Professor/pesquisador/artista da arte e do design. Doutor em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica da Arte, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2021), com pesquisa sobre coleções de arte afrorreligiosa oriunda de batidas policiais no século XX. Realizou mestrado em História na Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2015), com ênfase na estética da Coleção Perseverança e a construção conceitual de etnodesign.
Possui formação inicial em Design pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL (2011), em Artes Cênicas pela UFAL (2011) e Artes Visuais pela UNINTER (2020). É autor do livro "Narrativa imagética da Coleção Perseverança: um conceito de etnodesign" (Editora Graciliano).
Atuou como professor substituto de Museologia da Arte no Instituto de Artes - UFRGS (2017-2018), nos cursos de História da Arte , Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais.
Foi professor substituto no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, atuando com História da Arte nos níveis: Técnico/Integrado, Graduação e Pós-Graduação (2021-2022).
É membro da Red de Investigadores em Diseno, da Faculdad de Diseno y Comunicacion - Universidad de Palermo/Argentina (2021-). Atualmente pesquisa coleções, estética africana e afro-brasileira, arte assombrada, objetos religiosos, memória, performances e ritos afro-brasileiros nas Artes Visuais e no Teatro, história e memória do design, da cenografia e da estética decolonial.
(Texto informado pelo autor)
e-mail: andersondiegoalmeida@gmail.com
Nascida em Lagarto (SE), Kátia Bogéa é graduada em História pela Universidade Federal do Maranhão (1984) e especialista em historiografia Brasileira e Regional pela Universidade de São Paulo (1988). Atua exclusivamente em atividades na área do patrimônio cultural, quando ingressou como estagiária na recém-criada Superintendência Regional do Iphan, onde dedicou toda a sua vida profissional à pesquisa do patrimônio maranhense e ao trabalho de preservação e proteção do Centro Histórico de São Luís e Alcântara. Ocupou o cargo de Superintendente do Iphan no Maranhão no período de 2003 a 2015, quando planejou e articulou o PAC Cidades Históricas, junto à Prefeitura de São Luís, à Câmara Municipal, ao Governo do Estado, às Universidades, aos comerciantes, moradores, empreendedores e demais setores de atuação no Centro Histórico de São Luís.
Ocupou o cargo de Presidente do Iphan entre 2016 e 2019, sendo a primeira ex-superintendente a chegar à presidência da Instituição em 80 anos. Neste período, trabalhou em articulação com diversos atores e instituições e garantiu conquistas institucionais que vão da realização do concurso público para 411 novos servidores à entrega de mais de 90 obras de restauração e requalificação do Patrimônio Cultural, somando um investimento de mais de R$ 500 milhões em todo o Brasil.
Desde 1º de janeiro de 2021, está à frente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís, com o objetivo de resgatar a importância do Patrimônio Cultural ludovicense para a sua população, associando desenvolvimento econômico e social à preservação de nossas referências culturais.
e-mail: gabinete@fumph.saoluis.ma.gov.br
Vitor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão nasceu em Toulouse (França) em Dezembro de 1952 e é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o centro de investigação ARTIS-Instituto de História da Arte (ARTis-IHA-FLUL).
Dedica-se à área de História da Arte da Idade Moderna (com incidência nos estudos da pintura portuguesa dos séculos XVI, XVII e XVIII), e às áreas da Teoria da Arte e da Imagem, Iconologia e Gestão Integrada do Património Cultural. É membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Nacional de Belas-Artes, da Academia Portuguesa da História, da Sociedade de Geografia e da Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte.
Foi Presidente da Comissão Científica de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005-07). É membro do Conselho Científico da Universidade de Lisboa. Coordenou, em conjunto com docentes de outras Universidades e instituições, vários projectos financiados pela FCT, de que se destacam os seguintes: POCI/EAT/58065/2004, The materials of the image: pigments on Portugese treatises from the Middle Ages to 1850; e PTDC/EAT-HAT/ 100868 /2008: A camada de preparação invisível e a sua influência na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: uma questão a resolver; e PTDC/EAT-HAT/103690/2008: O mercado leiloeiro da arte antiga e contemporânea em Lisboa (2005-2011). Tem-se dedicado, como historiador de arte, a estudos de temas da Idade Moderna, redignificando o património artístico português e o campo teórico e metodológico da disciplina na análise da produção a partir de visões globalizantes, atento às mecânicas do mecenato, ao estatuto social dos artistas e aos programas iconológicos dos conjuntos e obras.
