Notícias

Notícias de Vila Boa - Junho de 2021

Consequências da COVID-19

Muitas foram as consequências derivadas da existência deste vírus. Uma delas foi o cancelamento de todas as Festas que animavam as aldeias e cidades do país. O Arraial organizado pela Associação Progresso XXI era um dos momentos altos de Bom Convívio na nossa aldeia. Apesar do processo de vacinação estar a decorrer a um bom ritmo, ainda não é este ano que podemos retomar estes convívios que tanta animação produziam.

Esperamos que, no próximo ano, já possamos ter o cheirinho a rosmaninho, a boa sardinha assada e o caldo verde. Tudo isto animado pela música popular que a todos animava.

É mais um sacrifício! Temos saber de perder para podermos GANHAR!


Notícias soltas

Após vários meses em França já regressou à nossa aldeia o senhor Aníbal Inácio. Desejamos que continue a recuperar dos problemas de saúde.

De Lisboa, de forma definitiva, veio a sua irmã D. Maria Amélia e marido. Alegra-nos saber que as pessoas vão regressando à sua terra natal. Desejamos que aqui se sintam bem.


Falecimento

Foi com surpresa que no dia 12 de maio recebemos a notícia o falecimento da D. Carmina Morais Rodrigues. Desde jovem, dedicou-se a dar catequese, o que o fez durante muitos anos. Era uma pessoa muito respeitada na aldeia. Nos últimos tempos, devido a problemas de saúde, passou a residir no Lar do Avelal, local onde Deus Pai a veio chamar a Si. Rezamos pela sua alma pedindo à Mãe do Céu que a acolha nos seus braços de Mãe.

A toda a família enlutada, endereçamos sentidas condolências.

Sabemos que existem várias pessoas doentes. Para todos pedimos a saúde e o conforto para os seus Cuidadores.


Festa do Convento

No domingo, dia 6 de junho, logo a seguir à quinta-feira do Corpo de Deus, tal como é costume antigo, realizou-se na igreja do Convento a Festa em honra do Santíssimo Sacramento. É uma festa que tem por finalidade adorar e desagravar o Santíssimo Sacramento. É de louvar o trabalho dos mordomos e, mais em concreto, o das mordomas, que mantêm esta Igreja, que é riquíssima, sempre limpa e cuidada com muito esmero. Tudo o que é feito para Nosso Senhor, nada ficará sem recompensa.

A Missa solenizada, celebrada pelo nosso pároco, senhor padre Nuno, foi abrilhantada pelo Grupo Coral de Vila Boa, com os acordes do órgão, pelas mãos da Mariana. Parabéns a todos os que contribuíram para que esta Festa se realizasse com a dignidade que merece.

Junho de 2021

Notícias de Vila Boa - Maio de 2021

Maio: mês das Mães e Mês de Maria

Logo no primeiro domingo de maio se comemora o Dia da Mãe. É uma data muito significativa. Neste dia são recordadas as mães que, dia a dia, vão gastando a sua vida para cuidarem a sua família, mas também são recordadas aquelas que já partiram para a eternidade.

Foi este o mês escolhido pela Mãe do Céu para visitar o povo português na pessoa de três criancinhas, os pastorinhos de Fátima.

Um dos pedidos feitos nesse local durante os 6 meses que os visitou foi que rezássemos o Terço todos os dias.

Para dar cumprimento a este pedido de Nossa Senhora, diariamente as pessoas se reúnem na igreja de S. Matias. Além da recitação do terço há ainda a distribuição da Sagrada Comunhão. Este ano temos uma intenção muito especial: o fim da pandemia, as melhoras de todos os doentes assim como pedir por todas as famílias que foram de algum modo, afetadas por esta crise.

Também neste mês, no dia 14, a Igreja celebra a Festa em honra de S. Matias Apóstolo. Sendo este Apóstolo Padroeiro de Vila Boa será celebrada a Santa Missa em sua honra, com os cuidados que a situação pandémica exige.


Nas mãos de Deus

Foi com grande pesar que chegou a notícia do falecimento do senhor José Rodrigues Ferreira, emigrante em França.

O seu corpo foi velado na igreja do Convento sendo sepultado no cemitério do Castelo.

À sua esposa, D. Isabel Chaves da Costa, filhos e a todos os familiares endereçamos as mais sentidas condolências e pedimos que o Pai do Céu o acolha nos seus braços.


Internamento

Esteve internada no hospital de Viseu a D. Maria do Céu Arrais, onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica, devido a uma queda que anteriormente tinha dado.

Neste momento encontra-se em fase de recuperação. Desejamos que a recuperação seja feita com sucesso.

