Dedique-se

Hatha Yoga

हठ योग

'Yoga' (योग) significa 'união', união do corpo à mente, o eterno estado de comunhão extática descrito por yogis e santos. 'Ha' (ह, sol) e 'tha' (ठ, lua) simbolizam a busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objetivo final dessa prática purificatória.

Acredita-se que o sábio Yogi Swatmarama tenha compilado o conhecimento de sua linhagem no 'Hatha Yoga Pradipika' por volta do século XV. Literalmente traduzido por 'Luz na Hatha Yoga', este manual descreve o uso de práticas acessíveis a todos, como posturas, respirações, gestos e ações purificatórias para alcançar Yoga.

Com objetivo idêntico a todas as formas autênticas de yoga, que é transcender a consciência egóica, o Hatha Yoga uniu a idéia tântrica do corpo como templo da divindade com a visão vedântica de que tudo que existe é a expressão do Ser, que é criador e agente material da criação. Utiliza uma tecnologia psicoespiritual em torno do desenvolvimento do potencial do corpo, para que este seja capaz de suportar a força e o peso da realização trascendente ou de união extática.

Vinyasa Yoga

विन्यास योग

Vinyasa significa 'colocar, de forma precisa'. Nesta prática, a união da mente ao corpo se dá pela fluidez e continuidade do movimento.

A coordenação dos movimentos à respiração ligando as posturas num fluxo continuo, Vinyasa Yoga é o sistema codificado por Tirumalai Krishnamacharya, reverenciado mestre indiano nascido no séc. XIX e conhecido como "pai do Yoga moderno".

Trata-se de um método sistemático de estudar, praticar, ensinar e adaptar Yoga. No chamado Vinyasa Krama (metodologia de sequência e movimento), a prática de yogasana (posturas do Yoga) é única, pela integração da atenção total da mente ao corpo e à respiração ao mesmo tempo. Cada postura é praticada com vinyasas (variações e movimentos); cada variação é ligada à próxima por uma sucessão de movimentos transitórios específicos, sincronizados à respiração. A mente acompanha atenta a uma respiração calma, suave e deliberada; e a ligação da mente ao corpo se dá pela respiração. Meditação estática segue, de forma espontânea e sem esforço.

Ayurveda

आयुर्वेद

Ayurveda e Yoga são duas ciências que se relacionam intimamente e tem suas raízes na tradição Védica da Índia.

Ayurveda é a ciência védica de cura do corpo e da mente. Yoga é a ciência védica da auto-realização que depende do bom funcionamento do corpo e da mente. Ayurveda aplicado ao Yoga é possibilitar ao praticante uma experiência onde a sua individualidade e seus atributos psicofísicos são levados em conta. Ambos o Yoga clássico e o Ayurveda contemplam o ser humano de forma holística, como corpo, mente e alma.

Yoga e Ayurveda são muito mais que as simples práticas físicas que ficaram famosas no ocidente na atualidade. Eles são verdadeiros manuais de como viver com sabedoria e oferecerem ferramentas poderosas para lidar com os aspectos psico-físico-sociais do mundo contemporâneo.

Grupos

Terças

18:00

Quintas

18:00

Sobre as Práticas

Práticas tem duração de 60 a 70 minutos;

Pagamentos são antecipados e feitos até o dia 5 de cada mês, preços podem ser ajustados anualmente.


Grupos (a partir de três praticantes):

Não há práticas nos feriados nem prolongamentos, férias são combinadas previamente;

Práticas desmarcadas pelo professor são reagendadas de acordo com a disponibilidade de todos;

Práticas canceladas por motivos de doença, lesão ou acidente não são repostas.

Investimento (salvo em casos promocionais):

Para uma prática semanal (ou 4 práticas / mês), 160 reais;

Para duas práticas semanais (ou 8 práticas / mês), 240 reais.


Particulares (até três participantes):

Práticas canceladas por ambas as partes com 24 horas de antecedência são reagendadas;

Não há reembolso nem reposição para práticas desmarcadas no dia agendado, salvo casos de doença ou acidente.

Investimento (pode haver acréscimos por distância e participantes extras): 150 reais por prática.