James Galway

Mundialmente reconhecido como um notável intérprete do repertório de flauta clássica, Sir James Galway é um artista consumado cujo apelo transcende fronteiras musicais. Com mais de 30 milhões de gravações vendidas globalmente, extensas turnês internacionais, frequentes aparições na televisão e um incansável compromisso com a promoção das artes e educação musical, Galway é um nome familiar há décadas. Suas interpretações expressivas da literatura da flauta abrangem diversos gêneros, desde obras-primas clássicas até comissões de destaque, estabelecendo um padrão de excelência para os flautistas modernos. Além disso, colaborou em trilhas sonoras de filmes como 'O Senhor dos Anéis' e fez parcerias com renomados artistas populares, incluindo Stevie Wonder, Ray Charles, Joni Mitchell e Sir Elton John. A diversidade de seu repertório reflete seu impressionante alcance musical, consolidando-o como um artista de destaque.

Nascido na Irlanda do Norte, Galway deu início aos seus estudos de flauta em Belfast. Aos 16 anos, foi agraciado com uma bolsa de estudos para o Royal College of Music, seguido por estudos na Escola de Música Guildhall e no Conservatório de Paris. Aos 21 anos, ingressou em sua carreira orquestral nas principais orquestras de ópera e sinfônicas de Londres. Em 1969, assumiu a cobiçada posição de flautista solo na Orquestra Filarmônica de Berlim sob a regência de Herbert von Karajan, antes de se tornar um dos primeiros flautistas a estabelecer uma carreira solo internacional em 1975. Com uma vasta discografia contendo 98 CDs em seu nome, Galway teve contratos de gravação com a Sony Classics e Deutsche Grammophon, e mais recentemente com o RTE Label, apresentando sua gravação de "Linen and Lace", de Bill Whelan.

James Galway mantém uma agenda internacional agitada, continuando a se apresentar em grandes locais e festivais ao lado de muitas das principais orquestras e maestros do mundo. Os destaques da temporada 18-19 incluem turnês para recitais e concertos na Europa (Reino Unido, Irlanda, Itália, Suíça e França) e nos Estados Unidos.

Além de sua carreira musical, Galway é um defensor fervoroso das artes e de causas beneficentes, dedicando grande parte de seu tempo livre à promoção da educação musical. A Galway Flute Academy, plataforma educacional fundada por Sir James e Lady Galway, capacita flautistas de todos os níveis por meio de programas variados (www.galwayfluteacademy.com). Suas atuais residências de ensino incluem a Royal Irish Academy Dublin, na Irlanda; o Royal College of Music de Londres e o Conservatório de Birmingham, Reino Unido; e a Escola de Música Frost - Universidade de Miami, EUA, onde recebeu um doutorado honorário em Música e fez o discurso de formatura em maio de 2018.

"Eu não me considero como tendo dominado a flauta, mas tenho grande prazer em tentar."

Galway continua a encomendar novas obras para a flauta, além de publicar artigos, estudos de flauta e livros. Para celebrar seu legado e compromisso com os flautistas ao redor do mundo, diversas empresas de flauta lançaram séries especiais de flautas em sua homenagem - Gemeinhardt Flutes (Galway Crusader Flute); Flautas Nagahara de Boston (série Nagahara de James Galway); e Wm. S. Haynes Co (edição James Galway Q Series).

Galway se apresentou para dignitários como a Rainha Elizabeth II, o Papa João Paulo II, os presidentes William J. Clinton, George W. Bush e George H.W. Bush, Presidente Mary McAleese, Presidente Michael D. Higgins, Primeiro Ministro Irlandês Enda Kenny e Leo Varadkar, Príncipe Charles, SAR Princesa Real, Imperatriz do Japão, Rainha da Noruega, Rainha Sofia de Espanha, Princesa Diana, TRH O Conde e Condessa de Wessex, TRH O Duque e a Duquesa de Kent, o Presidente Shimon Peres, Primeiro Ministro do Reino Unido David Cameron. Com uma variedade incrível de artistas, incluindo Stevie Wonder, Henry Mancini, John Denver, Elton John, The Chieftains, Ray Charles, Joni Mitchell, Jessye Norman, Cleo Laine e Andrea Bocelli. Participou do concerto do Pink Floyd no Muro de Berlim (1990), do concerto Nobel da Paz na Noruega (1990) e se apresentou na cúpula dos Sete Senhores da Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham (1991).

James Galway também dedica grande parte de seu tempo a organizações de caridade como SOS, FARA, Future Talent, Youth Music (Reino Unido), The Caron Keating Foundation, Fundação Châteauxville de Lorin Maazel e UNICEF, onde é detentor do título de representante especial.

Dentre as muitas honrarias e prêmios por suas realizações musicais, destacam-se o Gramophone 2014 Lifetime Achievement Award; o Prêmio de Mérito do Presidente do Grammy; o Prêmio Britânico de Realização ao Longo da Vida; O Hall da Fama do Hollywood Bowl; Concurso Nacional de Conferências Dublin Lifetime Achievement Award; Doutor Honorário no Conservatório de Birmingham; Príncipe Honorário Professor Honorário do Royal College of Music em Londres; Kennedy Center Gold Medal nas Artes; o Prêmio Churchill 2018 por serviços à Música; e mais recentemente, um Doutorado Honorário em Música na Universidade de Miami. Galway também recebeu inúmeros CDs de ouro e platina. Em dezembro de 2009, foi nomeado o primeiro Artista Laureado da Orquestra do Ulster. Recebeu honras da Rainha Elizabeth II, sendo nomeado OBE em 1979 e novamente em 2001 como Cavaleiro por seus serviços à música. Mais recentemente, foi condecorado com a Comandante da Ordem das Artes  e Letras, uma das principais distinções entre as ordens ministeriais da República Francesa.

Galway reside na Suíça com sua esposa flautista Jeanne Galway e atualmente toca uma Flauta Nagahara de Platinum "Galway", especialmente encomendada para ele.

Morlacchi, Il Pastore Svizzero. Flautista Sir James Galway

James Galway playing Daphnis et Chloé