Boto Cor de Rosa

  

        

Julia Feijó Becker

 

Isadora Barbosa

 

Jéssica  Andrade   Ferreira

 

             

           

          Boto-cor-de-rosa

 

 

 

 

Havia um baile em uma praia. Nesse baile tinha uma moça muito bonita, então surgiu um homem que pediu para dançar com ela. A moça deixou. Então quando bateu a meia-noite ele foi correndo para o mar e se transformou em boto da cor rosa, ele encantava as moças com seu canto incrível.Então ele usou a sua habilidade para encantar a moça,e a levou para o fundo do mar.

Onde ele a matou. E é assim que é a lenda do boto-cor-de-rosa.    

 

 

                                 

 

09/04/10

 

 

  LENDAS

 

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos  tempos. 

 

 

 De caráter fantástico, as lendas combinam fatos  reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.

   Com exemplos bem definidos em todos os  países do mundo,as lendas geralmente  fornecem explicações plausíveis,e até certo ponto aceitáveis,para coisas que não têm explicações científicas comprovadas,como acontecimentos ou sobrenaturais.Podemos entender que lenda é uma degeneração do mito.Como diz o dito popular “Quem conta um conto aumenta um ponto “,as lendas,pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração sofrem alterações a medida em que vão sendo lidas ou contadas.

 

 

 

 

 Boto-cor-de-rosa:

 

       

 

 

 

 

Acredita-se que nas noites de lua cheia próximas da comemoração da festa junina o boto-cor-de-rosa sai do rio Amazonas se transforma metade homem e continua em condição de boto na outra metade do corpo.

 

    Muito atraente com um belo porte físico,o boto sai pelas comunidades próximas ao rio,encanta e seduz a moça mais bonita.O belo rapaz usa sempre um chapéu para esconder sua condição de metade homem e metade boto.

 

     O belo rapaz leva as moças até a margem do rio e as engravida.Ao engravidá-las,o rapaz volta a ser boto-cor-de-rosa e a moça volta a ser uma mulher grávida.Por esse fato,as pessoas que vivem em comunidades próximas aos rios onde habitam os botos-cor-de-rosa o comem acreditando que ficarão enfeitiçadas por ele pelo resto da vida.Acredita-se também que algumas pessoas que comem carne do boto ficam loucas.

 

 

 

 

 

 

 

 

LENDA SEIBO

            

Reza a lenda que nas margens do rio Paraná,morava uma menina feia características grosseiras,chamadas Anahí.

Era feia, nas noites de verão deleitava todas as suas gentes da tribo Guarani,com suas canções inspiradas por seus Deuses e amor a terra que pertence... Mas os invasores chegaram,os corajosos e ousados seres da pele branca,que devastou as tribos e suas terras confiscadas,os ídolos,e sua liberdade. Anahí foi capturada junto com outros indios.ela passou muitos dias chorando e muitas noites em vigia até,que um dia ,sonho de bater seu testemunho a menina indiana escapou, mas ao faze-lo a vigia acordou,e ela, para atingir sua meta,deu uma vacada no peito no seu guardião,e rapidamente fugiu para a selva. O grito do carceiro morrendo acordou os outro espanhóis que saíram em uma perseguição tornando-se em uma caçada a Anahí,logo eles alcançaram e em vingança pela morte do guardião,impuseram como castigo,a morte pelo fogo.Amarrando-a em uma árvore,atendo fogo,que parecia disposto a estender suas chamas para a índia,que sem murmurar palavra,sofreu em silencio,a cabeça inclinada para o lado.E quando o fogo começou a subir,Anahí estava se tornando árvore,indentificado como planta em um milagre surpreendente.Na manhã seguinte,os soldados encontraram a visão de uma bela árvore de folhas verdes e brilhantes,e flores aveudadas de vermelho,que foi mostrado em toda sua gloria,como símbolo de coragem e força para o sofrimento.

 

 

 

 

 

 

Palavras que aprendi em espanhol

Aeroporto-aeropuerto                                                                                      

Avião-avión

Piloto-aviador

Aeromoça-azafata

Almoço-almuerzo

Café da manhã-café de la manaña

Jantar-cena

Banco-banco

Cinto de segurança-cinto de securitá

Rádio-radio

Assento-asiento

Cardápio-menú

Entrada-gate-portão de entrada

saída-salida

Visto-visa

 

Carga-gargamento

Passageiro-passagero

Alfandega-aduana

Área de fumantes-área del fumador

Bagagem-equipaje

Certificado de saude-certificado de salud

Carreta-carrinho de bagagem

Boleto-bilhete

Pasaporte-passaporte

Traslade-traslado

Primeira classe-primeira classe

Retrete-banheiro

Telefono-telefone