Material para pesquisa

Significado:

A palavra mosaico tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música e museu, que significa próprio das musas.

Mosaico é a arte de produzir, através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas. Estes desenhos criados variam em formatos, cores e motivos. Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal cria motivos dos mais complexos e diversificados.

Trata-se do arranjo de pequenos pedaços de vidros coloridos, pedras (como o marfim), cerâmica e outros materiais adequados numa placa de plástico ou cimento preparada de forma a aderir esses fragmentos. Costuma ser classificado como um tipo de pintura. Costuma ser usado para realizar desenhos ou planos coloridos. É encontrado especialmente adornando paredes e abóbadas. Seu uso em exteriores é mais comum na arquitetura moderna, mas pode ser encontrado em algumas fachadas de igrejas medievais.

Origem

Os romanos foram os primeiros a se dedicaram ao aprimoramento dessa técnica na realização de seus pavimentos. Entretanto, na Idade Média talvez tenhamos os exemplos de mosaicos mais famosos, tanto no interior das Igrejas Cristãs quanto na arte bizantina.

Esta arte milenar teve início no Século V antes de Cristo e foi largamente difundido por todo o Oriente Médio. Na Grécia Antiga iniciou seu prestígio e em seguida em Roma, na Itália, onde a arte pronunciou-se expressivamente.

Existe uma outra corrente de informações que afirma encontrar pilastras revestidas com cones de argila coloridas e fixadas em massa, na Mesopotâmia, antes de Cristo. Na Macedônia os Gregos criavam quadros de pequenos seixos brancos, pretos e de vários tons de vermelho, com cenas de luta, caças , de animais e motivos mitológicos.

Esta arte floresceu entre os povos antigos, com os egípcios, bizantinos e árabes, que espalharam pela Europa esta rica tradição e também é observado nas civilizações indígenas com os Maias e os Astecas. Cada peça é única, exclusiva, pois é o caco com sua forma que compõe o motivo final. A "Batalha de Issus" é considerado o mais famoso dos mosaicos; fica na Itália.

O uso do mosaico tem momentos fragmentados da sua origem séc. VIII A.C. até nossos dias. Retorna no séc. XIX utilizando o vidro e a cerâmica na decoração exterior de prédios. O mosaico pode utilizar materiais diversos para sua criação: pedras, cerâmicas, mármores, vidros, conchas e etc. Apesar de todas as mudanças das técnicas seu objetivo foi combinar ARTE e DECORAÇÃO, expressando sentimentos internos mais do que história e exterior, assim como a abstração dos trabalhos e o expressionismo.

Técnica do mosaico:

Quanto à técnica, a arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, (como mármore e granito, moldados com Tagliolo e Martellina), pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície.

Tipos de mosaicos

1) Figurativos: Retratam uma cena, uma paisagem ou uma figura. Exemplo: Mosaicos gregos.

2) Não figurativos:mostram um PADRÃO GEOMÉTRICO que se repete( módulo). Este tipo de mosaico tem muito a ver com a matemática. É ele que nos interessa.Podem formar encaixes em forma de quadrados,

retângulos, hexágonos,triângulos.

A matemática e os mosaicos

Os mosaicos podem ser utilizados para abordar os seguintes tópicos:

    • Ângulos;
    • Polígonos;
    • Simetria ou Reflexão;
    • Translação;
    • Rotação;
    • Cálculos de Perímetro e Área;
    • Álgebra.

Como se forma um mosaico geométrico?

Para formar um mosaico os ângulos que formam cada figura devem se encaixar de forma a completar 360°. Como por exemplo o quadrado. Seus ângulos internos medem 90°. Assim, dispondo quatro quadrados em torno de um mesmo ponto X, formamos uma volta, ou seja, 360°.

Não é possível formar um mosaico com o polígono regular de 5 lados, porque seus ângulos não podem completar uma volta, ou seja,um ângulo de 360°.

Para maiores informações deixamos as referências e alguns materiais para Dowload.

Referências