Apresentação

A Comissão Organizadora do XIX Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval tem o prazer de convidar todos os sócios da AHLM a participar no XIX Congresso da nossa Associação, que terá lugar em Alcobaça, Portugal, de 5 a 9 de setembro de 2023.  

 

É a primeira vez que o nosso Congresso se realiza fora de uma universidade específica, ao apostar na reunião de esforços de diferentes universidades (Universidade Aberta; Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), de centros de Estudos (IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição e respetivo polo na Universidade Aberta), e instituições da região (Câmara Municipal de Alcobaça; Direção-Geral do Património Cultural / DGPC – Mosteiro de Alcobaça). Trata-se de um desafio que aceitamos com entusiasmo e sentido de responsabilidade.
 

O Congresso decorrerá no Mosteiro de Alcobaça, estando previstas oito conferências plenárias, por Maria Jesús Lacarra, Aires A. Nascimento, Elvira Fidalgo, Isabel Beceiro Pita, Mariano de la Campa, Rafael Beltrán, Tobias Brandenberger e Yara Frateschi Vieira.


Prevemos ainda duas mesas redondas de homenagem a dois dos nossos colegas, Professores, que recentemente nos deixaram, Elsa Gonçalves e Helder Godinho. Várias sessões paralelas, espaços para a apresentação de livros e atividades culturais e conviviais complementares ocorrerão durante o Congresso.  



Propostas de Comunicação 

As propostas de comunicação poderão ser enviadas a partir de 30 de janeiro de 2023, até 30 de março de 2023. O formulário e a submissão de propostas de comunicação estarão disponíveis na página web do Congresso (no separador Inscrições). 

 

Durante o mês de abril de 2023, a Comissão Organizadora procederá à avaliação das propostas recebidas e informará os proponentes, por correio eletrónico, quanto à sua aceitação. 

Seguidamente, os autores poderão proceder à sua inscrição definitiva no Congresso e efetuar o pagamento (com acesso também a partir do espaço web do Congresso (no separador Inscrições). 



Comunicações 

As comunicações não podem superar a duração de vinte minutos, podendo incidir sobre qualquer tema relacionado com as literaturas medievais ibéricas. Independentemente deste âmbito, e tendo em conta o local onde se realiza o Congresso, serão especialmente bem-vindas propostas que abordem questões relacionadas com livros e leituras, a circulação de manuscritos e de temas, ou ainda o binómio texto e imagem (decoração, rubricação...). 

 

As línguas de trabalho acolhidas serão, como habitualmente nestes Congressos, as línguas ibéricas, e ainda o francês e o inglês.  

 

Após o Congresso, os trabalhos enviados para publicação serão submetidos a revisão por pares. Oportunamente serão divulgadas as normas para a apresentação dos textos, que deverão sempre ser enviados para o correio oficial do Congresso: ahlm.xix@gmail.com.


   Cartaz [PDF]

    1ª circular [PDF]

    2ª circular [PDF]