Óleo lubrificante para flauta

por J. James Phelan and Lillian Burkart

J. James Phelan, juntamente com sua esposa Lillian Burkart, são os fundadores e construtores das super flautas artesanais Burkart. Suas palavras como construtores têm um peso enorme e certamente falam com maior e perfeita propriedade. Seguem as palavras destes grandes fabricantes sobre o melhor óleo lubrificante para flauta.

"Depois de desmontar uma flauta e limpar o óleo gomoso antigo de dentro das chaves, aplique um lubrificante novo antes de remontá-la. O novo óleo não apenas torna o mecanismo mais suave, mas também ajuda a proteger os eixos de aço contra a ferrugem. O melhor óleo para usar em mecanismos de flauta é um óleo de motor de peso único, como um óleo SAE 20 ou SAE 30, vendido sob muitos nomes de marcas diferentes pela maioria dos principais distribuidores automotivos de petróleo. Você pode comprar este óleo em uma loja de suprimentos para carros. (Um litro irá lubrificar mais flautas do que você gostaria de trabalhar; coloque um pouco em uma pequena garrafa e utilize o restante no motor do seu carro.)

SAE 30 é um pouco mais grosso que o SAE 20; ambos são óleos viscosos, destinados a funcionar em altas temperaturas. Sua alta viscosidade é útil no mecanismo da flauta devido à pequena área de superfície presente dentro das chaves e nos pivôs. Essas superfícies devem ser bem lubrificadas; elas devem suportar forças pesadas quando você toca sua flauta e devem manter suas tolerâncias precisas contra o desgaste por muitos anos.

Óleos para máquinas de costura, assim como óleos caseiros, são finos demais para dar cobertura adequada a essas pequenas superfícies de apoio. A maioria dos lubrificantes de uso geral vendidos em lojas de ferragens contém solventes voláteis para auxiliar na penetração. Esses solventes voláteis não só têm um odor, mas quando finalmente evaporam, o resíduo tende a ficar pegajoso demais.

Ao remontar o mecanismo já limpo, aplique o óleo no eixo de aço com um palito de dente e espalhe-o ao redor. Apenas uma camada fina é necessária. Quando você substituir o aço dentro da chave, limpe o excesso de óleo que é espremido para a superfície nos cantos da tubulação das chaves. Você descobrirá que a lubrificação adequada também reduzirá o ruído produzido pelas ações das chaves."

Autor: J. James Phelan

Fonte: "The Complete Guide to the Flute and Piccolo," de J. James Phelan e contribuições de Lillian Burkart.