Denis Bouriakov
Denis Viktorovich Bouriakov (russo: Денис Викторович Буряков; nascido em 25 de outubro de 1981, em Simferopol, União Soviética) é um flautista russo.
Denis Bouriakov é o flautista principal da Filarmônica de Los Angeles desde 2015 e, anteriormente, ocupou o cargo de flautista principal na Metropolitan Opera em 2009. Nos últimos anos, Denis se estabeleceu como um dos solistas mais ativos e procurados no mundo da flauta. Ele recebeu prêmios em várias competições internacionais importantes, incluindo as competições ARD de Munique, Jean-Pierre Rampal, Primavera de Praga, Carl Nielsen e Kobe, entre outras.
Denis explora além do repertório padrão da flauta em obras que permitem que o instrumento brilhe. Além de possuir uma técnica fenomenal e virtuosismo musical, ele transcreve e executa concertos e sonatas originalmente compostos para violino, expandindo os limites da técnica e da arte da flauta. Seu primeiro álbum solo incluiu o Concerto para Violino de Sibelius e a Chacona de Bach em seus próprios arranjos. Bouriakov também gravou o Concerto para Dois Violinos de Bach com o flautista William Bennett e a English Chamber Orchestra. Seu álbum de 2012, gravado no Japão, apresenta um repertório de flauta mais tradicional, com obras de Copland, Debussy, Boehm, Jolivet e Prokofiev. Em colaboração com a Orquestra de Câmara da Lituânia, Denis gravou seu mais recente álbum, que inclui concertos românticos para violino e flauta, como o Concerto para Violino de Mendelssohn.
Denis atuou como solista com muitas orquestras ao redor do mundo, incluindo a Orquestra de Rádio da Noruega, a Filarmônica de Moscou, a Orquestra de Câmara de Praga, o Ensemble de Tóquio, a Filarmônica de Hiroshima, a Sinfônica de Odense, a Orquestra de Câmara de Munique, o Ensemble de Paris e a Orquestra Filarmônica de Tampere, entre outras. Ele realiza turnês anuais com recitais solo no Japão e se apresenta com frequência em recitais e concertos em todo o mundo.
Denis Bouriakov nasceu na Crimeia em 1981. Aos dez anos de idade, foi admitido na Escola Central de Música Especial de Moscou, onde estudou com o professor YN Dolzhikov. Com o apoio da Fundação de Caridade Internacional "Novos Nomes" e da Fundação Vladimir Spivakov, ele viajou como um prodígio solista para mais de 20 países na Europa, Ásia, América do Sul e Estados Unidos, e se apresentou para o Papa João Paulo II, Príncipe Michael de Kent e os presidentes da Rússia, Romênia e Indonésia. Ao completar 18 anos, ingressou na Royal Academy of Music em Londres, onde estudou com o professor William Bennett (OBE). Sua graduação em 2001 foi marcada pelo Prêmio Principal, o diploma de Recital Extraordinário e uma Bolsa de Estudos para o ano seguinte. Em 2006, a Academia concedeu-lhe o título de Associado da Royal Academy of Music. Em 2014, ele recebeu o título de Fellow da RAM. Em Londres, Bouriakov atuou como flautista principal na Philharmonia de Londres, na London Philharmonic Orchestra, na Leeds Opera North e na Frankfurt Radio Symphony.
A primeira posição orquestral em tempo integral de Denis foi como Flauta Principal na Orquestra Filarmônica de Tampere, na Finlândia (2005-2008), onde também lecionou no Conservatório de Música de Tampere. Em 2008, foi nomeado Flauta Principal na Sinfônica de Barcelona sob a regência de Eiji Oue. Ainda em 2008, conquistou a posição de Flauta Principal na Metropolitan Opera em Nova York. Seus compromissos para 2017 incluem recitais, concertos e aulas de coaching e masterclasses na Europa, Ásia, Canadá e Estados Unidos.
Denis toca em uma Flauta Altus 1707 com bocal Arista e Faulisi.
Tchaikovsky, Violin concerto op. 35. I. Allegro moderato. Flautista Denis Bouriakov
Ibert, Flute Concerto. Flautista Denis Bouriakov
Waxman, Carmen Fantasy for violin and piano (arr. by D. Bouriakov). Flautista Denis Bouriakov
J. Sibelius: Violin Concerto in D minor, op. 47. III. Allegro, ma non tanto (arr. by D. Bouriakov). Flautista Denis Bouriakov