Especial interesse tem manifestado por «períodos escuros» da arte portuguesa, como sejam o Maneirismo e o Proto-Barroco, a que dedicou longas pesquisas.
e-mail: vit.ser@fl.ul.pt
Historiadora de Arte, Conservadora da Coleção de Escultura do Museu Nacional de Arte Antiga. Maria João Vilhena de Carvalho concluiu o Doutoramento em História da Arte em 2014/11/14 pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e a Licenciatura em História, variante de História da Arte em 1991/07 pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
É Investigadora integrada na Universidade Nova de Lisboa, Instituto de História da Arte, e Técnica Superior na Museus e Monumentos de Portugal, trabalhando no Museu Nacional de Arte Antiga como conservadora da Coleção de Escultura.
Publicou artigos em revistas especializadas, livros e capítulos, atuou como editora e orientadora de pós graduação. Organizou eventos e exposições. Recebeu 2 prémios. Participa e participou como Investigador em 3 projetos, e como Investigador responsável em 1 projeto. Atua nas áreas de Humanidades com ênfase em História da Arte, Estudos Medievais; Arte da Idade Moderna em Portugal.
e-mail: maria.vilhena@museusemonumentos.pt
Professor titular no Instituto de Artes da UNESP (2008), Universidade Estadual Paulista, Mestre (1983) e Doutor (1989), pela escola de Comunicações e Artes da USP, bacharel e licenciado (1975 e 1976) em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É professor na graduação, mestrado, doutorado na UNESP.
Possui experiencia em artes, focada em pintura e história da arte, autor de 20 livros sobre arte brasileira e especialista no período barroco, atua nos seguintes temas: arte brasileira, patrimônio artístico e cultural, arte e arquitetura religiosa. Como artista plástico, trabalha desde 1975 e participou de duas Bienais Internacionais de São Paulo; expôs individualmente em São Paulo, Brasília e Roma. Como curador, trabalhou na concepção e curadoria em diferentes museus, principalmente sobre arte barroca.
Desde 1987, criou e coordena o Barroco Memória Viva, um grupo de extensão e estudos sobre barroco brasileiro, e um grupo de pesquisa homônimo junto á CAPES. Concebeu e coordena o Acervo Digital em Artes Visuais junto á Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP, um programa que reúne acervo extensivo de imagens e informações sobre artes visuais e arquitetura barroca brasileira. Tem organizado e coordenado eventos acadêmicos nacionais e internacionais sobre arte e patrimônio sacro latino-americano.
e-mail: percivaltirapeli@gmail.com
Comunicações Orais & Pôsteres:
Adriano César de Oliveira
(Texto informado pelo autor)
e-mail: ecosdemistica@gmail.com
Conservador-restaurador de Bens Culturais Móveis, graduado pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Graduação “sanduiche” em Conservación y Restauración del Patrimonio Cultural, Escuela de Conservación y Restauración de Occidente (ECRO), Guadalajara, México, com ênfase em cerâmica arqueológica. Mestre em Artes na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGArtes/EBA/UFMG); e, Doutorando no PPGArtes/EBA/UFMG, na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural. A pesquisa de doutorado é intitulada “Estudo das técnicas e materiais das esculturas sacras em suporte cerâmico, a partir das obras de Frei Agostinho da Piedade, Século XVII”.
Tem experiência na área de artes, com ênfase em conservação e restauração de bens culturais móveis, atuando principalmente nas seguintes áreas: conservação e restauração de cerâmica e cerâmica arqueológica, ajuste cromático e documentação científica por imagem, pintura de cavalete, escultura em madeira policromada, papel e conservação preventiva. Integrante da direção do Ceib (Centro de Estudos da Imaginária Brasileira) na função de primeiro secretário. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Imagem e Preservação.
(Texto informado pelo autor)
e-mail: agealmada@yahoo.com
Ana Cláudia Vasconcelos Magalhães
(Texto informado pelo autor)
e-mail: acvmagalhaes@yahoo.com.br
Aziz José de Oliveira Pedrosa
(Texto informado pelo autor)
e-mail: azizpedrosa@yahoo.com.br
Possui graduação em Belas Artes pela Escola de Belas Artes e Artes Gráficas de Belo Horizonte (Escola Guignard, atual UEMG). Foi idealizadora e coordenadora do curso de especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como diretora do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da EBA/UFMG (Cecor/EBA/UFMG) por 15 anos. Criou e presidiu o Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (Ceib). Possui vasta experiência na área de Artes, tendo atuado como professora de Xilogravura na Escola Guignard (UEMG) e na Escola de Belas Artes da UFMG, onde também exerceu a função de diretora.