Maio de 2021

Notícias de Vila Boa - Abril de 2021

ALELUIA de Domingo de Páscoa anunciado pelo ar no território da diocese de Viseu

A pandemia desafiou a criatividade dos sacerdotes e duas aeronaves deram vida à iniciativa “Há anúncio no ar”, disse o padre João Zuzarte à Agência ECCLESIA, vigário da Pastoral da Diocese de Viseu.

Duas aeronaves sobrevoaram a região, abrangendo o maior número de paróquias com a mensagem “CRISTO RESSUSCITOU ALELUIA”.

“Há anúncio no ar” foi o lema desta iniciativa diocesana, a qual foi inspirada no tema do Hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, intitulado “Há pressa no ar”.

Desta forma, o anúncio de um Cristo que desceu à terra fez-nos levantar o olhar para os Céus e daí receber a Luz da Esperança para a situação atual que estamos a viver.

Muitas pessoas tiveram a oportunidade de observar, mas quem não teve, recebe de igual forma a Mensagem de alegria que desta forma nos chegou.

Na nossa aldeia a Páscoa foi vivida com a celebração da Eucaristia festiva, na igreja do Convento de Santa Eufémia, sendo cumpridas todas as regras de higiene sanitária propostas pela Direção Geral da Saúde.

Estando uma linda tarde sol, foi um Encontro muito especial. As pessoas puderam saudar-se com sorrisos e Esperança de um Futuro mais risonho e afetivo.


Processo de Vacinação

As pessoas que pertenciam ao primeiro Grupo Prioritário já tomaram a segunda dose da vacina, não tendo sido registados nenhuns efeitos secundários. Aguardamos que o processo continue para que nos sintamos mais seguros.

No momento em que escrevemos estas notícias já vivemos menos confinados. Esperamos que todos, com responsabilidade, continuemos a ser agentes na solução da pandemia, cumprindo as regras que já são bem conhecidas.


Centro de dia da Associação Progresso XXI

A Associação Progresso XXI começa a acelerar o processo de abertura do Centro de Dia, após o interregno devido à pandemia.

Será uma mais valia para ajudar a que ninguém se sinta desamparado.

Abril de 2021

Notícias de Vila Boa - Novembro de 2020

Mês das Almas

Ao longo do ano, cada mês tem a sua especificidade.

No mês de novembro, a Igreja começa por recordar todos os Santos do Céu. É Dia de Todos os Santos, um dia santo e feriado. No dia 2, recorda todos aqueles que já tendo o Céu garantido, ainda se encontram na antessala do Céu, estado que vulgarmente chamamos de purgatório. Todos os anos, na nossa paróquia, a igreja se enchia de fiéis que, vindos de perto ou de longe, aí se reuniam para rezar e homenagear os seus entes queridos que já partiram.

Este ano e, devido ao surto de pandemia que estamos a viver, tudo foi diferente. No entanto, cada pessoa procurou prestar a homenagem no recato do seu coração.

Na igreja de S. Matias mantém-se a tradição de, diariamente se rezar o terço, sufragando as almas do purgatório. É uma devoção antiga, mas que continua atual, sendo este ano rezado de forma individual.


Mês dos Magustos

O adágio popular recorda-nos “Em dia de S. Martinho faz-se o magustinho”.

Este ano não podemos fazer o magusto em convívio. Não podemos correr riscos que ponham em causa a nossa saúde e a dos outros. Certamente que em família iremos saborear as castanhas, embora não tenham o mesmo sabor!


A Catequese reiniciou

É com alegria que damos a notícia do reinício da catequese.

Cuidando todas as Normas de Segurança, são 19 crianças que este ano estão inscritas. Podemos afirmar que Vila Boa tem muitas crianças, o que é um motivo de alegria e de rejuvenescimento. Apesar de haver muitas pessoas ricas em idade, também há um bom grupo juvenil, sinal de Esperança.


Tarde de adoração ao Santíssimo

Foi no mês de agosto que Jesus ficou presente no sacrário da nossa igreja de S. Matias. Para recordar essa data, sempre se efetuou um tempo de Adoração que é também um Tempo de Ação de Graças.

Este ano, e devido às restrições da pandemia, a data foi adiada, mas não ficou esquecida.

Esse tempo de Adoração teve lugar no dia 20 de outubro. Com o Santíssimo Exposto perante Ele se rezou, se pediu e se agradeceu a presença de Nosso Senhor. Certamente que Jesus ficou contente e dará a sua ajuda a tantas necessidades que as pessoas têm e que aqui expuseram.

Quando se escrevem estas notícias, estamos a viver a segunda vaga da pandemia. Somos todos convidados a ser agentes de contenção das infeções, cumprindo todas as normas que a DGS nos envia.

