Toda programação é Livre, Aberta e
Gratuita.
VERNISSAGE
22 a 26 de novembro de 2023
PROGRAMAÇÃO
22 de Novembro - quarta-feira
INAUGURAÇÃO
GALERIA VIRTUAL ZONAS 10
22 DE NOVEMBRO DE 2023 - 19h
CIRCO DA BARRA - INSTITUTO DE ARTES UNESP
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda - CEP 01140-070 São Paulo - SP
19 hs
Performance
522 LINHAS
Autores:
Juliana Garzillo e Lucas Lespier
522 linhas é uma performance que ativa uma instalação com televisões de tubo antigas. Criamos um canal de TV pirata enviando sinal VHF do computador para as televisões, que captam as imagens com suas antenas. É o canal 11 (qualquer pessoa com uma TV de antena pode sintonizar nas proximidades do nosso set). Assim, as TVs exibem montagens que realizamos ao vivo. Além da transmissão das TVs, brincamos com webcams que captam a imagem das telas e projetamos essa imagem em uma tela branca ou parede, em um sistema de retroalimentação. Nosso canal de TV pirata costuma remixar referências da época dos aparelhos de TV (anos 1980, 1990) com memes da internet.
20 hs
Filme
A CIDADE DOS ABISMOS
(2021)
Direção:
Priscyla Bettim e Renato Coelho
Em uma fatídica noite de véspera de Natal, Glória, Maya, Bia e Kakule se encontram num bar no centro da cidade de São Paulo. Em meio a solidões, conexões e desconexões, Maya é assassinada. Um inexorável anseio por justiça perpassa o destino dos personagens, que se unem saltando em direção ao abismo.
23 de Novembro - quinta-feira
PALESTRAS ONLINE
14 hs
Palestra
Nesta palestra os integrantes da Comissão Organizadora do Festival Zonas de Compensação 10 comentam detalhes da produção do festival, bem como os conceitos abordados e tecnologias aplicadas nesta edição.
15 hs
Palestra
A palestra abordará o processo criativo na invenção de instrumentos audiovisuais eletrônicos, ou seja, objetos digitais que geram som e imagem em tempo real. Serão tratadas todas as etapas da criação, tanto em termos teóricos quanto práticos, exemplificadas por meio de instrumentos que já foram criados pelo artista. O processo envolve definição do tema a ser investigado, passando pelo conceito, como este será tratado em termos audiovisuais, interações som/imagem, componentes e microcontroladores, materiais, montagem, até chegar ao resultado concretizado na forma de um instrumento.
Esta palestra é indicada para artistas da área audiovisual, músicos, artistas plásticos, e qualquer pessoa interessada na contrução de instrumentos audiovisuais digitais.
16 hs
Palestra
Neste bate-papo Priscyla Bettim e Renato Coelho, diretores do filme Cidade dos Abismos (2021) relatam a experiência de rodar longa-metragem em película. Além disso, comentam as influências do Cinema Marginal aplicadas a essa narrativa.
24 de Novembro - sexta-feira
PALESTRAS ONLINE
14 hs
Palestra
A arte e a sociedade conectada: fakes, pós-verdade e realidades fictícias
com:
Helena Acuaviva
(Sevilha - Espanha)
O objetivo desta conferência é mostrar como a arte mais recente se adapta às redes sociais e à Internet. Analisaremos uma série de propostas artísticas que refletem os desafios atuais relacionados à credibilidade das informações -afetadas pela pós-verdade e pelo falso-, à saturação do eu, ao dilema da privacidade dos usuários conectados e aos efeitos da superexposição de nossas vidas nas redes.
15 hs
Palestra
A palestra vai abordar usos de inteligência artificial para expandir a percepção do espaço geográfico e alguns trabalhos artísticos que provoquem dissimulações dessas experiências.
