REBELA-TE PELA VIDA

O Extinction Rebellion, (Rebelião Contra a Extinção, abreviada como XR) é um movimento internacional sem um líder único, descentralizado e sem filiação político-partidária, que usa ação direta não-violenta para pressionar os governos a responder de forma justa à emergência climática e ecológica.

Buscando inspiração em movimentos populares como Occupy, Satyagraha, as sufragistas e o movimento dos direitos civis estadunidense, o Extinction Rebellion quer reunir apoio mundial em torno de um senso comum de urgência para combater o colapso climático e a sexta extinção em massa.

O Extinction Rebellion foi estabelecido no Reino Unido em maio de 2018, com cerca de cem acadêmicos assinando um apelo à ação em outubro de 2018 e lançada no final de outubro por Roger Hallam e Gail Bradbrook e outros ativistas do grupo de campanha Rising Up! Em novembro de 2018, cinco pontes do outro lado do rio Tâmisa, em Londres, foram bloqueadas. Em abril de 2019, a Extinction Rebellion ocupou cinco locais de destaque no centro de Londres: Piccadilly Circus, Oxford Circus, Marble Arch, Waterloo Bridge e a área em torno da Parliament Square. Também nesse mês o movimento chegou a Portugal. Hoje estamos em 68 países, com 1122 grupos locais.

O movimento usa uma ampulheta em um círculo, conhecida como símbolo de extinção, para servir como um aviso de que o tempo está se esgotando rapidamente para muitas espécies.

QUERES CRIAR UM GRUPO NA TUA CIDADE?
PODEMOS AJUDAR.

foto no banner_ Thomas Katan