Vivemos tempos difíceis, mas temos de confiar na Vitória.


Novembro de 2020

Notícias de Vila Boa - Outubro de 2020

Outubro mês do Rosário

No dia 7 deste mês a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora do Rosário! É também o mês em que, em Fátima a Mãe do Céu se despediu dos três pastorinhos em 1917.

Confiou-lhes uma missão para divulgarem. “Rezem o terço todos os dias.”

Por este facto o mês de outubro é designado de Mês do Rosário.


Notícias soltas

Sabemos que na nossa aldeia há várias pessoas que passam por momentos de maior sofrimento. Umas devido aos achaques próprios da idade, outras devido à falta dos convívios que se organizavam todas as semanas e outras com problemas de saúde com alguma complicação. Para todos pedimos a proteção de Deus, tanto para quem sofre, como para quem os cuida.

As atividades escolares recomeçaram de forma presencial. Até à data tudo tem decorrido dentro da normalidade. Desejamos que não haja retrocesso e que o vírus a todos deixe em paz.


Falecimento

No dia 20 de setembro, precisamente no dia em que fazia 91 anos de vida, Deus chamou a Si, a nossa amiga, D. Maria dos Anjos Loureiro. Deixa saudades.

Aos seus familiares enviamos sentidas condolências e, à Mãe do Céu, pedimos que a acolha nos seus braços.


Outubro de 2020

Notícias de Vila Boa - Junho de 2020

Quando no mês de março, enviávamos as notícias para este jornal, não podíamos imaginar o que estava para nos suceder!

Já sabíamos algo de um vírus que na China estava em atividade, não dando descanso àqueles que, nos hospitais, davam tudo para minimizar os danos, entrando algumas vezes em exaustão. Este era um vírus desconhecido, invisível e insidioso. Nessa altura, não pensávamos nós, que ele ia ultrapassar fronteiras e fazer parar todo o mundo.

E assim, tivemos de parar! O CORONAVÍRUS entrando pela Região Norte começou a contagiar, todos quantos encontrava em situação propícia para poder infetar.

Foi necessário fugir dele e afastarmo-nos das pessoas. Fomos obrigados ao confinamento, após no nosso país ter sido decretado o Estado de Emergência.

Que situação estranha! As ruas ficaram desertas, as empresas e as escolas fecharam! Só os Hospitais e todas as actividades relacionadas com a linha da frente, se mantiveram em atividade para socorrer os infetados, assim como, as cadeias de distribuição, que nos garantiam os bens param a nossa sobrevivência.

Uma palavra de louvor e gratidão a todas as pessoas que trabalham na Saúde e que foram uma peça fundamental para que no nosso país a situação não atingisse a gravidade de outros países e a todos aqueles, que se mantiveram nos seus postos de trabalho, assegurando alguma normalidade em setores essenciais.

Nem os mais avançados em idade tinham na memória ter vivido uma situação semelhante!

Tantos dramas! Tantos funerais em que os amigos não puderam marcar presença! Tanto sofrimento! Tanta vulnerabilidade! Na realidade pudemos observar quão frágil é o ser humano!

A História irá dar relevo a este período que atravessámos! Dele, teremos que tirar lições que nos sirvam para construirmos uma sociedade mais justa e fraterna.

Ainda não ganhámos esta guerra! Continuamos a travar batalhas e não podemos dar tréguas ao inimigo invisível!

Durante este período não existiram muitas notícias dignas de registo.

Na aldeia as pessoas conseguiram estar atentas e seguir as indicações da DGS.

Graças a Deus, até a esta data a COVID-19 não atacou ninguém, pois esta comunidade demonstrou, uma vez mais, o seu grau de civismo e responsabilidade.


Consequências da COVID-19

Muitas foram as consequências derivadas da existência deste vírus.

As festividades foram canceladas, as celebrações religiosas suspensas! A Páscoa vivida no recanto familiar.

A Associação Progresso XXI, cancelando os seus Convívios Semanais, procurou manter o contacto com todos aqueles que o necessitavam, através do Projeto “UM GESTO SOLIDÁRIO”, tendo sido o telefone o meio mais eficaz para quebrar a solidão em que as pessoas que viviam sozinhas se podiam encontrar. Também os aniversários foram celebrados à distância, através do recurso a uma vídeochamada. A Amizade reforçou-se e esperamos ansiosamente pelo momento em que nos possamos reunir de novo e festejar com alegria!


Notícias soltas

Devido à situação de pandemia, esteve mais tempo aqui na aldeia, a D. Manuela Azevedo. Foi apanhada pelo cancelamento de fronteiras e não pôde regressar a França no momento que desejava.

