Sistemas

Existem muitos sistemas que funcionam, mas não fazem o que nós queremos.

Análise e Modelação de Sistemas de Informação

A conceção de sistemas de informação inclui o desenho de soluções envolvendo os profissionais e os recursos tecnológicos que irão suportar a funcionalidade de negócio.

Os profissionais são os peritos que no terreno põem o negócio em marcha com sucesso.

Os recursos tecnológicos são os meios que iremos desenhar e irão suportar e implementar as operações de negócio.

O desenho de sistemas recorre a métodos de análise, desenho e descrição de modelos para a implementação dos artefactos de software e hardware que irão suportar os processos com resultados visíveis e mensuráveis.

O resultado deste desenvolvimento são as especificações para a implementação do sistema.

A modelação de processos de negócio com recurso a BPMN é a oportunidade para realizar o levantamento e reengenharia de processos de negócio, aproximando os profissionais da otimização das tarefas tendo em vista o resultado tangível da execução dos processos de negócio.

A modelação de dados recorre a técnicas de levantamento e análise dos dados utilizados no processo, tendo em vista a criação de estruturas de armazenamento que possibilitem a persistência dos dados, garantam a representação da realidade e estejam acessíveis nos processos de negócio.

A qualidade da modelação tem impacto na fiabilidade dos sistemas, na sua identificação com a realidade e no seu desempenho, e é determinante na utilidade do sistema.