Caraterísticas e funcionalidade da modalidade

O Boccia é um desporto, misto, onde não existe divisão por sexos, que pode ser jogado individualmente, por pares ou por equipas de três jogadores. É um desporto, praticado em cadeira de rodas, por atletas portadores de paralisia cerebral e outras deficiências motoras.

Este desporto requer dos jogadores muita concentração, coordenação, controlo muscular, precisão, trabalho de equipa, cooperação e estratégia. O Boccia é jogado em pavilhão, num campo que tem 12,5 metros de comprimento por 6 de largura.

O jogo é composto por dois conjuntos de 6 bolas cada, um de cor vermelha e outro de cor azul e 1 bola branca (bola alvo).

Cada jogador ou equipa dispõe de 6 bolas vermelhas para uma equipa e 6 azuis para a equipa contrária. Existe ainda uma bola branca (bola alvo) e que é atirada, à vez, por cada uma das equipas, seguindo-se as bolas de cor.

O objetivo é lançar as bolas de cor o mais próximo possível da bola branca.

Cada jogo possui quatro “parciais” nos jogos de singulares ou pares e seis “parciais” nos jogos de equipas.

Os pontos contam-se no final de cada “parcial”, sendo atribuído um ponto por cada bola, da mesma cor, que esteja mais próxima da bola branca, até se encontrar a 1ª bola de cor diferente (da equipa adversária).

As bolas podem ser arremessadas com mão, o pé, ou para atletas que tenham uma deficiência que lhes afete os 4 membros, utilizando dispositivos de compensação, calhas e ponteiros para o ato de lançamento.

UMA REPORTAGEM SOBRE O BOCCIA