Depois de estar algum tempo internada no hospital, a D. Madalena Nunes de Jesus, natural da Silvã, encontra-se em casa da sua filha, D. Dorinda Nunes Almeida, em fase de recuperação. Desejamos que recupere rapidamente. Certamente que o carinho familiar irá ajudar no seu restabelecimento.

Também, por motivos de saúde, se teve que deslocar ao hospital a D. Maria dos Anjos Frias. Felizmente não foi necessário ficar internada, fazendo tratamento em casa.

Por último, temos a referir que se encontra internado no Hospital de Viseu, o sr. Aníbal Inácio, para ser sujeito a uma intervenção cirúrgica. Sabemos que as suas filhas, D. Carlota e D. Manuela vieram de França para lhe darem o apoio que ele necessita. Contudo, nestes tempos tão conturbados, até o apoio familiar está suspenso, uma vez que, as visitas ao Hospital estão vedadas.

Desejamos rápida recuperação ao senhor Aníbal, e que em breve possa regressar a sua casa.


Junho de 2020

Notícias de Vila Boa - Dezembro de 2019

Chegou o mês de dezembro, o último do ano!

No início temos a festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, para a qual as pessoas se estão a preparar participando na Novena de Nossa Senhora que, diariamente, se reza na igreja de S. Matias.

É o mês em que os dias são pequenos e as noites grandes. Tudo convida a um maior recolhimento para nos prepararmos para recebermos o Deus Menino.

Em breve teremos o Natal e, com ele, a reunião das famílias.

Para dar um contributo nesta União das Famílias, tal como já é tradição, a Associação Progresso XXI irá realizar a Ceia de Natal no dia 28 de dezembro na Casa do Povo.

Será a Ceia da Grande Família da aldeia e dos seus Amigos!

A Casa do Povo de Vila Boa, onde vai decorrer a Ceia de Natal, é outra Institição que, tal como a Associação Progresso XXI, tem como principal foco e objetivo o desenvolvimento da nossa aldeia.

No mês de novembro organizou o lanche de S. Martinho, para o qual convidou todas as pessoas que desejam conviver e sabem que o Convívio é muito importante para estreitar laços de amizade.

Parabéns aos Órgãos Sociais desta Instuituição pelo trabalho que têm desenvolvido, para que a mesma se mantenha viva e ativa.


Gripes

Com o frio surgem as constipações e as gripes. É, pois natural que haja algumas pessoas doentes que necessitam ser cuidadas.

Para todos os doentes e a quem deles cuida, desejamos um Santo e Feliz Natal.


Dezembro de 2019

Semana Cultural e Recreativa em Vila Boa - Agosto de 2019

Tal como estava programado, a Associação Progresso XXI dinamizou a referida Semana de 4 a 9 de agosto.

Não é fácil escrever algo acerca do que se viveu nestes dias. Há momentos da vida em que as palavras não conseguem exprimir o que vai na alma de quem os viveu!

No domingo, dia 4, a tarde começou com a chegada de muitos amigos ao espaço da Associação, que é de todos.

Houve cumprimentos e muitos sorrisos. Por vezes, alguma lágrima corria pela saudade daqueles que fisicamente deixaram de estar entre nós.

As boas vindas foram dadas pelo nosso GRUPO DE CANTARES da Progresso XXI que, além de entoar o Hino da Associação, representou a dança “A ÁGUA FRESQUINHA DA CANTARINHA”.

Logo de seguida foi servido o jantar convívio em que houve espaço para todos partilharem a alegria de estarem juntos.

A Semana começava da melhor maneira!


Ao logo da semana, diariamente, tinha lugar uma atividade ao fim da tarde:

Na terça feira foi um GRANDE DIA com a apresentação dos Talentos da nossa TERRA. O Grupo do Projeto Idade+Ativa teve oportunidade de apresentar várias danças e teatros preparados e apresentados ao longo do ano, no Cine–Teatro de Sátão.

A Mariana tocou e a Diana cantou uma cantiga já antiga, mas sempre atual: “Os Conquistadores”. Fantástica atuação!

Tivemos a alegria de poder contar ainda com o talento das nossas queridas Ilisa Júlio e Andreia da Costa que nos encantaram com as músicas das suas concertinas. Grandes artistas, dignas de grandes palcos!

Obrigada por virem animar as nossas gentes e a nossa Semana.


Tivemos ainda a Caminhada e a Terapia do Riso: convívios que nos ajudaram a “dar corda às sapatilhas” e a rir uns com os outros.


A Semana passava veloz. Chegava o último dia em que todos esperávamos receber com enorme alegria o RANCHO FOLCLÓRICO SONS DE PORTUGAL E DE GENÈVE.

