o professor Borba referentes à construção de equipamentos de Física para o laboratório de Física, com a reutilização de computadores sucateados para ser usados como geradores de áudio e osciloscópios

Setembro 2008

80901 Testada fonte de alimentação de alta tensão para o acelerador de partículas do LACEC, trata da comprovação da relação carga-massa do elétron, uma experi~encia de Física Moderna sob a oreintação do prof Dr Marlos.

80902 Verificada que á quantidade de elétrons emitidos e a energia de aceleração muito pouca, pois o feixe eletrônico está muito sensível à variações do campo magnético local, o que causa imprecisão de leitura.

80903 Buscada nova solução para o TRC e a fonte de A.T. Pesquisadas novas metodologias de elevação de tensão que não envolvam compra de material e transformadores para confecção da fonte.

80904 Encontradas na sucata da informática algumas fontes de alimentaçãod e computador, estas possuem capacitores de alta tensão que poderão ser utilizadas numa nova fonte de A.T.

80905 Testes e montagem do novo sensor de VLF para sonda ionosférica com fio de liga cobre-prata à 20%. O dispositivo será instalado no Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho em 06/07/2008. Testes de novo computador a ser instalado em Paula freitas, instalados os softwares necessários ao acesso do PC em Paula Freitas. Testes da Placa de Som do PC, verificação de resposta da placa de som. Início da coleta de dados do Satélite Goes para pesquisas ionosféricas a ser executadas a aprtir de 06/09/2008.

80906 Viagem ao Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho.

Veja aqui detalhes da viagem de pesquisas e instalação do sensor de VLF, bem como da captura de um fenômeno solar registrado por nosso sensor e já disponível em nosso banco de dados.

Ouça neste link o sinal capturado em radioobservação de VLF instalado em Paula Freitas. (Arquivo 1,3 MB).

Acima, Pereira, Leithold e Bruning em frente ao portão de entrada do Campus.

Acima, Leithold trabalhando o PC recém instalado.

Acima, Estação Meteorológica Remota

Acima, computadores do Campus de Pesquisas. Computador da esquerda dedicado à radio-observação ramota em VLF, máquina à direita dedicado à estação meteorológica remota.

80909 Iniciada a aquisição de dados de Paula freitas e criado banco de dados próprio.

80912 Início da construção de duas bobinas para o acelerador de elétrons, sua finalidade é desviar a trajetória dos elétrons acelerados no TRC .

80913 Início da desmontagem de fontes queimadas sucateadas de computadores para retirada de componentes eletrônicos para a construção da fonte de alimentação de Alta Tensão para o TRC.

80922 Iniciada a construção da fonte de AT para o TRC. Foi confeccionado um quadruplicador de tensão a partir de componentes das fontes queimadas de computador, pois a compra de um transformador de A.T. é proibitiva devido alto custo. Demais componentes necessários doados por alunos do curso de Física.

80923 Finalizada a construção da fonte de AT para o TRC. Novamente iniciados os testes, desta vez foi possível a aceleração dos els adequada, formou-se uma mancha verde luminescente bastante visível no TRC.

80929 Testado e aprovado pelo prof. Marlos o acelerador de elétrons, já é possível, após o término da construção das duas bobinas, para os alunos de graduação do curso de Física ênfase Astronomia, a medição da razão carga-massa do elétron.

Julho 2008

80701 Iniciada a leitura provisória de sinais em 7031 Khz. Dependendo do horário, antena e situação da ionosfera, mesmo com 30W o sinal ão chega a ser recebido em Pardinho/SP. Feita estimativa com razoável precisão com software VOACAP. Nas horas de máxima incidência solar a camada ionizada está suficientemente baixa para permitir a reflexão do sinal para distâncias curtas na faixa de frequências de 7000 kHz. Testado com antena com polarização vertical o que se transformou num problema devidas dificuldades de propagação. Realizados testes desde Atibaia/SP (a 60km ao norte de São Paulo) a Florianópolis, com 5W em 7031, utilizando antena do tipo Vê invertido no horário de meia-noite. Para uma distância mais curta, Curitiba apesar de certamente mais difícil, com um transmissor e medidor de ROE e analisador de antenas foi constatado que o sinal está firme e forte. Isso prova que o espectrômetro é uma ferramenta com muito poder, a janela espectral, com escala de 0 a -120 dB é um medidor de intensidade confiável e de razoável precisão.

80703 Constatado problema de propagação. Mudada a coinfiguração de antena para uma Yagi 3 elementos de fio apontada para o norte, ROE 1.15. A impedância da antena está em 48 - 55 ohms, conforme o dia.

80705 Iniciada a montagem de estação emissora no Laboratório de Telecomunicações da Engenharia Elétrica da UFPR. Para agosto será montada no LACEC uma estação emissora em HF na faixa de 14000 kHz. O sinal emitido será em torno de 12 w ~ 25 w em 7039 kHz. Está sendo providenciado material para montagem do equipamento transmissor.

80707 Atualizado site do Grupo de Física, carrregados novos links e carregados diversos trabalhos na biblioteca virtual do curso de Física.

Astronomia => Física experimental =>Cálculo=>Física

Edsel de Freitas Coutinho

80710 Desenvolvimento das equações para o Dr. Chang em artigo a ser publicado sobre a influência do campo magnético.

80710 Montagem de bobinas no LACEC para o Dr, Chang. Compra de material, conectores e cabos para a construção de uma bobina sensora nova.

80711 Montagem de bobinas sensoras no LACEC para para o Dr. Chang. Foi refeita a bobina para um sistema push-pull (Empurra e puxa) para resoolver o problema de ruído nas experiências do Dr. Chang.

80711 Preparação para viagem para Ferraz na parte da manhã.

80712Viagem paraBase ComandanteFerráz, partida de Curitiba, ida para Sta. MariaR/S para em seguida PelotasR/S, para Punta Arenas no Chile e em seguida para a Base Presidente Eduardo Frei Montalva, que fica na a Ilha ReiGeorge da base chilena para Ferrázo vôo de helicóptero durou 40 minutos.

80713Chegada em FerrázVerificação do estaiamento e das antenas, verificação do spectrômetroSoftware, etc. Aoperação foi bem sucedida, os equipamentos estão funcionando bem e poderá desta forma ser executada pesquisa da Ionosfera. O espectrômetro instalado em Ferraz é muito importante para a verificação das condições de propagação de sinal via ionosfera. É ele que propiciará dados que serão compilados para posterior análise.

80716 Retomada da configuração de um medidor de campo magnético sintonizado em 10 khz para recepção de sinais spherics provindos da ionosfera. Elaboração artigo sobre o uso de computadores como ferramenta para uso no ensino da física, fotografias dos osciloscópios utilizados nas experiências realizadas e montagem de um circuito experimental para geração de pulsos.

80717 Manutenção do site do grupo de física da UNIBEM, publicação do artigo que trata do uso de computadores como equipamentos para uso em laboratórios para o ensino da física. Clique aqui.

Manutenção do osciloscópio do Sr. Dante. O equipamento é o que está a ser utilizado pelo LACEC para experiências e medições.

80718 Projeto de circuito eletrônico para amplificar sinal de 100 milivolts para 100 volts para o Dr. Chang.

80719 Iniciada nova página para a Biblioteca Virtual. Nesta página os arquivos disponibilizados tratam de eletromagnetismo e antenas. Muitos arquivos, cerca de 50 MB em documentos foram cedidos pelo Prof. Dr. Cesar Augusto Dartora, sub coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná.

80720 Inicado o upload (Descarga de arquivos na Biblioteca Virtual) do acervo de eletromagnetismo. Devido volume de informação, a descarga levará alguns dias.

80721 Feita a descarga de 10 artigos com os respectivos links:

=> Básico de Antenas e eletromagnetismo. Prof Dr. Cesar Augusto Dartora.

