Este singelo site tem o objetivo de reunir informações a cerca de nosso antepassado italiano PEDRO ZANARDINI.
Com a colaboração de Suzy Meltior, descentente, pela ordem, de Pedro Zanardini/Tacito Marcondes Zanardini/Eloina Marcondes Zanardini/Clice Catarina Zanardini Leal, passamos a registrar alguns acontecimentos que remetem ao nosso antepassado italiano.
ZANARDINI:
Pietro Antonio Domenico Zanardini nasceu dia 14 de maio de 1812 em Montebello Vicentino, Vicenza, Vêneto. Era filho de Faustino Zanardini e Margarida (Margherita).
Partiu do porto de Trieste (nordeste da Itália) no navio Brigantino Toscano "Maria Tereza" com destino ao Brasil e desembarcou no porto do Rio de Janeiro (RJ) dia 29 de agosto de 1839, capital do país na época.
Partiu do porto do Rio de Janeiro dia 24 de julho de 1841 com destino à Santa Catarina.
Pedro Zanardini casou com Josepha Marcondes Ribas dia 14 de dezembro de 1856 em Palmeira (Pr). O casamento está registrado no Livro número 01, anos 1927 a 1867, na página 108 - Livro de Assentamentos de Matrimônios da igreja Nossa Senhora da Conceição.
Pedro Zanardini e Josepha Marcondes Ribas tiveram 10 filhos:
Joshepa Marcondes Zanardininasceu em Palmeira (Pr) dia 12 de Janeiro de 1840. Faleceu no dia 18 de Agosto de 1871 em Palmeira (Pr).
O doutor Pedro, como era conhecido na época, faleceu dia 03 de maio de 1894 em Palmeira (Pr).
Os restos mortais de Pedro Zanardini estão no cemitério do Distrito de Mangueirinha, município de Teixeira Soares, juntamente com os restos mortais de seu filho Tacito Marcondes Zanardini.
Observação: todos os nomes e datas constam no Inventário do Pedro Zanardini e também nos livros de Batismos, Matrimônios e Óbitos da igreja Nossa Senhorada Conceição, em Palmeira - Paraná.
MARCONDES:
Giovanni Baptista Marcone e sua esposa Olympia Marcone viviam em Veneza. Em 1688, eles tiveram um filho, batizado na Igreja de São Bartolomeu com o nome de Dionisio Marcone.
Dionísio se tornou cirurgião e foi para a Ilha de São Miguel nos Açores em 1708, se casou com Maria Vieira Vaz Columbreiro no dia 10 de Abril de 1709 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ele transformou seu sobrenome em MARCONDES e um de seus filhos, Antonio Marcondes do Amaral, veio para o Brasil em 1738 se estabelecendo em Pindamonhangaba - SP, se casou com Anna Joaquina de Sá. Uma de suas filhas, Maria Joaquina de Sá Marcondes, se casou em 1795 com o curitibano Francisco de Paula Ribas e foram morar na Fazenda Tucum situada na região de Castro - PR. Uma das filhas do casal, Anna Maria Marcondes Ribas, se casou em 1820 com José Marcelino Carneiro (filho da Rita da Cancela)e tiveram 14 filhos.Josepha Marcondes Ribas era a quarta filha do casal, se casou com Pedro Zanardini.