Testemunhos

Sobre o livro - Tempos de Subversão - MGI 2023

Mais um volume coletivo da equipa renovada que há cerca de oito anos entendeu dar as mãos para produzir apreciações sobre  a conjuntura, partindo de perspectivas complementares, mas diversas todas elas, marcadas pelo ADN do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Para os que não conheçam o historial das edições, lembrarei que foram publicados os seguintes livros coletivos, referenciados  com as respetivas editoras:

Caos Urbano, Pactor, 2012;

A Crise e o Futuro, Pedro Ferreira, 2013;

Crise, Estado e Segurança, MGI, 2014;

Em Caso de Guerra, MGI, 2015;

Previsão e Mudança – Estudos Políticos e Internacionais, MGI, 2016;

O Fim da Segurança, MGI, 2017;

Estado, Ordem Internacional e Novas Ameaças, MGI, 2018;

Segurança e Crises Internacionais, MGI, 2019.

Crises e Desafios Internacionais, MGI, 2020

Tempos de Convulsão, MGI,2021

Em Estado de Guerra, MGI, 2022

A equipa inicial era constituída, para além do signatário, pelos seguintes professores e académicos Doutor Heitor Barras Romana, Doutora Teresa de Almeida e Silva, Doutor José Antunes Fernandes, Doutor Pedro Ferreira da Silva, Doutor Pedro Clemente, Coronel Carlos Carreira, Dr. Rogério Jóia.

Entraram, posteriormente, vários outros distintos universitários, numa lógica de ampliação do espectro geracional e de especializações académicas, a saber: Doutora Carla Costa, Doutor Vitor Marques dos Santos, Doutora Sandra Rodrigues Balão, Doutor Nuno Canas Mendes, Coronel Paulo Rebelo Manuel, Doutora Andreia Soares e Castro, Doutora Raquel Patrício, Doutora Marina Pignatelli, Doutor Pedro Matias Santos, Doutor Ferdinand Hammerle, Dr. Mário Pontes, Dr. Vítor Teixeira de Sousa, Dr. Nuno Almeida, Doutor Ricardo Moraes Soares, Doutor Josias Alves, Doutor Guilherme Maia de Loureiro, Dr. Dmytro Sydorenko, Doutora Graça Penha Gonçalves, Dr. Diogo Cardoso.

A pertinência e a qualidade dos livros fala por si. Muitos deles esgotaram-se e foram reimpressos. O elogio da escolha dos autores resolve-se numa frase muito simples e muito verdadeira: todos eles foram promovidos posteriormente, por mérito próprio, quer na sua carreira académica quer no desempenho como titulares de cargos públicos.

A aposta está em continuar este serviço para o público em geral e para os estudantes de mestrado e doutoramento em especial.

Desde em edição de “O Caos Urbano” que o mundo não deixou de se complicar e a situação internacional não parou de se agravar.

 Mais uma boa razão para continuarmos a ajudar a compreender, a prever e a promover um pensamento crítico fundado em termos académicos.

A vida continua e continuará. Estes livros também.

António de Sousa Lara

Professor Catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas