ISSN: 8598249-04-1 

FacebookInstagram

Anais do XVII SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGED


(Re) existir e esperançar frente ao movimento autoritário de desmonte da educação pública brasileira [recurso eletrônico] / 17º Seminário do PPGED-UEPA. - Belém: UEPA, 2022.

I Seminário do Projeto Bem viver

I Seminário do Projeto Procad-Amazônia

ISBN : 8598249-04-01 (on-line) https://ccse.uepa.br/ppged/?p=2216


Agradecemos sua participação e esperamos vê-los no XVIII SEMINÁRIO DO PPGED - UEPA.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Certificados Ouvintes

Prezados participantes,

Acessem a seção disponível abaixo ou cliquem na seta "Abrir drive folder em uma nova janela"

Agradecemos sua participação e esperamos vê-los no XVIII SEMINÁRIO DO PPGED - UEPA.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Certificados Apresentações de Trabalhos

Prezados participantes,

Acessem a seção disponível abaixo ou cliquem na seta "Abrir drive folder em uma nova janela"

Agradecemos sua participação e esperamos vê-los no XVIII SEMINÁRIO DO PPGED - UEPA.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prezados pesquisadores já está disponível o resultado definitivo dos trabalhos aprovados, com dia, local e horário de apresentação!

Clique para acessar o link de inscrição para as Cirandas de Afeto, resultado definitivo e template de apresentação disponíveis abaixo.

TRABALHOS APROVADOS - COMUNICAÇÃO ORAL.docx
Template Seminário PPGED-UEPA 2022.pptx

 APRESENTAÇÃO


Fica decretado que, a partir deste instante,

haverá girassóis em todas as janelas,

que os girassóis terão direito

a abrir-se dentro da sombra;

e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro,

abertas para o verde onde cresce a esperança.


(Tiago de Mello – Os estatutos do homem, III artigo, 1965).


O XVII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) traz como tema central dessa edição: “(Re) existir e esperançar frente ao movimento autoritário de desmonte da educação pública brasileira”. Como parte desse seminário, vamos realizar, também, o I Seminário do Projeto Bem Viver e o I Seminário do Projeto PROCAD-Amazônia, ambos coordenados pelo PPGED-UEPA.

Com esse tema central do evento, o referido seminário busca refletir e problematizar sobre o contexto crítico de profundo retrocesso democrático brasileiro, focando sobretudo na temática da educação pública. Se é verdade que a democracia (mesmo a liberal) nunca se realizou plenamente na sociedade brasileira, sendo o seu sistema educacional um retrato flagrante desse dilema, dado o quadro estrutural de desigualdade social, racial e de gênero/sexual. É verdade, também, que o processo de redemocratização, que levou à chamada “Constituição Cidadã” de 1988, legou grandes conquistas de direitos e ampliação da cidadania das classes populares, ainda que, como advertia Florestan Fernandes, essa constituição refletisse uma transição “transada” e inacabada, posto a vivacidade e a continuidade dos interesses conservadores e autoritários no país. 

Sob essa perspectiva, é importante reconhecer os avanços democráticos da sociedade e educação brasileiras advindos desse processo de redemocratização, mas, concomitantemente, é relevante destacar os limites estruturantes, que obstaculizam a constituição de uma democracia real no país. Na atual conjuntura brasileira de aguda crise da democracia (além da crise pandêmica/Covid 19), o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro se inscreve  dentro de um cenário global de avanço da extrema direita no mundo, marcado pela ascensão de governos populistas autoritários, que têm chegado ao poder pela via legal da democracia liberal, contudo, eles têm imprimido um desmonte molecular e por dentro dessas instituições liberais, forjando novos formatos de golpe e instaurando regimes autoritários. Além de considerar esse quadro mais global da atualidade, é importante, também, levar em consideração a formação histórica do país e, por conseguinte, toda a sua especificidade social e educacional, a fim de compreender criticamente esse preocupante cenário sombrio e poder apontar sendas de saída, de esperança como nos sugere Tiago de Mello ou como adverte e convoca Paulo Freire em Pedagogia da Esperança (1992): “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”.

Nesse sentido, desejamos um seminário de profícuo debate crítico e de um caminho de esperançar.      

O XVII SEMINÁRIO DO PPGED, I SEMINÁRIO DO PROJETO BEM-VIVER e, I SEMINÁRIO DO PROJETO PROCAD-AMAZÔNIA estrutura-se em comunicações científicas para promover o avanço da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação bem como na produção de ações de pesquisas futuras. 

ARTE DO EVENTO

AUTOR: FABÍOLA CABRAL

Logo do Evento

CONCEITO DA PROPOSTA VISUAL

A imagem foi inspirada pelas palavras (Re)existência, esperançar e desmonte (em sentido contrário) combinado com o sentido de cultivar/cuidar.

Um esperançar expressado no esforço de resistência da educação, assim como sua reinvenção através do trabalho coletivo.

CONCEITO DA ILUSTRAÇÃO

Fabíola Cabral

A imagem autoral, imagens de apoio e tipografia seguem o sentido flat, significando a simplicidade de elementos e priorizando o "respiro visual".

Além do estilo pessoal, essa escolha foi feita considerando a quantidade de elementos textuais e o maior impacto/simplicidade na leitura.

BELÉM - PARÁ

O CCSE constitui o Campus I na capital, Belém, e está presente em todos os 15 campis do interior, com seus cursos de graduação, docentes e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Auditório Paulo Freire do CCSE/UEPA

Tv. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo, Belém - PA, 66050-540

 COMISSÕES DO EVENTO REALIZANDO DIVULGAÇÃO