Foi uma tarde que jamais esqueceremos! Para nós foi uma honra recebermos este GRUPO tão famoso além-fronteiras. Muitos dos seus elementos são filhos da nossa aldeia, mas, outros vieram de longe, de Mirandela, da Guarda, etc. São todas pessoas que trabalham na Suíça e integram este Rancho.

O entusiasmo que este Rancho produzia revelou-se pelo número de presenças. Tanta gente, gente da terra e gente que veio de longe para assistir a este momento único!

A noite foi maravilhosa. Até o Sol quis partilhar connosco a festa, quando durante a manhã a chuva tinha caído abundantemente.


Estamos felizes! A Alegria partilhada compensa o esforço que todos os que colaboraram despenderam.

Um agradecimento muito sincero a todas as pessoas que contribuíram para que conseguíssemos fazer a “FESTA NA NOSSA ALDEIA”.

Muito obrigada ao Rancho Folclórico que nos veio animar e encantar. Bem haja ao Presidente do Rancho, o Senhor Miguel Gaspar, que se deslocou de Mirandela para dirigir o seu Rancho. As duas Instituições celebraram e reforçaram a sua amizade com a troca de Recordações.

Muito obrigada a todos!


No dia 10 os mordomos eleitos para o efeito, organizaram a Festa em honra de Nossa Senhora do Bom Caminho. Houve procissão dirigida pelo Padre Eurico a quem coube também a tarefa de explicar a Palavra de Deus no momento da Homilia da Missa. Recordou que todos nós, em qualquer lugar em que estejamos, devemos trilhar o caminho da santidade.

A Missa foi celebrada pelo nosso pároco, senhor padre Nuno e abrilhantada pelo Grupo coral, tendo no órgão a Mariana.

Tudo decorreu com a maior dignidade e devoção.

No final houve jantar convívio na Casa do Povo para todas as pessoas da aldeia e dos seus amigos.

Parabéns aos mordomos pela sua dedicação.

Assim terminava uma Semana que Vila Boa viveu.

Todos ficámos mais amigos, mais unidos, após termos partilhado estes MOMENTOS DE CONVÍVIO, QUE O DINHEIRO NÃO PAGA!

Notícias de Vila Boa - Maio de 2019

Alegria Pascal

Nos finais do mês de abril revivemos os principais Mistérios da vida de Jesus: a Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

A Alegria Pascal percorreu as ruas da nossa aldeia, na segunda feira de Páscoa! Este ano teve uma Equipa muito alegre e responsável, formada por jovens e adultos.

Estamos muito gratos pela sua disponibilidade e pela alegria que levaram a todas as famílias que se dispuseram a recebê-la.

Para festejar a festa da Páscoa, a nossa aldeia encheu-se de pessoas que, vindas dos diversos pontos do país e do estrangeiro quiseram festejar com as famílias a Alegria da Ressurreição.

A maior parte teve que regressar logo a seguir aos seus locais de trabalho. Obrigada pela vossa presença e certamente que nos voltaremos a encontrar nas férias do verão.


Doentes

Após ter sofrido um acidente de trabalho tendo sido sujeito a uma intervenção cirúrgica, o senhor António Morais Rodrigues foi novamente alvo de uma queda o que lhe provocou diversos ferimentos. Desejamos-lhe rápida recuperação.

Também a D. Virgínia dos Santos, devido a uma queda fez a fratura de um braço, tendo sido atendida no hospital de Viseu. Em fase de recuperação, encontra-se em casa da sua filha, residente em Tondela. Daqui endereçamos a nossa amizade e votos de rápida recuperação.


Mês de Maria

Como já é habitual e, para dar cumprimento ao pedido de Nossa Senhora em Fátima, diariamente as pessoas se reúnem na igreja de S. Matias para rezarem o terço, com distribuição da Sagrada Comunhão.

No meio do mês, no dia 14, a Igreja celebra a Festa em honra de S. Matias Apóstolo. Sendo este Apóstolo Padroeiro de Vila Boa, a festa em sua honra tem lugar no fim de semana anterior.

No dia 11 de maio às 15 horas será a Celebração da Missa Solenizada abrilhantada pelo Grupo Coral, seguida de procissão pelas principais ruas da aldeia.

No dia 12 continua a festa popular.

A aldeia prepara-se para honrar o seu padroeiro.

Notícias de Vila Boa - Janeiro de 2019

Que neste ano que agora iniciámos, sejamos construtores da Paz e da Fraternidade. Desta forma daremos um contributo na construção de uma sociedade mais justa.


Ceia de Natal! Encontro de famílias

Tal como estava anunciado, a Associação Progresso XXI em colaboração com o Grupo dos Serões Juvenis, realizou a décima Ceia de Natal, no passado dia 28 de dezembro.

