Este site foi criado com o intuito demonstrar como o uso de algumas ferramentas do Geoprocessamento é importante na análise do zoneamento ambiental do município de Ilhéus. Ele foi elaborado no ano de 2018 por alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Urbanismo e nele consiste alguns mapas elaborados pela equipe através do Quantum Gis e por dados coletados do IBGE, do Ministério do Meio Ambiente, de dissertação de Mestrado e do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.
Zoneamento Ambiental é “um procedimento urbanístico, que tem por objetivo regular o uso da propriedade do solo e dos edifícios em áreas homogêneas no interesse do bem-estar da população” (SILVA, 1981, p. 291). A Política Nacional de Meio Ambiente – PNMA através da Lei 6.938/81 em seu 9º artigo, inciso II, define o zoneamento ambiental como um instrumento da política nacional do meio ambiente.
A área escolhida para análise foi o município de Ilhéus, localizado no estado da Bahia, é a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. Do ponto de vista dos recursos naturais, o município de Ilhéus representa uma das áreas mais bem dotadas do Estado, caracterizando-se como uma sub-região tropical úmida, onde a ação climática representa um elemento fundamental na definição do quadro natural, configurando a excelência das formas de relevo e tipos de solo, da diversidade vegetal e a rede hidrográfica. Estes atributos indicam potencialidades variadas que se refletem nos padrões de uso da terra e, consequentemente, na economia municipal.
O município de Ilhéus localiza-se, aproximadamente, entre os meridianos de 390 00’ e 390 30’ W, e os paralelos 140 20’ e 150 00’ S (Figura 1), na zona fisiográfica denominada Região Cacaueira da Bahia e Região Econômica Litoral Sul do Estado da Bahia (SEPLANTEC/CEI, 1993). Possui uma área de 1.712 Km2 , limitando-se ao norte com os municípios de Aurelino Leal, Itacaré e Uruçuca, ao sul com o município de Una, ao sudoeste com Itabuna e Buerarema, ao oeste com ltajuípe e Coarací, ao noroeste com Itapitanga e ao leste com o Oceano Atlântico.
https://docs.google.com/presentation/d/1S8erBXerwI88HJ7pEbtrV0NVFHc7nAiUqlabMgIDvJ4/edit?usp=sharing
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1XWF07gt8OiboRM7VvQGcvhh2COAEWruIK5Ns4v4D74I/edit#gid=0