X Simpósio em Neuromecânica Aplicada

Adaptação central e periférica ao treinamento e reabilitação

25-28 Set 2019 :: Uruguaiana :: RS

O Simpósio em Neuromecânica Aplicada (SNA) teve sua edição inaugural em 2010, na recém criada Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana. O evento tomou corpo nacional e internacional, cresceu em número de palestrantes e participantes, e edições anuais foram realizadas continuamente desde 2010. O evento já contou com palestrantes de mais de 10 países em suas edições, vindos do Canadá, Estados Unidos, Portugal, Holanda, Bélgica, Austrália, Chile, Uruguai, Colômbia, entre outros. Também sempre destacou palestrantes de diferentes estados do Brasil. Ao longo dos anos, o evento contribui para fortalecer os grupos de pesquisa promotores das edições e alavancou diversas colaborações de instituições do RS com outras do Brasil e do exterior. Em duas oportunidades, o simpósio aconteceu como evento satélite do Congresso Brasileiro de Biomecânica, o que aumentou sua visibilidade nacional. Ao longo desses 10 anos o SNA já aconteceu em todos os estados da região sul do Brasil.

Desde sua primeira edição, o evento é temático, o que permite concentrar os temas de debate em torno de um assunto comum. O histórico do evento apresentou diversidade nos temas, a saber:

I. 2010 – I Simpósio em Neuromecânica Aplicada – Envelhecimento, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana;

II. 2011 – II Simpósio em Neuromecânica Aplicada – Análise Tridimensional do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria;

III. 2012 – III Simpósio em Neuromecânica Aplicada – Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana;

IV. 2013 – IV Simpósio em Neuromecânica Aplicada – Desempenho Esportivo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis;

V. 2014 – V Simpósio em Neuromecânica Aplicada – Adaptações ao Exercício, Treinamento e Reabilitação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul;

VI. 2015 – VI Simpósio em Neuromecânica Aplicada – Controle Neural da Marcha, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis;

VII. 2016 – VII Simpósio em Neuromecânica Aplicada – Esporte Olímpico e Paralímpico, PUC PR, Curitiba;

VIII. 2017 – VIII Simpósio em Neuromecânica Aplicada – Biomecânica da Unidade Músculo-Tendão, PUC RS, Porto Alegre;

IX. 2018 – IX Simpósio em Neuromecânica Aplicada – Populações Especiais, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Para a décima edição, a temática do evento é “Adaptação central e periférica ao treinamento e reabilitação”, um tema que se permeia com a atuação do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada nos últimos 10 anos em que desenvolvemos estudos com modelos animais e com humanos em variadas condições de mobilidade e funcionalidade, estudando tanto adaptações periféricas e funcionais, quanto adaptações centrais incluindo respostas neurais ao exercício. O exercício físico, seja como forma de treinamento ou estratégia de reabilitação, vem sendo investigado em nossos grupos no contexto do envelhecimento, esporte, e em modelos animais de doenças que afetam o sistema nervoso central, como a doença de Alzheimer acidente vascular cerebral, e déficits cognitivos decorrentes do envelhecimento e seus impactos na funcionalidade. Também no contexto da reabilitação, as formas como exercício é empregado e suas adaptações agudas e crônicas são temas de nosso interesse e que possuem bastante aplicação prática. Também as adaptações agudas e crônicas da marcha e capacidade de controle muscular em situações de trauma músculo esquelético justificam o interesse na temática proposta para esta edição do SNA.

O SNA chega na sua décima edição mantendo o objetivo de reunir cientistas, professores, estudantes e profissionais para discutir ciência de alto nível. As edições do evento já aconteceram em todos os estados da região sul do Brasil. Em sua décima edição, será realizado na mesma instituição onde ocorreu a primeira edição, a Universidade Federal do Pampa. Com uma boa estrutura para receber visitantes, a Universidade Federal do Pampa promoverá o evento reunindo palestrantes de destaque no cenário nacional e mundial, valorizando a integração latino americana, e promovendo um ambiente profícuo de debate científico. O X SNA manterá o formato das edições anteriores, com workshops temáticos, palestras, mesas redondas e sessão científica.

O evento também será um momento especial para celebrar o aniversário de 10 anos do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada.

A programação do X SNA foi cuidadosamente construída de modo a englobar temas interconectados na temática desta edição do evento, de forma a conduzir o participante a uma atualização ampla nos diferentes assuntos abordados.

A programação do evento também foi construída de maneira atenta ao equilíbrio na representatividade de homens e mulheres como palestrantes, moderadores e debatedores, assim como inclui uma sessão de debate sobre o tema mulheres na ciência, que consideramos de amplo interesse na comunidade acadêmica.

Além disso, incluímos recém doutores e doutoras como palestrantes convidados, de forma a criar oportunidades para exposição destes jovens cientistas ao público e ao contato com outros colegas, o que pode beneficiá-los na firmação das suas carreiras.