16 hs
Palestra
Discutimos sobre qual seria o papel da narrativa audiovisual na organização social e na motivação de insurgências e mobilizações sociais. Se a narrativa é uma forma essencial de organizar o conhecimento e dar sentido ao mundo ao nosso redor, ela também fornece modelos para ação, podendo inspirar pessoas a se organizarem e lutarem por mudanças. Sendo as insurgências formas de resistência ao status quo, geralmente motivadas por um sentimento de injustiça ou opressão, podendo ser violentas ou não violentas, a narrativa audiovisual desempenha um papel importante na contemporaneidade dada a mobilização de apoio para as insurgências que ela promove junto ao grande público. Notavelmente hoje, as redes sociais podem facilitar a disseminação de narrativas e a organização de insurgências, permitindo que as pessoas se conectem e compartilhem informações de forma rápida e eficiente. O consequente ativismo é uma forma de ação política que pode ser motivada por uma variedade de fatores, incluindo crenças morais, justiça social ou causas ambientais. As narrativas também podem desempenhar um papel importante no ativismo, ajudando a inspirar e mobilizar pessoas para a ação. As redes sociais podem ser uma ferramenta eficaz para o ativismo, permitindo que os ativistas se organizem, compartilhem informações e mobilizem apoio. Queremos compreender como a narrativa audiovisual é utilizada como uma potente ferramenta em organizar e motivar pessoas em seus movimentos de esquerda, especialmente pelo seu importante papel nas insurgências e mobilizações sociais, e as redes sociais podem facilitar a disseminação de narrativas e a organização de ações coletivas.
14hs as 17hs
Saguão do primeiro andar
Instituto de Artes UNESP
Exibição da versão física da obra Ciberfitólio
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda - CEP 01140-070 São Paulo - SP
25 de Novembro - sábado
DEMONSTRAÇÃO EM REALIDADE VIRTUAL
15 hs
Atividade
Galeria virtual Zonas de Compensação 10 em Realidade Virtual
com:
Equipe Zonas de Compensação
GALERIA OLIDO - SALA DO DJ (1º ANDAR)
Endereço: Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01035-000
Demonstração via óculos de Realidade Virtual da galeria e obras do Festival Internacional de Arte e Tecnologia Zonas de Compensação 10.
26 de Novembro - domingo
17 hs
FESTA DE ENCERRAMENTO
MADERA BAR
Rua treze de maio N °1082 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
OBRAS
O Sabor Delicado do Nada
Ciberpajé, C.N.S. e
Alan Flexa
O Sabor Delicado do Nada é uma animação tecnoxamânica em rotoscopia digital. A obra foi criada alimentando um sistema de inteligência artificial com mais de 300 artes originais do Ciberpajé. A animação trata metaforicamente os conceitos de retidão de espírito presentes no tratado militar A Arte da Guerra, de Sun Tzu, a busca do equilíbrio interior presente no Tao-Te King, de Lao Tzi, e reflexões sobre a serenidade diante das dores e perdas a partir do Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi.
Presente de aniversário: Santos Dumont 150 anos
ChicOrtiz
Em 2023 Santos Dumont completaria 150 anos.
Um de seus aeroplanos, o Demoiselle, pode ser construído utilizando-se até mesmo alguns componentes de bambú.
Santos Dumont não patenteou o Demoiselle, muito pelo contrário, além de documentá-lo extensivamente, publicou em 1910 todos os detalhes de sua montagem na revista norte-americana “Popular Mechanics” para que qualquer pessoa pudesse reproduzi-lo.
Em comemoração a todos estes fatos, vamos lançar a modelagem tridimensional do Demoiselle de maneira completamente aberta e livre. Assim, quem sabe, algum dia você poderá construir a sua própria versão desta máquina voadora!
Ancestralidade e Memória
Silmara Franco
Jorge Franco
Ancestralidade e Memória, nasceu do desejo de retratar as bases ancestrais que carregam sabedoria e se manifestam em nosso dia a dia, através da convivência com nossos pais, avós e seus ensinamentos, presentes em objetos e lembranças acolhedoras, como a casa antiga, fotos que contribuem para lembrar um passado que ainda se faz presente e do respeito ao observar quanta sabedoria há no silêncio do olhar, nas marcas de expressão e em cada movimento daqueles que atravessaram o caminho antes de nós.
Mediocre
Triana
A mediocridade, em sua ambiguidade, torna-se um campo de batalha onde lutas sutis e às vezes abrasivas ocorrem em um mundo que reverencia a excepcionalidade e o desempenho deslumbrante. Nesse contexto, é percebida como um déficit que limita o potencial individual e obstrui o caminho para a grandeza. Essa noção mina a busca constante pela supremacia e lança luz sobre as limitações pessoais, como uma cerca invisível que interfere no progresso na vida.
Quilombismo em 3D por meio de práticas computacionais
Jorge Franco
Quilombismo em 3D por meio de práticas computacionais é uma obra composta por uma combinação de saberes culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, ancestrais e contemporâneos. Este trabalho artístico expressa um processo experimental de criar ambiente digital tridimensional (3D) de realidade virtual (RV).
