Devo realizar serviço em minha flauta com limpeza, lubrificação e ajuste ou uma revisão geral?

Por Rachel Baker - técnica de reparação da Powell Flute.

Todos nós desejamos proteger a saúde de nossas flautas com cuidado e manutenção adequados, mas como saber quando é hora de fazer uma limpeza, lubrificação, ajuste ou uma revisão geral com troca de sapatilhas? Conversamos com a técnica de reparos da Powell, Rachel Baker, para descobrir!

Rachel nos explicou que, independentemente da quantidade de horas que você toca, se você toca sua flauta regularmente (diariamente ou quase todos os dias), deve fazer a limpeza, lubrificação e ajuste anualmente. Se você toca a flauta como uma atividade recreativa em vez de algo regular, pode fazer essas manutenções a cada dois anos. No entanto, Rachel aconselha que o intervalo máximo entre uma limpeza, lubrificação e ajuste não ultrapasse dois anos. Enviar sua flauta para esse tipo de manutenção é uma medida preventiva excelente, pois ajuda a identificar desgastes ao longo do tempo e corrigi-los. Por exemplo, as almofadas se desgastam com o tempo e precisam ser substituídas. Com a manutenção regular, uma ou duas sapatilhas podem precisar ser trocadas a cada ano. No entanto, sem uma manutenção regular, você pode se encontrar em uma situação em que cinco sapatilhas precisem ser substituídas, e nesse ponto seria necessária uma revisão geral.

Então, como saber quando é hora de uma revisão geral? Rachel explicou que o mecanismo da flauta é o verdadeiro indicador. Como mencionado anteriormente, ele se desgasta com o tempo, e mesmo com as limpezas, lubrificações e ajustes regulares, as chaves da flauta podem começar a mover-se lateralmente mais do que o necessário, e o mecanismo pode ficar "folgado" ou produzir ruídos. Quando isso acontece, é hora de uma revisão. Além disso, é importante verificar a condição das sapatilhas. Quando as sapatilhas perdem sua ressonância, é um sinal de que precisam ser trocadas. O desgaste das sapatilhas pode ocorrer de duas maneiras: (1) pelo uso regular e (2) pelo ressecamento, quando as sapatilhas ficam frágeis, como pode ocorrer em uma flauta que ficou guardada no estojo por um longo tempo sem ser tocada.

Por fim, Rachel mencionou que muitos flautistas podem perder a confiança em suas performances musicais e sentir que estão fazendo algo errado quando sua flauta não está "soando bem" como costumava. Na realidade, pode ser simplesmente necessário fazer uma revisão geral na flauta. Como sempre, se você sentir que algo não está certo com sua flauta, entre em contato com seu técnico de reparos.

Fonte: Blog Powell Repair my flute

http://www.repairmyflute.com/

Luthieria de Flauta Transversa da Mascolo Flute Center - Nilson Mascolo Filho

Nilson Mascolo Filho - WhatsApp ou Telegram ou Fone (11) 99366-0470 ou nilsonmascolo@gmail.com

Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança-

Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000

Na direção de Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo, a Mascolo Flute Center oferece todo suporte necessário aos flautistas com serviços de reparação e consertos de flauta transversal, sapatilhamentos, fabricação artesanal e vendas de bocais, venda de flautas, videoaulas e métodos. Na Mascolo Flute Center você tem tudo que precisa com qualidade, segurança e melhor custo-benefício. Nilson Mascolo Filho, engenheiro, flautista, professor de flauta, luthier de flauta, fabricante de bocais artesanais para Flauta e autor do site Estudantes de flauta, um dos maiores sites do mundo sobre Flauta, trabalha junto à sua esposa Cinthia Mascolo, pedagoga, flautista, professora e Luthier de flauta. 

Clique aqui para maiores informações

Conheça o bocal Mascolo artesanal(handmade) de prata maciça que produz um som aveludado, equilibrado em todas as oitavas, fácil de tocar, com muitas variedades de cores e grande flexibilidade, projeção e dinâmica. Oferecemos opções com banho de ouro e ouro maciço. Qualidade de super bocais mas com preço acessível.  Um bocal verdadeiramente artesanal, cada bocal é uma arte única e especial. Enter