O Encontro 

Neste ano de 2023, marcado pela retomada do processo democrático no país e pela árdua tarefa de recuperação de nossos direitos e políticas públicas, realizaremos nosso XIV Encontro Nacional da ABEP.

Muitas são as questões e demandas postas à Psicologia, decorrentes do período da pandemia e do retorno às atividades no pós-pandemia, questões que impactam o trabalho das psicólogas e consequentemente a formação que deve, instrumentalizada pelos conhecimentos da ciência psicológica e de áreas afins, promover reflexões que permitam a compreensão das subjetividades, das relações socias e institucionais, bem como das políticas garantidoras de direitos e inserção do trabalho da psicóloga nessas políticas. No horizonte, a busca por produção de novos conhecimentos e práticas, descolonizados.

A recuperação do processo democrático que se inicia neste ano envolve toda a sociedade e suas instituições, e a formação em Psicologia tem também o compromisso com essa retomada. Por essa razão, o tema de nosso Encontro é “Diálogos e Reconstruções”.

Os problemas vividos no campo da formação nos últimos 6 anos, com o avanço da EaD no ensino superior e constantes ameaças de implantação da EaD nos cursos de Psicologia, nossas diretrizes não homologadas, as demissões em massa de  docentes e a precarização do trabalho, as dificuldades vividas por estudantes durante e após a pandemia, as fracas políticas de permanência estudantil, o enfraquecimento das políticas públicas de saúde, educação, assistência social – espaços de trabalho da psicóloga, bem como o avanço da pesquisa e produção de conhecimentos no âmbito da Psicologia, as práticas e vivências nos campos de trabalho, as reflexões e demandas a partir dos princípios dos Direitos Humanos, estão representados nos Eixos desse Encontro e serão discutidos por meio de mesas redondas, diálogos, minicursos e fóruns.

Nossos Encontros revelam, ao longo de sua história, uma importante característica: o diálogo como método, que se expressa institucionalmente na organização dos Fóruns: de Coordenadoras/es de Curso e Supervisoras/es de Estágio, de Estudantes, de Docentes, de Núcleos ABEP.

O Encontro ABEP constitui-se em um momento de trocas – de conhecimentos, experiências e afetos.  Após dois anos de pandemia e atividades remotas (que certamente nos mantiveram ativas, conectadas), o retorno ao formato presencial é bem-vindo, desejado, e certamente impulsionará nossas iniciativas coletivas e alimentará nossa disposição de lutar pela formação de qualidade ética e técnica, socialmente referenciada e relevante.

Sintam-se todas, todos, todes acolhidas/os/es e abraçadas/os/es.