Defasagem
Dudu Tsuda
Iara Guedes
Performance audiovisual que explora a defasagem entre intenção e ação, e a sensação de suspensão temporal a partir do termo cultural japonês Ma. A partir do uso dos algoritmos de alteração de imagem da ferramenta de Chroma-key do aplicativo de vídeo Chamada Zoom, construímos espaço temporalidades inspiradas em desertos, reinventando ritualizações entre corpo e ambiente e corpo e natureza.
Bio-valve Intelligence
Helena Hernández Acuaviva e Emiliano González Herrer
A ascensão da inteligência artificial parece ser acompanhada por um certo afastamento do conhecimento e conhecimento da natureza. Surge a necessidade de pensar em possíveis interações entre o biológico e o tecnológico, que ofereçam novas soluções para nossa sociedade. Os autores da obra brincam metaforicamente com essa ideia, imaginando organismos capazes de filtrar todo aquele conteúdo audiovisual de escassa base científica que abunda nas redes sociais e nubla a realidade.
Clai
Fabio Curi e Pablo Díaz
A obra explora a tecnologia como uma projeção sensível das inteligências. Diferentes tipos de inteligência e conhecimentos são expostos, simulados e dissimulados pelos participantes e pela inteligência artificial. Este processo se concretiza em um documento audiovisual no qual cada passo é registrado. As etapas desse jogo consistem em ações como edição e simulação de edição de conteúdo relacionado à elaboração de uma peça artesanal (placa de argila).
Light Ph./
Dark Ph
Áurea Muñoz del Amo e Carmen Salazar Pera
Enrique Mateos Naranjo e Susana Redondo Gómez
Light Ph./ Dark Ph., é um trabalho colaborativo de SciArt inspirado no complexo processo biológico da fotossíntese das plantas, para o qual foram consultados biólogos especializados. Realizado em formato vídeo, é composto por duas partes distintas, cada uma representando uma fase do processo de fotossíntese: a fase clara e a fase escura. O aspeto de visão binocular escolhido alude à imagem que se poderia obter olhando através de um microscópio e que, por sua vez, serve para diferenciar as duas fases do processo.
7 Herbs
Cristiane Duarte, Rolf Simoes e Rosangela Leotte.
“7 Herbs” é uma arte interativa na web. Ela usa inteligência artificial de linguagem natural para identificar as palavras e gerar imagens de “plantas de proteção”.
Captura sons por um microfone, para permitir a interação do usuário. A obra de arte funciona melhor em um dispositivo compatível com navegadores da Web (Edge, Chrome).
Sua dimensão varia de acordo com a tela do dispositivo interator.
Relógio do Meio-dia v1.0
Miguel Alonso
O Relógio do Meio-dia v1.0 é um site que explora a forma longitudinal de calcular e representar os tempos pelo globo terrestre. Neste trabalho, a partir do mapa azimutal, cujo centro de projeção está na cidade de São Paulo, SP, Brasil, as distancias são equidistantes ao longo de qualquer linha, cada longitude representa um dos locais do mundo onde está sendo meio-dia, 12h. Entretanto, esse mecanismo não respeita divisões político-geográficas, que estruturam as linhas dos fusos horários, nem mesmo a concepção clássica de um relógio. Cada representação de horas depende do lugar de acesso, o que torna difícil a localização exata do tempo.
.Notações
Luisa Paraguai e Paulo Costa
.notações parte de um arquivo fotográfico de ocupação do espaço cotidiano, em uma relação entre ordem e desordem. Em camadas, as fotografias se misturam com paisagens topográficas [wireframes programados em processing] e se ordenam dinamicamente para enfatizar a impermanência dos acontecimentos geolocalizados, que se acumulam e se desvanecem carregando o presente local de uma certa presença.
Sesgos y Traducción Automática
Helena Hernández Acuaviva e Agda Carvalho
As artistas produziram duas obras audiovisuais nas quais a intuição humana é comparada com a eficácia da máquina, o que evidencia que a Inteligência Artificial é um sintoma das realidades sociais transferidas para o mundo sintético. Paralelamente ao caminho teórico, a criação em vídeo, entre o documento e o ensaio visual, apresenta-se como o meio mais adequado para fazer as pessoas verem e ouvirem, e isso é demonstrado nas criações das artistas, que, com suas variações entre humor, ironia e denúncia trazem nuances inéditas ao problema de condenar máquinas à nossa imagem e semelhança e, assim, selar a condenação de nossa espécie.