Toda a população foi convidada, assim como os familiares e amigos.

Logo pela manhã, as equipas responsáveis pelas várias tarefas dirigiram-se para a Casa do Povo, local onde se realizaria a Ceia.

Às 20 horas a sala estava repleta de amigos! Foi bonito ver famílias inteiras sentadas à mesma mesa, aproveitando para conversar e reforçar a amizade. Ver pessoas doentes as quais os filhos fizeram questão de tê-los a seu lado, nessa noite de festa.

No final da Ceia foi apresentado o Sarau sob o tema “O NASCIMENTO”.

Que bom ver os talentos da terra, jovens e menos jovens a subir ao palco para aí atuar!

Para que este teatro de Natal tivesse o brilho que teve, um grupo de senhoras trabalhou durante mais de um mês na confeção dos fatos. Obrigada pelo trabalho. O resultado final, ficou uma maravilha!

A Associação Progresso XXI agradece a colaboração de todos e de cada um. Os grandes eventos só se tornam realidade com o pouco ou o muito que cada um dá. Temos a certeza que nada ficará sem recompensa.


Famílias em festa

No dia 26 de dezembro o lar da D. Conceição Júlio e do senhor Adelino Albuquerque, celebrou as bodas de prata do seu casamento. As suas filhas Inês e Ilisa organizaram uma bonita festa familiar da qual constou uma Missa de Ação de Graças, celebrada na capela de S. Matias, pelo nosso pároco. Contou com a presença dos seus familiares que, em seguida se reuniram num jantar de confraternização em casa do casal.

Parabéns por esta data e por esta iniciativa. Que Deus os continue a ajudar para poderem celebrar as Bodas de Ouro.


Batizados

O casal da D. Anabela Fernandes e Luís Miguel esteve em festa com o batizado dos seus meninos Daniel e Miguel, no dia 29 de dezembro na igreja paroquial.

No dia 30 foi a vez da D. Carina Fernandes e Alexandre batizarem o seu filho Lourenço na mesma igreja.

Tiveram a presença do primo, padre Damaceno, Missionário da Congregação do Espírito Santo Muitos parabéns e as maiores felicidades para todos.

Muitas foram as pessoas que, nesta época natalícia, vieram passar uns dias à nossa aldeia. O número elevado não nos permite referir os seus nomes. Já regressaram aos seus locais de trabalho.

A todos desejamos as maiores felicidades e marcamos encontro para o Verão.

Notícias de Vila Boa - Setembro de 2018

Festa em Honra de Santa Eufémia

A festa, em honra desta santa, mártir dos primeiros tempos do cristianismo, teve lugar na manhã de domingo, dia 16 de setembro. Muitas foram as pessoas que participaram nesta celebração, presidida pelo Reverendo Padre Nuno, o nosso pároco

Foi bonito ver o andor ornamentado com flores naturais e um Grupo Coral bem organizado que abrilhantou esta celebração.

Estão de parabéns todas as pessoas que ajudaram na organização desta festa. Santa Eufémia, junto de Deus, pedirá as graças que cada pessoa precise.


Outubro: mês do Rosário

O mês de outubro é por excelência o mês do Rosário. No dia 7 celebramos a festa em honra de Nossa Senhora do Rosário.

O Santo Padre decidiu convocar todos os fiéis em todo o mundo, a rezar o terço todos os dias, durante todo o mês mariano de outubro. Pediu ainda, que no final da oração do terço se recite a invocação a Nossa Senhora "À Vossa proteção nos acolhemos Santa Mãe de Deus..." e a oração a S. Miguel Arcanjo. Vamos, pois, corresponder ao pedido do Santo Padre que será muito bom para a Igreja e para o mundo.


Família em Festa

Por desconhecimento, não referimos que casal Filipe da Costa Ferreira e a D. Leatitia, batizaram a sua filhinha Mila. Os nossos parabéns e que continuem a ser muito felizes.


Internamento

Para ser submetido a uma operação cirúrgica, esteve internado no hospital de Viseu o senhor António Azevedo.

Já se encontra em casa em recuperação. Desejamos-lhe rápidas melhoras.


Visitas à aldeia

Apesar de já ter passado algum tempo, desejamos referir que do Brasil veio até nós a D. Rosiane Fonseca. Foi a primeira vez que veio a Portugal e veio com o desejo de conhecer Vila Boa, a aldeia do seu pai e alguns familiares.

Também esteve entre nós, a D. Teodolinda da Mota e seu marido. Este casal é muito amigo da nossa aldeia e, por isso, tem vindo várias vezes nestes últimos anos. Para nós é uma alegria poder recebê-los. Já todos regressaram ao Brasil.

