Seminário: Dinheiro e crédito na Riqueza das Nações, por Maurício Coutinho (08/11/2018)

Realizamos na tarde de quinta-feira, 08/11/18, a terceira e última sessão do V Ciclo de Seminários em Metodologia e História do Pensamento Econômico. Desta vez, contamos com a presença do Professor Maurício C. Coutinho, do Instituto de Economia da Unicamp, que apresentou o texto "Smith on money".

A exposição de Maurício partiu da constatação de que a Riqueza das Nações representou, de certo modo, uma ruptura na tradição dos debates econômicos ingleses do século XVIII, por ter dado pouca ênfase aos debates monetários do período. Nela, os temas do dinheiro e crédito estão presentes, mas não há capítulos ‘monetários’, nem são discutidos a fundo temas controversos como debasement, escassez de dinheiro, ‘valor do dinheiro’, moeda metálica versus paper currency etc..

Além disso, Smith raramente faz referências a outros autores na Riqueza das Nações, o que torna difícil identificar com quem (ou contra quem) ele argumentava nas diferentes passagens em que surgem considerações sobre temas monetários.

A partir destas constatações, Maurício empreendeu um exame das diversas passagens da obra em que temas monetários são abordados, com o objetivo de ordenar as ideias e, principalmente, situar o contexto (inclusive conceitual) em que as observações de Smith sobre moeda e crédito foram emitidas.

O seminário contou com a participação de um bom público, composto majoritariamente por professores e alunos da UFMG, e também do público que assistiu a transmissão on line.

Queremos registrar o nosso agradecimento ao Professor Maurício Coutinho por sua presença em Belo Horizonte e pela disposição de compartilhar conosco o resultado de suas pesquisas. Agradecemos também aos que puderam participar e às equipes do Cedeplar, da FACE e do Cedecom (todos da UFMG) que apoiaram a realização deste V Ciclo de Seminários. Desde já, convidamos a todos para o próximo Ciclo, que pretendemos organizar em 2019.

Finalmente, deixamos abaixo um pequeno registro fotográfico do evento.