Face
Adriano Vilela Mafra
O vídeo-poema face de Adriano Vilela Mafra contém versos dissílabos, em que cada sílaba é inserida sobre um dos olhos. Proposto como vídeo, o tempo de recitação é determinado pela sequência da exibição dos versos, o que também se constitui como o delimitador do tempo de exibição da obra completa. A sonoridade busca apresentar proporcionar correspondências imagéticas, em relação aos termos do poema.
Hifa Cinesis
Agda Carvalho, Murilo Marcos Orefice e Everaldo Pereira
Guilherme Hiroji Anraku Ikeda; Viviane Tavares de Moraes; Rodrigo Rezende, Ana Paula Mendonça Alves;Guilherme Menegasso
Helena Hernández Acuaviva; Lucas Zampieri; Isabelle Carvalho
A consciência dos subsistemas na natureza, as instabilidades e perturbações que perambulam na assimetria do tempo, cuja organização surge a partir da desordem, da consideração das múltiplas temporalidades e da diversidade de experiências que acarretam a indeterminação do futuro. Neste contexto HIFA CINESIS se depara com a essência das coisas e encontra eventos perceptivos durante a experiência. Solicita na articulação sensorial e na reorganização do corpo, uma metáfora que traduz sonhos, desejos e histórias que impactam nas interrelações em um futuro preferível.
OK, Apague as Luzes
Vini The Kid; Danny D. Weirdo
"OK, Apague as Luzes" imagina o declínio à insanide de um avançado assistente virutal de uma smart home num futuro extremamente distante em que não existe mais humanidade, smart homes ou assistentes virtuais. Acompanhando os últimos momentos do assistente, a obra apresenta flashes de sua memória milenar confundida à ilusão de controle sobre a casa que deixará de habitar.
Ciberfitólio
Fernando Fogliano e Rosangella Leote
Daniel Boanerges, ChicOrtiz e GiseleTA
A concepção do CIBERFITÓLIO faz referência ao livro "A vida Secreta da Plantas" e aos experimentos realizados por Cleve Backster, na década de 1960. A obra propõe considerar a possibilidade de comunicação entre humanos e não humanos, fazendo referência à Hipótese Gaia (1979), de James Lovelock, segundo a qual nosso planeta é um superorganismo vivo.
Incabível
larissa camnev
Na ação, a artista se esforça para caber em um cabide de plástico que simula as formas do corpo feminino. A experimentação é inútil, ao introduzir uma parte a outra não coincide, fazendo o plástico dobrar e produzir sons. A produção articula com os moldes sociais que delineiam o corpo feminino, expondo sua ineficácia.
Slita
Ive Rubini
Slita é uma obra em p5Js, que interage com os dispositivos do público. Sobrepõe frames de imagens capturadas pela câmera do dispositivo, apresentando resultados distorcidos. Foi feito durante a pandemia de covid19 como forma de encontrar alternativas no processo da autora que condiziam com o isolamento social. A obra foi feito num framework de código aberto e dialoga com a pesquisa de doutorado da autora.
Paisagem Corrompida
Kevin Zhu
Vivemos na hiperrealidade - AR, VR - telas de altíssima definição com HDR que nos cercam. As câmeras estão presentes dentro de nossos bolsos e nos prometem um registro cada vez mais fiel da realidade. Mas será mesmo? Uma foto de iPhone 11 e posterior, conta com ferramentas que ao tirar uma foto, comprimem várias imagens em um arquivo que se torna a imagem que vemos na galeria. Devemos repensar a imagem, o registro e a memória por meio da sobreposição de fotos que geram novas imagens.
Live Rainbow Skyline Music
Dimitri Lomonaco
Em 'Live Rainbow Skyline Music', a partir da captação do input sonoro proveniente do microfone do dispositivo utilizado para executá-la, as frequências sonoras captadas são visualizadas como uma mescla entre um tradicional visualizer de reprodutor de mídia e uma linha do horizonte que se forma do contraste entre a paisagem avistada de longe conta o brilho do céu.
Uma representação visual instantânea e responsiva ao ambiente toma sempre diferentes formas de acordo com as circunstâncias sob as quais a obra é executada simulando e assemelhando-se às emblemáticas vistas de skyline.