Desejamos-lhe as maiores felicidades


O reconhecimento de um trabalho social

Foi com enorme alegria que a Associação Progresso XXI, Instituição Particular de Solidariedade Social, viu reconhecido o seu trabalho nos Prémios BPI Seniores.

Além da ajuda para a construção do Centro de Dia que vai avançando, este prémio é o reconhecimento da força anímica que os Órgãos Sociais, os Associados e os Voluntários imprimem nesta Instituição.

É desta forma que desejamos que as nossas aldeias sejam reconhecidas.

Parabéns!

Prémio BPI Seniores 2018

Boa tarde,


Em primeiro lugar queremos agradecer ao BPI (e à Fundação La Caixa) pelo prémio que agora recebemos.

É um valor decisivo para concluirmos o projeto do centro de dia da Associação Progresso XXI.

Estamos felizes sobretudo porque agora temos a certeza que os mais idosos da nossa comunidade vão ter melhores condições numa fase tão especial da sua vida.

Em segundo lugar queria trazer-vos aqui um pouco da nossa experiência. Por várias razões, a questão do interior entrou no discurso político. Finalmente, já era tempo!

E então fala-se de auto estradas para o interior; da necessidade de fábricas e empresas para o interior; de investimento no interior.

Tudo isto é válido! Tudo isto é importante!

No entanto, reparo que muitas vezes o interior é olhado como uma entidade abstrata, indefinida e algo distante.

Ora, o que com o nosso trabalho na Associação Progresso XXI temos vindo a descobrir é que o interior são sobretudo as pessoas que lá vivem. Homens, mulheres, menos crianças e muito mais idosos.

O que nos moveu, desde a primeira hora, foi justamente fazer a diferença na vida destas pessoas que sempre fizeram questão de ficar na sua terra, o lugar onde se sentem em casa apesar de todas as limitações e algumas dificuldades próprias do interior.

Estas pessoas têm um rosto, têm um nome e têm direito a um presente e um futuro que não seja apenas incerto.

Sobretudo temos actuado junto dos mais velhos, procurando proporcionar-lhes uma experiência mais feliz. Procuramos que sintam que o seu conhecimento é valorizado, que as suas histórias são escutadas. Queremos também que tenham o conforto de saber que a comunidade está ali para olhar por eles quando se encontrarem mais frágeis e para receber deles aquilo que ainda têm para dar.

Esse tem sido o nosso Lema. Para isso fazemos um trabalho intergeracional.

Este apoio do BPI (40 000 euros) vai permitir que isto aconteça em muito melhores condições.

Até pode ser um pequeno investimento. Mas para nós e para todos os que vão usufruir dele,faz toda a diferença. Não posso esquecer todos os Amigos que, de forma voluntária e de sorriso no rosto estão sempre disponíveis para ajudar a Progresso XXI.

De novo, muito obrigada a todos.


A Presidente da Associação Progresso XXI

Maria do Carmo Gonçalves Loureiro


Centro Cultural de Belém , 1 de outubro de 2018

Notícias de Vila Boa - Maio de 2018

Maio: um mês especial

Tal como nos anos anteriores, teve início no dia 1 a recitação do terço na igreja de S. Matias. É uma devoção muito querida da Mãe do Céu e, que a pediu várias vezes em Fátima, aos pastorinhos.

O primeiro domingo de maio é o Dia da Mãe. Aproveitamos a oportunidade para saudar todas as mães, tanto aquelas que já são avós, como aquelas que estão a ser mães pela primeira vez e, também não esquecemos aquelas que já estão no Céu! Quão grande é o dom da maternidade!

Também neste mês, no sábado, dia 12 celebramos a festa em honra do apóstolo S. Matias. É o padroeiro desta pequena localidade e, por esse motivo, queremos honrá-lo e pedir a sua proteção.


Falecimentos

Foi com saudade que nos despedimos da nossa grande amiga a senhora Generosa de Jesus. Pessoa honrada que soube viver do seu trabalho, arranjando sempre tempo para trabalhar nas tarefas da Igreja. Durante muito tempo cuidou da capela de S. Matias e foram muitas as horas dedicadas à igreja do Convento. Foram muitas as horas que dedicou a ensinar catequese, dando a conhecer a Jesus, sempre com grande simpatia. Também algum tempo, recolheu as notícias da aldeia e as enviou para este jornal.

Nos últimos anos, sendo arriscado viver sozinha, transferiu a sua morada para junto da sua sobrinha D. Ermesinda, residente na zona de Barcelos.

Aí viveu mas sempre com o pensamento na sua aldeia e nas suas amigas que aqui viviam. Ia sabendo as notícias pela leitura deste jornal e, era com grande alegria que partilhávamos com ela alguns momentos sempre que vinha à sua querida Vila Boa.

