Manas

Psicologia

Luciana Leon Rosa

psicóloga - CRP 53571-5


A psicologia é a terapia da mente através da fala.

O Yoga é a terapia da mente através do corpo.


Ao longo dos anos ensinando Yoga, muitas vezes os alunos se abriam sobre as suas questões emocionais. Por muitas vezes, me peguei respondendo: Não sou psicóloga! Mas as técnicas e ensinamentos do Yoga sempre surgiam, espontaneamente, como uma saída muito eficaz!

Foi esta a minha grande motivação para me tornar uma psicóloga:

E se, como psicóloga, eu pudesse ajudar todas essas pessoas que buscam a prática do Yoga com questões emocionais à resolver?

Com os estudos da psicologia e o aprofundamento nos estudos do Yoga, pude confirmar o que já intuía: Yoga é psicologia pura!

No ocidente, as pessoas vêem o Yoga apenas como uma prática física! E muitos, como uma prática física que não é para todos! O que é uma grande perda e uma não-verdade!

Yoga, assim como a psicologia, é para todos! Para todos aqueles que buscam desenvolver-se a partir do autoconhecimento e do auto-estudo!

O Yoga na verdade é uma ciência, uma das mais antigas de nossa civilização e está muito além de uma prática física. Está para além ainda da filosofia (Philo = amor / Sophia = sabedoria). Yoga não é apenas amor à sabedoria, mas sim a experiência em si. É a arte de estar presente no agora e de assumir o controle de sua própria mente e de seus desdobramentos, alinhando-se com o seu próprio Self.

Nós sofremos porque não vivemos no agora. Nossa mente está, constantemente, navegando entre o passado e o futuro. O passado nos gera apegos, o futuro, expectativas. Expectativas, por sua vez, geram frustrações e ansiedades, cultivam as carências afetivas, entristecem e deprimem.

Através de posturas de yoga e principalmente, através de meditação, praticamos estar e sentir o momento presente e a entrar em contato consigo mesmo. As posturas são como um ensaio para a nossa vida lá fora. Se consigo me manter calmo, respirando e atento numa postura que me desafia, estarei pronto para qualquer desafio da vida da mesma forma, me mantendo calmo, respirando e atento.

Manas psicologia tem como objetivo contribuir para a expansão da consciência de todos aqueles que buscam o autodesenvolvimento e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a poderosa Psicologia do Yoga.


(24) 98188-0028