Comparação entre o tamanho dos Planetas e o Sol (Bidimensionalmente)

Resumo

Como é possível dar uma visão concreta do tamanho dos planetas e do Sol aos alunos da pré-escola, do ensino fundamental e médio sem recorrer aos números? Escolhendo uma escala apropriada, representamos o Sol por uma disco de 80,0 cm de diâmetro e, consequentemente, os planetas são representados por discos com os seguintes diâmetros: Mercúrio (2,9 mm), Vênus (7,0 mm), Terra (7,3 mm), Marte (3,9 mm), Júpiter (82,1 mm), Saturno (69,0 mm), Urano (29,2 mm), Netuno (27,9 mm) e Plutão (planeta anão)  (1,3 mm). Os discos que representam os planetas, podem ser feitos com um compasso ou até mesmo com o "word".  O disco do Sol foi feito traçando uma circunferência de 80 cm de diâmetro sobre uma folha de papel de embrulho com 80 cm de largura, mas também pode ser feito juntando-se duas folhas de cartolina ou outro tipo de papel, aliás, pode-se até usar folhas de jornal para isso.

 

Introdução

Quando os livros didáticos abordam o tema “SISTEMA SOLAR”, geralmente apresentam uma figura esquemática do mesmo. Nesta figura o Sol e os planetas são desenhados sem escala e isto não é escrito no texto, o que permite ao aluno imaginar que o Sol e os planetas são proporcionais àquelas bolinhas (discos) lá desenhados. Apesar de não estarem em escala, os planetas maiores são representados por bolinhas grandes e os menores por bolinhas pequenas, mas sem nenhuma preocupação com escalas. Em alguns livros o diâmetro do Sol é comparável ao de Júpiter, o que é um absurdo, claro!

Alguns livros apresentam, além das figuras esquemáticas, uma tabela com os diâmetros do Sol e dos planetas. Esta tabela também não ajuda muito, porque não se consegue imaginar as diferenças de tamanho dos planetas e do Sol apenas vendo os números dos seus diâmetros.

 

Sugerimos abaixo um procedimento experimental, que os alunos podem executar como tarefa extraclasse, reproduzindo (ou não) o material do professor e que permite visualizar corretamente a proporção dos tamanhos dos planetas e do Sol, sem recorrer aos valores reais dos seus diâmetros.

Para darmos uma visão concreta do tamanho dos planetas e do Sol, representamos o Sol por um disco de 80,0 cm de diâmetro e, conseqüentemente, os planetas serão representados, na mesma proporção, por discos com os seguintes diâmetros: Mercúrio (2,9 mm), Vênus (7,0 mm), Terra (7,3 mm), Marte (3,9 mm), Júpiter (82,1 mm), Saturno (69,0 mm), Urano (29,2 mm), Netuno (27,9 mm) e Plutão (planeta anão) (1,3 mm). Abaixo tem um link para uma folha com os discos já desenhados.

Para representarmos o Sol, fazemos um circunferência de 80 cm em uma folha de papel  com no mínimo 80 x 80 cm de largura.

Conclusão

Esta atividade permite ver a gigantesca diferença de volume existente entre o Sol e os planetas. Só mesmo fazendo os discos que representam os planetas, tomaremos consciência da enorme diferença que existe entre os volumes do Sol e dos planetas.

Os alunos participam animadamente desta atividade. Esta é uma atividade que, uma vez feita, dificilmente se esquece, pois ela é muito marcante.

Referência:

Anuário Astronômico, Instituto Astronômico e Geofísico - USP, São Paulo, 1994.

 

Materiais necessários

Folha de papel com no mínimo 80 x 80 cm, Barbante, Fita Adesiva, Régua , Folha com os tamanhos dos discos dos planetas, Caneta Hidrocor,Lápis , Borracha , Tesoura e Cola.

Passo 1

Vamos traçar um circulo, com 40 cm de raio. Para isso, improvisaremos um compasso recortando  um pedaço de barbante com um pouco mais de 80 cm de comprimento. Ao dobrar ao meio o barbante e esticar sobre uma régua, entre o 0 e o 40 cm, marcamos com uma caneta a marca dos 40 cm. Em seguida seguramos sob a unha a marca dos 40 cm e outra pessoa dá dois nós nas pontas do barbante para que a laçada contenha exatamente 40 cm de comprimento.

Medindo o comprimento do barbante, de 40 cm.

Passo 2

Nesta foto, estamos mostrando como fazer o nó nas extremidades das pontas do barbante que foram marcadas com a caneta. Importante saber que o nó tem que ficar em cima da área pintada.

 

Foto mostrando como fazer o nó.

Passo 3

Com o barbante  e os lápis improvisaremos um compasso para fazer a circunferência com 40 cm de raio, que irá representar o diâmetro do Sol.

Foto mostrando como posicionar o lápis no centro da folha, imóvel, esticando o barbante e mantendo-o assim enquanto, com o outro lápis, também sempre na vertical, vamos traçando o círculo.

Passo 4

Esta foto está mostrando a circunferência pronta.

Representação do diâmetro do Sol.

Passo 5

Com a tesoura, recorte os discos dos planetas e cole no disco do Sol.

 (link para imprimir a folha dos discos dos planetas : www.oba.org.br/cursos/astronomia/tabelacomosdiametrosequatoriais.htm )

 

Recortando os discos dos planetas.

Passo 6

Com os planetas já colados sobre o disco do Sol, o trabalho está quase pronto. Só falta recortar a folha ao redor da circunferência de 40 cm que representa o disco solar.

Foto dos discos dos planetas colados na circunferência.

Passo 7

Esta foto está mostrando o trabalho pronto, com a circunferência recortada da folha.Com esse trabalho podemos fazer uma comparação entre o tamanho dos planetas e o Sol.

Comparação entre o tamanho dos planetas e o Sol (Bidimensionalmente).