Aula 03

Arquivos e Pastas – A Organização Lógica dos Discos

Aula3

Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco, que vimos anteriormente (HD, disquete, CD, Zip, etc..). Essas informações só podem ser gravadas de uma forma: elas são transformadas em arquivos.

Não se preocupe: Arquivo é apenas a nomenclatura que usamos para definir Informação Gravada. Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsável pela operação nos dá o direito de gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos. Essa é a operação que chamamos desalvar um arquivo.

Está bem! OK! Até aqui, nenhum problema, não é? Mas, em que lugar exatamente esse arquivo é gravado nos discos?

No momento da gravação, ou seja, após solicitarmos o comando salvar, o computador nos pede duas informações para prosseguir com o salvamento: O nome do arquivo e a pasta (diretório) onde ele será salvo.

Pasta é o nome que damos a certas “gavetas” no disco. Pastas são estruturas que dividem o disco em várias partes de tamanhos variados, como cômodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas são comumente chamadas de Diretórios, nome que possuíam antes. Lembre-se bem: Pastas são “gavetas”, arquivos são “documentos”. Portanto, nunca vai haver um arquivo que tem uma pasta dentro. As pastas guardam os arquivos e não o contrário!

Os arquivos e as pastas devem ter um nome. O nome é dado no momento da criação. A Regra para nomenclatura de arquivos e pastas varia para cada Sistema Operacional. No Windows, que vamos estudar neste material, os nomes podem conter até 256 caracteres (letras, números, espaço em branco, símbolos), com exceção destes / \ | > < * ? : “ que são reservados pelo Windows.

Os arquivos são gravados nas unidades de disco, e ficam lá até que sejam apagados. Quando solicitamos trabalhar com um arquivo anteriormente gravado (esse processo chama-se abrir o arquivo), o arquivo permanece no disco e uma cópia de suas informações é jogada na memória RAM para que possamos editá-lo. Ao abrir um arquivo, pode-se alterá-lo indiscriminadamente, mas as alterações só terão efeito definitivo se o salvarmos novamente. Quando salvamos um arquivo pela segunda vez em diante, ele não nos solicitará mais um nome e um local, isso só acontece na primeira gravação.

O que é BR OFFICE ?

BrOffice

ou BrOffice.org é o nome adotado no Brasil da suíte para escritório OpenOffice.org.

As Origens do BrOffice.org: o StarOffice e o OpenOffice.org

A origem do BrOffice.org remonta a meados da década de 90, quando a empresa alemã Star Division criou um pacote de escritório chamado StarOffice e começou a distribui‑lo gratuitamente para as plataformas Windows e Linux.

Em 1999, a Star Division foi adquirida pela empresa americana Sun Microsystems. Logo após lançar o StarOffice 5.2, em 13 de Outubro de 2000, a Sun Microsystems doou parte do código fonte do StarOffice para a comunidade de código aberto, tornando-se colaboradora e patrocinadora principal do recém lançado projeto OpenOffice.org. A iniciativa ganhou o apoio de diversas organizações do mundo tecnológico como Novell, Red Hat, Debian, Intel, Mandriva, além das importantes contribuições de desenvolvedores independentes, ONGs e agências governamentais. Essa comunidade, formada por programadores e usuários do mundo inteiro, é quem desenvolve o pacote desde então. Todos fazendo com que o OpenOffice.org não seja apenas uma alternativa livre em suítes de produtividade, mas a melhor e a mais avançada solução de automação de escritórios. Além, é claro, de uma formidável comunidade colaborativa.

http://www.broffice.org/sobre

Conheça os componentes da suíte

    • Writer

    • Calc

  • Impress

  • Draw

    • Math

  • Base

vamos conhece o Writer

O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos típicos de programas de editoração eletrônica.

Ele é simples o bastante para se digitar um pequeno texto e, ao mesmo tempo, poderoso o suficiente para se criar livros inteiros, incluindo diagramas, tabelas, índices, referências cruzadas, esquemas complexos de numeração de parágrafos e páginas, etc.

Os Assistentes auxiliam na criação de documentos elaborados, como cartas, faxes e agendas e também em tarefas mais complexas, tais como confecção de Malas Diretas.

O recurso Estilos e Formatação põe o poder das folhas de estilos nas mãos de qualquer usuário, tornando muito mais fácil e consistente a formatação de documentos longos.

Corrija seus erros de digitação utilizando a AutoCorreção. O Writer também faz a verificação ortográfica enquanto você digita.

Reduza o esforço de digitação com o recurso Completar Palavras, que sugere palavras e frases comuns para completar o que você está digitando.

Video aula de introdução ao Writer

Atalhos para comandos comuns de todos os aplicativos da suíte BrOffice.org(OpenOffice.org):

    • Ctrl+O = Abrir um documento

    • Ctrl+S = Salvar o documento atual

    • Ctrl+N = Criar um novo documento

    • Shift+Ctrl+N = Abrir a caixa de diálogo Modelos e documentos

    • Ctrl+P = Imprimir o documento atual

    • Ctrl+Q = Sair do BrOffice.org

    • Ctrl+X = Recortar

    • Ctrl+C = Copiar

    • Ctrl+V = Colar

    • Shift+Ctrl+V = Abrir a caixa de diálogo Colar especial

    • Ctrl+A = Selecionar tudo

    • Ctrl+Z = Desfazer a última ação

    • Ctrl+F = Localizar e substituir

    • Shift+Ctrl+F = Continuar a procura do último termo da pesquisa