=>001Ondas Eletromagnéticas e antenas

=> 002 Básico Antenas

=>01 Ondas Eletromagnéticas e Antenas

=>02Ondas Planas Uniformes

=>03 Propagação em Dupla refração, etc

=> 04 Reflexão e transmissão

=>05 Estruturas Multicamadas

=> 06 Incidência Oblícua

=> 07 Multicamadas

=> 08 Guias de Ondas =

80722 Feita a descarga de 15 artigos com os respectivos links: Link definitivo da biblioteca que armazena sobre antenas criado e página montada com os respectivos endereços de descarga dos documentos:

=> Clique aqui para conferir

Maio de 2008

80506 Estiveram presentes alunos do curso de Física ênfase Astronomia da UNIBEM ao Laboratório de Telecomunicações do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná para fazer levantamentos referentes à equipamentos que poderão ser utilizados para o estudo da Ionosfera. Também foram discutidos pontos sobre o acordo de cooperação científica entre o Laboratório de Telecomunicações e o Laboratório de Construção de Equipamentos Científicos. O acorde de cooperação está sendo discutido para posteriormente ser oficializado entre os dois Laboratórios. O Coordenador do Curso de Física ênfase Astronomia redigiu uma minuta que foi enviada ao coordenador do Laboratório de Telecomunicações da UFPR para posterior retorno e correções.

80507 Iniciados estudos pelo LACEC da possibilidade de construção de antenas de prospecção Ionosférica no Campus da UNIBEM e no Centro Politécnico da UFPR. Isso se deve devida distância que devem estar as duas antenas entre si, depois do sinal de RF ter viajado dezenas ou mesmo centenas de quilômetros em direção à Ionosfera para posterior retorno e com as informações necessárias após a sua "viagem" se subida e descida à Ionosfera.

80510 A ecolocalização ou biosonar é uma sofisticada capacidade biológica de detectar a posição e/ou distância de objetos (obstáculos no ambiente) ou animais através de emissão de ondas ultra-sônicas, no ar ou na água, e análise ou cronometragem do tempo gasto para essas ondas ser emitidas, refletir no alvo e voltar à fonte sobre a forma de eco (ondas refletidas). Da mesma forma, a tecnologia imita a natureza através de um sistema eletrônico de localização chamado RADAR, do inglês Radio Detection And Ranging (Detecção e Telemetria pelo Rádio), é um dispositivo que permite detectar corpos que refletem radiofreqüência a longas distâncias. Basicamente emite pulsos eletromagnéticos que ao atingir o alvo buscado são refletidos. Aproveitando este sistema, é possível a detecção de íons na alta atmosfera segundo suas proprias naturezas, isto é, dependendo da frequência do pulso emitido é possível saber a altitude de determinada camada iônica. O Grupo de Física da UNIBEM, através de estudos preliminares no LACEC está desenvolvendo um sistema que permitirá detectar a altitude das camadas iicas, e assim propiciar a sondagem da alta atmosfera.

80521 Em andamento a pesquisa da melhor forma de uso da radiofrequência através da ecolocalização.

Abril 2008

080403 Alunos do Curso de Física ênfase Astronomia (LACEC) pesquisam desde maio de 2007, a pedido do Dr. Chang do Laboratório de Neurofisiologia da UNIBEM, sobre interferências magnéticas geradas por um sistema de estimulação neuronal. A pesquisa seguiu durante as férias de dezembro e janeiro, continuaram durante o mês de março quando foi encontrada após centenas de horas de estudo, uma solução para o problema. As tais interferências geravam alguns resultados inconclusivos conforme descrito no abstracto, devida interferência do campo magnético do alto-falante do neuro-estimulador, estes efeitos estavam presentes desde 1987.

080405 Problemas de interferência no estudo de neurônios realizado pelo Dr. Chang resolvidos em definitivo, através da substituição de um sistema que utiliza o efeito piezoelétrico, ao invés do eletromagnético na estimulação de neurônios. A pesquisa da parte Física foi desenvolvida por alunos do curso de Física ênfase Astronomia, pesquisadores do LACEC.

080415 Terminada antena protótipo Yagi 3 elementos para a pesquisa da região ionosférica, a urgência de tal experimento se deve ao Ciclo Solar número 24 que ora se inicia. O tamanho da antena é algo que realmente impressiona, apesar de ser pequena para o fim a que se destina, pois tem 400 metros quadrados de área. A antena definitiva deverá ser muito maior, algo em torno de 10.000 metros quadrados de área.

