PROGRAMAÇÃO DETALHADA
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
LINK PARA DOCUMENTO EM PDF: drive.google.com/file/d/1wEdNsQ8qeBZI2pWV-bGQZflN1MfsnUbp/view?usp=sharing
A partir da contribuição de autores que produziram, historicamente, na contramão da ciência dominante de suas épocas, tentar um resgate da possibilidade de crítica da Psicologia no cenário brasileiro e pensar em uma atuação e produção acadêmica mais implicada com os problemas próprios do nosso contexto sócio-econômico.
Palestrantes:
Anna Turriani - é pesquisadora, psicanalista, psicóloga social, educadora somática, permacultora, meliponicultora, dançarina, educadora popular. Compõe o Coletivo Margens Clínicas, dedicado ao enfrentamento da violência política. Atualmente cursa o doutorado no DIVERSITAS/USP com a pesquisa "Profanações para uma psicanálise de vocação pública" e coordena a Rede para Escutas Marginais - REM, atividades formativas para profissionais da saúde e assistência social e jovens psicólogues moradores de territórios periferizados.
Paulo Bueno - Psicanalista, mestre e doutor em Psicologia Social (PUC-SP). Pesquisador do Núcleo Psicanálise e Sociedade. Docente do Instituto Gerar. Colaborador do Instituto AMMA Psiquê e Negritude. Colunista do blog Papo de Mãe/UOL.
Marcio Farias - Psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia Social na PUC-SP. Professor , pesquisador , autor do livro Clóvis Moura e o Brasil.
Diante de uma psicologia tradicionalmente feita e direcionada para a elite, o saber psi europeu e americano descontextualizado necessita ser revisto frente à realidade latina, descobrindo novas formas de existência perante a nossa diversidade identitária (gênero, raça, classe, território). Nesse sentido, a resistência frente às imposições e a permanência do modelo colonialista, insere desafios na realidade e a necessidade de construções contra hegemônicas.
Palestrantes
Livia Cristinne Arrelias Costa - Mulher preta cisgênero da Amazônia, mãe ekedy de Oya, Gestalt-terapeuta, doutoranda em Psicologia na UFRJ, docente substituta em Psicologia - UFRJ e em cursos de formação e pós-formação em GT. Trabalha em consultório online, com atendimento e supervisão clínica. Atual Vice-presidente da Associação Brasileira de Gestalt-terapia e da Abordagem Gestáltica - ABG.
Leda Mendes Pinheiro - Mestre e doutora em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui licenciatura e bacharelado em Psicologia, pela Universidade Federal da Paraíba. Psicóloga clínica especialista em Neuropsicologia. Formação plena em Gestalt-Terapia. Membra da Frente de Mulheres de Movimentos do Cariri e militante da luta antimanicomial. Experiência de trabalho na Rede de Atenção Psicossocial: CAPS (Psicóloga) e Casa de Saúde Santa Teresa (Psicóloga e coordenadora), no município de Crato e docência do ensino superior em cursos de graduação em Psicologia e pós-graduações.
Paulo Henrique Pinheiro de Barros - Psicólogo, gestalt-terapeuta, sexólogo e supervisor clínico. Um dos coordenadores do Instituto de Gestalt-terapia de Roraima e coordenador do Núcleo de Atendimento Psicossocial para População LGBTQI+. Homem cis? Não-binário? Não sei responder. Preciso responder? Bixa, viado? Até então, com certeza! Carrego em mim as marcas do gênero que me foi imposto e que por anos aprendi a performar. Disseram-me menino! Disseram-me homem! O mundo divido em duas cores, meu corpo tomado pelo azul. Mas, a criança viada resistiu e continua a resistir! Desejosa por experimentar outras cores, outras possibilidades, outras formas.
Mônica Botelho Alvim - Psicóloga, Gestalt-Terapeuta, doutora em psicologia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em filosofia contemporânea pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne. Vive no Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente em diversos cursos de especialização em Gestalt Terapia no Brasil. Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt-Terapia em contextos psicoterápico e comunitário, a partir de um diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Coordena o NEIFeCS - Núcleo de estudos interdisciplinares em fenomenologia e clínica de situações contemporâneas, investigando o contemporâneo e fenômenos sociais estruturais, como raça, gênero e classe. Membro do GT Fenomenologia e Psicologia, da ANPEPP. É autora do livro A Poética da Experiência: Gestalt-terapia, Fenomenologia e Arte, co-autora do livro Clínica de Situações Contemporâneas: fenomenologia e Interdisciplinaridade, assim como de capítulos e artigos, no Brasil e no exterior.
Refletir impactos da pandemia da saúde mental e também sobre o negacionismo de uma política bolsonarista que ignora o sofrimento do luto, do medo, da insegurança, ignora a necessidade urgente de políticas públicas sérias diante de um país desigual, e de compromisso com informação e defesa da ciência.
Palestrantes:
Crisóstomo Lima do Nascimento - Psicólogo clínico, Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Mestre em estudos da subjetividade com ênfase em Fenomenologia pelo Programa de pós-graduação em Psicologia da UFF, com graduação, bacharelado e licenciatura, em Psicologia pela mesma instituição; pós graduação em Filosofia e pós-doutorando em Ciências da Religião pelo PPG da PUC Campinas. Projeto adjunto da UFF, vinculado ao Departamento de Psicologia do Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes. Professor do PPG em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Coordenador do grupo de trabalho Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Kássio Kran - de Ceres - Goiás, para o mundo. 31 anos de experiência na arte da vida. Psicólogo, escolhido pela Psicologia. Terapeuta, tocador de almas e ativista social por Igualdade Humana. Fundador do Instituto Ubuntu
Ionara Rabelo - Psicóloga, Doutora em Psicologia pela UNESP-ASSIS (2011). Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás/ Regional Goiás. Psicóloga da Gerência de Vigilância às Violências e Acidentes, Secretaria Municipal de Saúde, da cidade de Goiânia. É pesquisadora do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Emergência e Desastres, FIOCRUZ-Brasília. Psicóloga na organização Médicos sem Fronteiras com atuação nos Territórios Ocupados da Palestina (2011), Tabatinga-Amazonas (2012), fronteira da Turquia e Síria (2014 e 2015), Libéria (2015), Equador (2016), Etiópia (2019) e Moçambique (2020). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Saúde atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicologia da gestão integral de riscos e desastres, violências, epidemias e saúde coletiva.
