Lençóis Maranhenses/MA

Os Lençóis Maranhenses é uma grande região do Maranhão, quase no litoral, que ocupam uma área de quase 155 mil hectares. Uma parte dessa enorme área está protegida por lei, fazendo parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O parque não tem nenhuma infraestrutura, nem mesmo uma portaria. O que protege os lençóis são mesmo a grande dificuldade de acesso, que só pode ser feita de barco, pelo rio Preguiças, ou por terra, com veículos com tração nas quatro rodas. Além disso, como o terreno em todo o parque é de areia, é preciso que o motorista conheça bem os segredos de dirigir nesta superfície.

A principal característica dos Lençóis Maranhenses são suas dunas, que chegam a 40 metros de altura, e as lagoas que se formam entre elas. Esse fenômeno é muito interessante, pois constrasta a idéia de deserto das areias e a idéia de vidas das águas. Essas águas vão sendo acumuladas durante o

período de "inverno", que vai de Janeiro a Junho. No inverno, as chuvas são frequentes e abundantes, e o solo, sem poder absorver toda a água, acaba acumulando-a em grandes lagoas. De Agosto a Dezembro, quando começa o "verão" e as chuvas são escassas, as lagoas começam a secar, e na maior parte dos casos, secam por inteiro, sem deixar nem uma gota de água à vista!

Os lençóis são divididos ao meio pelo rio Preguiças. À margem esquerda do rio, ficam os chamados "Grandes Lençóis", caracterizados por dunas altas e areia clara. À margem direita do rio, ficam os "Pequenos Lençóis", com dunas menores e areia um pouco mais escura.

Na área dos lençóis, estão os municípios de Primeira Cruz e Barreirinhas. Esta última acabou se tornando a principal cidade de apoio para visita, pois conta com uma melhor estrutura de pousadas, restaurantes e guias, e uma ótima estrada até a capital, São Luis. A viagem pode ser feita tranquilamente em 3 horas, e se você estiver com muita pressa, pode contratar um avião pequeno, que gasta cerca de 40 minutos para percorrer o mesmo trajeto.

Os principais pontos de interesse dos lençóis são os seguintes

    • Lagoas Bonita, Azul e do Peixe: são três lagoas localizadas dentro da área do parque nacional, com acesso somente com carros com tração. E preparados, pois há muitas poças enormes de água no caminho. As lagoas são grandes, ótimas pra banho. A mais bonita de todas é a Azul, por seu tom de água. A lagoa do Peixe é uma das poucas que é perene, e por isso tem peixes nela.
    • Poço de Pedras: formação interessante, criada pelo excesso de chuvas. Quando algumas lagoas começam a encher demais, as águas transbordam e começam a criar uma espécie de rio, com correnteza e tudo. Esse rio, que chega a secar no verão, criou um poço de água transparente simplesmente maravilhoso. Difícil não se deslumbrar com as formações de areia ao redor do poço. A caminhada é puxada (cerca de duas horas e meia) mas a recompensa é enorme.
    • Canto do Atins: Fica a uma hora e meia de caminhada do povoado de Atins. Aqui você passa por um bom pedaço
    • dos "Grandes Lençóis", com dunas realmente altas e lagoas enormes, com águas azuis e verdes. Imperdível! Caburé: pequeno povoado, habitado quase que exclusivamente por pescadores, é um braço de areia que fica entre o rio Preguiças e a praia das Vassouras. Para chegar aqui, somente depois de duas horas de barco pelo rio. O lugar é muito bonito e um ótimo ponto para descansar. Há algumas pousadas aqui, mas não nos hospedamos em nenhuma delas. Próximo a Caburé está o povoado de Mandacaru, que vale a visita para conhecer o farol da marinha, utilizado até os dias de hoje.

Links para os Lençóis Maranhenses:

Árvore morta pelo avanço das dunas
Pequenos lençóis
Canto do Atins