Regressou a última vez estando em câmara ardente na capela. Aí se fez o velório com a presença de muitos amigos e, após a Missa de corpo presente, o seu corpo foi sepultado no cemitério do Castelo

Agora no Céu, onde certamente já está, lhe pedimos que nos continue a sorrir e que peça por todos nós que ainda caminhamos nesta terra.

Aos seus familiares endereçamos sentidas condolências

Ainda não tínhamos sepultado a D. Generosa e já nos chegava a notícia do falecimento do senhor Alberto Filipe de Figueiredo, marido da D. Ana Maria Gonçalves de Sá, residentes em França.

O senhor Alberto passou grande parte da sua vida (mais de 20 anos) preso a uma doença que o incapacitou para qualquer atividade. A sua esposa, com grande dedicação lhe prestou a assistência diária que ele necessitava. Por vezes os planos de Deus são incompreensíveis à mente humana mas, para quem tem Fé, no final saberemos os porquês da nossa vida e do sofrimento.

O seu corpo, vindo de França, esteve em câmara ardente na igreja do Convento, onde foi acompanhado por muitos amigos. Após a Missa de corpo presente foi a sepultar no cemitério da Castelo.

A todos os familiares e, de forma especial à sua esposa D. Ana Maria e seus filhos, endereçamos sentidas condolências.


Doentes

Devido a uma queda, com a qual fraturou um pé, esteve internada no hospital de Viseu a D. Eufémia do Espírito Santo. Foi submetida a uma intervenção cirúrgica, encontrando-se em casa em processo de recuperação.

Também o senhor José Albuquerque esteve internado no mesmo hospital, por motivo de um a pneumonia. Já se encontra em casa, embora com alguma fragilidade física.

À D. Eufémia e ao senhor José Albuquerque, desejamos rápida recuperação.


Visitas à aldeia

Nestas últimas semanas, foram várias as pessoas que vindas de Lisboa, França, Suíça, ou outras localidades estiveram uns dias na aldeia. Desejamos que tenham aproveitado para descansar e que, no regresso tenham boa viagem.

Notícias de Vila Boa - Abril de 2018

Falecimento

No dia 15 de março, Deus chamou para Si, o Sr. Paulo Morgado. Se é certo que já há algum tempo estava doente, também é certo que a morte é sempre inesperada. Foi com emoção que vimos partir uma pessoa tão jovem. Deixou muitas saudades e, o grande número de pessoas no seu funeral é prova de que tinha muitos amigos!

A todos os familiares, em especial à sua esposa D. Manuela Albuquerque, filhas D. Filipa e Graça Albuquerque e irmã D. Maria de Lurdes, endereçamos sentidas condolências. Como diz o ditado " Os amigos nunca morrem" e a memória do Paulo permanecerá viva entre os seus amigos.


Festividade Pascal

Este ano, o calendário litúrgico trouxe-nos a Páscoa no primeiro dia de abril. É a principal festa do ano litúrgico em que se celebra o poder da Vida sobre a Morte.

Na igreja paroquial celebrou-se o Tríduo Pascal, com a presença de muitos fiéis que, desta forma se quiseram preparar para a grande Festa da Ressurreição.

O Domingo de Páscoa começou bem cedo com a procissão da Ressurreição pelas ruas do Castelo, sede da nossa freguesia.


Visita Pascal

Na nossa aldeia, esta Visita tem lugar na segunda feira.

O dia trouxe chuva e trouxe sol! As condições climatéricas não estão nas nossas mãos. O que está nas nossas mãos é fazermos uma Visita Pascal com a dignidade que o ato exige. Foi uma equipa jovem, liderada pelo senhor Bernardo Costa, acompanhado pela sua filha Inês Costa, a Mariana e o André que, com o seu sorriso, levaram a alegria às famílias da nossa aldeia.

Parabéns! Apesar da chuva a Alegria da Ressurreição fez-se sentir!


A Páscoa trouxe pessoas à aldeia

Foram muitas as pessoas que, de perto ou de longe se quiseram encontrar com os seus familiares e amigos nesta quadra festiva. Não nomeamos ninguém pois corríamos o risco de falhar alguém.

A todos saudamos e desejamos encontrá-los, com mais tempo, nas férias do verão. Já todos regressaram aos seus locais de trabalho.

Devido a alguns problemas de saúde, várias vezes teve que recorrer à Urgência do Hospital o Sr. Domingos Simões. Desejamos-lhe rápida recuperação.

Aproveitamos para desejar as melhoras a todas as pessoas que se encontram com a saúde fragilizada. Esperemos que o tempo de sol, que este ano tarda em vir, possa ser um fator de recuperação da saúde.