Debate sobre como a psicologia perde espaço para o imediatismo de uma lógica neoliberal; como a linguagem científica da psicologia (não) alcança a comunidade e práticas pseudocientíficas tomam este espaço de maneira antiética; por outro lado: os discursos de um método único nas ciências, a fetichização da ciência e o apagamento da diversidade das psicologias; a psicologia como ferramenta para autonomia.
Palestrantes:
Susie Amâncio - possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1986), Graduação Em Instrumento/Piano pela Universidade Federal de Goiás (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é professora associada do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, desenvolvimento moral, disciplina-indisciplina, autoridade, autonomia, ética. educação e formação humana.
Fernanda Torres Sahão - é Psicóloga e Mestra em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é doutoranda em Análise do Comportamento, também pela UEL, com ênfase na área de Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos, mais conhecida como Programação de Ensino. Atua como docente do curso de Psicologia da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e como professora convidada em formações e especializações. Possui um projeto de divulgação científica no Instagram (@cientistasemjaleco), onde produz conteúdo sobre ciência, pesquisa e comportamento humano.
Christine Ramos Rocha - é Psicóloga (CRP09/4346) formada pela PUC-GO. Atua nas áreas Clínica, Social e Jurídica. Coordenadora do CREAS Unidade II em Aparecida de Goiânia. Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia. Coordenadora da Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aparecida de Goiânia. Vice Presidente do Conselho Regional de Psicologia de Goiás.
Racialidade e gênero na formação e atuação em psicologia, de forma a promover o debate sobre o pensamento crítico para o compromisso com a liberdade, a dignidade, a igualdade e a integridade do sujeito em uma dada coletividade.
Palestrantes:
Luísa Parreira Santos - é Psicóloga com graduação e mestrado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Saúde Mental pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico Existencial Humanista. Docente do curso de Psicologia-FATRA, Psicóloga Clínica e Coordenadora da Comissão de Psicologia e Relações Étnico Raciais do CRP 04 subsede Triângulo.
Valeska Zanello - Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2005), graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005) com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora Associada 2 do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPSICC)/UNB de agosto de 2019 a março de 2021. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em SAÚDE MENTAL e GÊNERO. Coordena o grupo de pesquisa "Saúde Mental e Gênero" (foco em mulheres) no CNPq, o qual realiza uma leitura do campo da saúde mental sob um viés feminista das relações de gênero ( e interseccionalidades com raça e etnia) no que diz respeito à epistemologia, semiologia, diagnóstico psiquiátrico e prática profissional. Foi representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (SPM) e no GEA (Grupo de Estudos do Aborto) no periodo de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Estudos Feministas (GEFEM) e do NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher) da UnB. Participou do TEDx Universidade de Brasília com o talk "Por que xingamos homens e mulheres de formas diferentes?" e do Pint of Science/ Brasília com a fala "Por que as mulheres sofrem tanto no amor? Uma análise psicossocial". Gravou o (vídeo aula) ORIENTAPSI, do Conselho Federal de Psicologia, sobre o tema "Saúde Mental e Gênero". Blog do grupo SAÚDE MENTAL E GÊNERO: https://saudementalegenero.wordpress.com
Lanussy Lira - Bacharela e licenciada em Psicologia pela Ufg. Psicóloga Clínica, especialista em Psicoterapia Analítico-Comportamental.
Tentar compreender qual é o papel da Psicologia nesse momento em que vivemos e na urgência da sua necessidade de se implicar socialmente com os problemas enfrentados por nossa população, atualmente. Fomentar discussões sobre como diferentes atuações da psicologia podem contribuir para uma ideia para além da omissão e do silêncio e que seja emancipatória.
Palestrantes:
Kwame Yonatan Poli dos Santos - Psicólogo pela Unesp-Assis, mestre pela mesma instituição, atua como supervisor, psicanalista e doutorando do Núcleo de subjetividade da PUC-SP e é professor do Instituto Gerar. Possui três livros publicados: "Transverso", "Nasce um desejo", "Feliz para sempre?". Em 2018, ganhou o prêmio "Jonathas Salathiel", promovido pelo CRP-SP. Tem experiência profissional em políticas públicas, sendo supervisor institucional de profissionais do SUS e do SUAS. Atualmente, também compõe o coletivo Margens Clínicas, grupo de psicanalistas e psicólogas que atuam no enfrentamento à violência de Estado, é um dos articuladores do projeto "Aquilombamento nas Margens". Capoerista do grupo Angoleiros do sertão. Pai da Kalihe Harumi.
Mariana Alves Gonçalves - Doutora em Psicologia pela UFRJ, professora e pesquisadora na cidade do Rio de Janeiro. Autora do livro "Psicologia favelada: ensaios sobre a construção de uma perspectiva popular em psicologia”.
Lia Vainer Schucman - Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ativista antirracista e pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais . Autora dos livro “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” ( Veneta 2020) e Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor (EDUFBA, 2018).