080416 Iniciado um estudo sobre antenas com prazo para término em torno de 2012. Participam do estudo o Professor Josué Tadeu Borba e alunos do curso de Física ênfase Astronomia da UNIBEM, o texto está sendo escrito em horários onde os alunos e o professor se reúnem para a discussão de toda a teoria envolvida no dificílimo campo do eletromagnetismo.

80424 Compareceram no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná para contados referentes à pesquisa espacial e à parapsicologia, o Diretor Geral das FIES, Professor Ulysséa, alunos de Física da UNIBEM e pesquisadores do campo de parapsicologia. Do encontro saíram idéias para construção de equipamentos pelo LACEC.

Março 2008

080303 Alunos do curso de Física ênfase Astronomia são aprovados no Programa Simplificado de Seleção de Docentes e iniciam como professores de Física e Matemática no Colégio Estadual do Paraná.

080303 O Laboratório de Construção e Equipamentos Científicos e o Laboratório de Telecomunicações do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná, iniciam, através dos seus responsáveis, Prof. Msc. Amauri José da Luz Pereira Coordenador do Curso de Física Ênfase Astronomia da UNIBEM, o Professor Josué Tadeu Borba, orientador de alunos nos estudos de Iniciação Científica sobre a Ionosfera , o Prof. Dr. Luis Carlos Dartora professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFPR, o doutorando professor Msc Armando Heilmann e o Engenheiro elétrico e mestrando Sinvaldo Moreno, do curso de Engenharia Elétrica da UFPR, entendimentos sobre a possibilidade de cooperação científica entre ambos Laboratórios no sentido de desenvolver trabalhos conjuntos de pesquisas ionosféricas das mais diversas a se prolongar por tempo indeterminado, devida amplitude do estudo. Dentre estes estudos está a possibilidade da construção de sistemas de prospecção ionosférica utilizando a tecnologia de radares pulsados ainda a ser estudada e desenvolvida.

080310 Alunos do curso de Física ênfase Astronomia da UNIBEM visitam o Laboratório de Telecomunicações do Curso de Engenharia Elétrica da UFPR para conhecer os trabalhos realizados por aquele setor.

080320 Iniciados estudos sobre temas ligados à Ionosfera pelo LACEC entre alunos do Curso de Física, ênfase Astronomia.

080321 Construída nova antena para emissão de sinais para a Ionosfera com a finalidade de medições daquela região da Atmosfera superior, aproveitando estudo já realizado por alunos da UNIBEM no início da década de 80 até o final da década de 90.

080327 O Professor Amauri, coordenador do curso de Física ênfase Astronomia da UNIBEM discute com alunos do curso sobre as diversas possibilidades de pesquisas da região da alta atmosfera.

080328 Iniciado novo estudo para o Dr. Chang do Laboratório de Neurofisiologia da UNIBEM. Foi determinada uma constante matemática para mensuração do campo magnético gerado por um pulso elétrico sobre um solenóide. O professor Dr. Marlos de Oliveira Ribas e alunos da UNIBEM encontrar através de estudos a constante que servirá para determinar a influência de pulsos eletromagnéticos na propagação de pulsos nuronais. Alunos do LACEC desenvolveram e adaptaram solenóides específicos para tal efeito.

Janeiro de 2008

Seguindo a meta traçada em janeiro de 2007

80114- Foram executados preparativos para a recepção dos sinais de VLF.

80121-Instalado e testado no computador do LACEC (Laboratório de Construção de Equipamentos Científicos) um espectrômetro com a finalidade de captar e analisar sinais naturais de VLF provindos de descargas atmosféricas.

=> Para mais detalhes clique aqui, veja os espectrogramas e ouça os sinais.

80128.- Foi iniciado o estudo para a construção de antenas de prospecção da Ionosfera, inicialmente em Curitiba pelo LACEC para após testadas e aprovadas ser instaladas no Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho no município de Paula Freitas, ou em São José dos Pinhais. As freqüências de operação do parque de antenas proposto, são a partir de 500 Hz até 50 MHz. A finalidade é a transmissão e recepção de sinais de RF objetivando a leitura das máximas freqüências utilizáveis (MUF), a análise de fenômenos ionosféricos.