História da OD:

O inicio da viagem foi em Março de 2009 quando fiz algumas modificações na codificação e nas texturas da rota Guaíanazes Estudantes de autoria de João Carlos Gonçalves para fins de testes e aprimoramento. Diante do impacto positivo que aquelas mudanças poderiam significar, não exitei em pedir autorização ao mesmo para lançar aquela versão modificada, sendo prontamente atendido; e em Julho de 2009 a lançamos em fase experimental, sendo rapidamente aceita pela comunidade como um todo. 

A partir desse lançamento com experiência adquirida, resolvi partir para outro desafio: o desenvolvimento de trens da minha autoria. Surgia então o desenvolvimento de trens com exterior e interior em 3d e com elementos operacionais, explorando mais uma funcionalidade que a nova plataforma permitia, com destaque especial para o inicio do desenvolvimento do Caf série 2000 que foi lançado em 2011 com várias inovações e componentes operacionais que o fizeram se destacar na época. 

Destaque para o Mafersa série 1700 da CPTM lançado em 2017, onde fomos pioneiros em lançar o primeiro trem Brasileiro para OpenBVE com cabine 3d completa em 360º vista sob qualquer perspectiva de câmera da rota; dentre outros projetos e colaborações.

Galeria de prints:

Primeiros passos do Mafersa 700/1700, foram meses e anos de trabalho árduo até chegar ao nível de realismo de hoje!


O ano era 2010: Divulgação do mod Caf 2000 na versão 4.0 com direito a folders de lançamento no mínimo bem criativos...


Série 400 da RFFSA com seu pantógrafo balão e sua versão modernizada na CPTM série 4400, um clássico da ferrovia!


Fatos Relevantes:


2009 - Em 17 de Outubro é criado no Orkut o grupo openbve_desenvolvimentoBR, para a principio servir para troca de conhecimento e divulgação de novidades sobre a plataforma

                    2010 - A marca OpenBVE Desenvolvimento BR passa a ser utilizada nos projetos feitos por seu fundador Paulo Roberto Bernardo e uma nova identidade visual é criada.

2011 - No dia 1º de Maio ocorre o lançamento do mod Caf série 2000 versão 4.0 com modelagem idêntica ao trem real sendo um dos projetos mais realistas já lançados na época.

2014 - Mudança na logomarca que passa a contar com as cores verde e amarelo

2017 - Durante o ano é empenhado nosso maior esforço para conclusão da cabine de condução e outros detalhes; e finalmente no dia 31/12 ocorre o lançamento do  mod Mafersa série 1700 padrão CPTM com 8 carros, o primeiro trem brasileiro a contar com modelagem em 360º da cabine de condução totalmente fiel ao trem real, quando o foco era apenas o painel de comando.

2020 - Mudança agressiva na identidade visual com adoção de novo logotipo, retirada do BR do final do nome e novas cores passando a adotar o azul claro no lugar do tradicional cinza escuro e amarelo.