NSF Social Media
Ouissal Hachem, Aida Muriedas e Macarena Jurado
NSF Social Media critica a censura e os algoritmos em redes sociais, especialmente em relação à arte. Por meio de IA, transformamos quadros clássicos, controversos por exibir violência ou nudez, em naturezas-mortas de frutas censuradas que ainda preservam a essência do original. Nosso objetivo é burlar o algoritmo e provocar uma reflexão questionando a censura online e indagando por que é absurdo censurar uma fruta, mas não nossos corpos, sendo ambos naturais.
Cosecha
Olga Albillos e Guille Rodríguez
COSECHA (COLHEITA) é uma abordagem textural à paisagem, enfocando nos círculos criados pelas plantações que utilizam sistemas de pivô central para evitar o escoamento. Esse sistema de cultivo é comum no sul dos Estados Unidos, em estados como Texas, Oklahoma ou Albuquerque, e em algumas áreas da América do Sul, como o estado de Goiás no Brasil. Ritmo, textura, padrão e densidade são os elementos visuais pelos quais exploramos o impacto da agricultura na terra.
Vestigios de una guerra inventada
Miguel Mendoza Malpartida
Uma analogia conceitual é construída entre os históricos vasos gregos e as peças cerâmicas contemporâneas estampadas com imagens geradas por uma Inteligência Artificial. Onde ambas, fruto da invenção, conseguem brincar com o espectador e repensar as novas formas de criação. A mentira ou o mito para falar sobre a violência e seu impacto na sociedade.
Todo puede cambiar a mejor
Lydia Díaz Lagares
É um romance visual cujo enredo trata da ecologia e do meio ambiente. Nele, o usuário trabalhará lado a lado com um anjo para cuidar do planeta. Se as metas não forem cumpridas, haverá consequências. Todas as decisões são importantes.
Silencio Conectado
Julia de Gabriel, Jessica Lao e Paula Sánchez
Silencio Conectado é uma vídeo-performance de Julia de Gabriel, Jessica Lao e Paula Sánchez na plataforma de videochamadas com desconhecidos Omegle. Nela, exploram o conceito de ligação de forma experimental através da comunicação não verbal, por meio de uma projeção de ecrã com a imagem em tempo real da pessoa aleatória e de si próprias, sobre a qual realizam determinados gestos universais que podem decidir completar ou não.
Sinfonias Ecológicas
Julia de Gabriel
Sinfonias Ecológicas é uma série de obras de arte digitais realizadas por Julia de Gabriel comInteligência Artificial, que transporta o espetador para um universo utópico onde a música e a ecologia se entrelaçam de uma forma física e psicológica. Desafia as noções convencionais da relação entre a humanidade e o ambiente ao representar cidades sobre espaços vazios compostos por elementos musicais, convidando o espetador a refletir sobre a forma de intervir no seu ambiente.
Video data bank (Serie Work in Progress)
#1 “Shaving”, #2 “Taking a bath”, #3 “Smoking while waiting”, #4 “Frying eggs” y #5 “Microwave”
Juan Manuel Torrado Martínez
Video Data Bank é um arquivo de vídeos projetado para treinar a inteligência artificial na detecção e representação de emoções profundas, como desejo e sensualidade. Cinco vídeos cuidadosamente selecionados evocam essas emoções. Este projeto busca compreender como a IA pode abordar as emoções humanas, desafiando os limites da criatividade e tecnologia na interseção entre arte e tecnologia. Ele abre um diálogo sobre o papel humano na criação artística na era da inteligência artificial.
Today News
Esperanza García Lazo e María Lara Cañete
Em @todaynews_em são compartilhadas notícias falsas pensadas para serem alegres e bem-humoradas. Se a informação é postada online, muitas vezes não consideramos se é verdadeira ou não, cedemos ao entretenimento e às emoções.
A percepção tradicional da pós-verdade é desafiada, queremos demonstrar que ela pode se manifestar de forma alegre e positiva, além de tornar visível a importância da responsabilidade na divulgação de informações online.
Rigor Plastic 1.3
Eduardo Julio Lavrador Jiménez
Yolanda Martín Benítez e María Díaz Osta
Victoria Cooper Pedrote e Alberto Romero García
"Rigor Plastic 1.3" apresenta um processo auto regulado com o poliestireno como seu foco. Mostra a interdisciplinaridade ao unir elementos artísticos, científicos e ecológicos em um ciclo de retroalimentação conceitual, em um contexto de tecnologia bio-híbrida e biorremediação, criando uma "performance biológica". "Rigor Plastic 1.0" é um ecossistema onde as larvas transformam plástico, e brotos comestíveis crescem a partir dos excrementos delas, quando decompõem o poliestireno.