Dedicou-se à conservação e restauração de bens culturais móveis, com ênfase em temas como conservação preventiva, escultura policromada, bens culturais, restauração e imaginária religiosa. Realizou estágio em restauração no Centre de Conservació i Restauració de Catalunya e concluiu o curso de Atualización para América Latina - Restauración de Pinturas sobre Tela, no México DC, revalidado pela UFMG com nível de especialização. Coordenou a restauração de importantes obras artísticas do patrimônio de Minas Gerais, incluindo a pintura do forro da Igreja de São Francisco de Assis, de autoria de Manoel da Costa Ataíde, em Ouro Preto; "A Santa Ceia," do mesmo autor, pertencente à Casa do Caraça; a caixa de madeira do órgão da Sé - Catedral de Mariana; e a Via Sacra de Candido Portinari na Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, MG.
(Texto informado pelo autor)
e-mail: beatrizrvcoelho@gmail.com
Camila Henriques Maia de Camargos
(Texto informado pelo autor)
e-mail: camillahmcamargos@gmail.com
Clarisse Fontanellle Ferreira Parente
(Texto informado pelo autor)
e-mail: clarissefontenelle@gmail.com
Cláudia Ferreira Lima Costa
(Texto informado pelo autor)
e-mail: claudiaeliezercosta@gmail.com
Cláudia Guanais Aguiar fausto
(Texto informado pelo autor)
e-mail: cmguanais@gmail.com
Daniela Cristina Ayala Lacerda
(Texto informado pelo autor)
e-mail: dcayala@gmail.com
Daniele Baltz da Fonseca
(Texto informado pelo autor)
e-mail: daniele_bf@hotmail.com
Dom Ancelmo Osb
(Texto informado pelo autor)
e-mail:
Fábio Mendes Zarattini
Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Artes, Escola de Belas Artes/UFMG) Linha de estudo: Preservação de Patrimônio Cultural, Mestre em Patrimônio Cultural (PPG-ARTES/UFMG) Bolsista; Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com foco nos percursos de pintura e escultura; secretário do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira- CEIB (desde 2017). Editor OJS; revisor dos periódicos do Ceib: Imagem Brasileira e Boletins do Ceib (2018-2022). Integrante da Comissão Organizadora dos Congressos Internacionais do Ceib (2017, 2019 e 2022). Membro do grupos de pesquisa Imagem e Preservação da Escola de Belas Artes da UFMG, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Conservação Restauração de Esculturas policromadas e douradas em madeira, atuando também com restauro e conservação de pinturas parietais, de cavalete, e forros.
(Texto informado pelo autor)
e-mail: fzarattinirestauro@gmail.com
Flávio Antônio Cardoso Gil
(Texto informado pelo autor)
e-mail: flavog@yahoo.com.br
Francisca Jheine Andrade Cunha
(Texto informado pelo autor)
e-mail: jheine_fran@hotmail.com
Gabriel Ribeiro Nobre
(Texto informado pelo autor)
e-mail: gabribnob@gmail.com
Gustavo Bastos
(Texto informado pelo autor)
e-mail: gustavobastosbonfim@gmail.com
Igor Pereira Trindade
(Texto informado pelo autor)
e-mail: igor_pereira97@hotmail.com
Jadilson Pimentel dos Santos
(Texto informado pelo autor)
e-mail: jadilsonpimentel@ifba.edu.br
João Carlos Ferreira de Melo Júnior
(Texto informado pelo autor)
e-mail: jcmelo_wood@hotmail.com
Jorge Henrique dos Santos Silva
(Texto informado pelo autor)
e-mail: jorghenriqarq@gmail.com
Luciana Bonadio
(Texto informado pelo autor)
e-mail: ucianabonadio.ufmg@gmail.com
Lucinéia Maria Bicalho
(Texto informado pelo autor)
e-mail: lucineia.bicalho@museus.gov..br
Luis Antônio da Cruz
(Texto informado pelo autor)
e-mail: luizcruztiradentes@gmail.com
Marcelo César de Carvalho
(Texto informado pelo autor)
e-mail: marceloccarv@gmail.com
Marcia Valéria Rosa
(Texto informado pelo autor)
e-mail: marcia.rosa@unirio.br
Marcos Luan Cosme Barbosa
(Texto informado pelo autor)
e-mail: marckdahist@gmail.com
Marcus Ítalo da Cruz de Moraes
(Texto informado pelo autor)
e-mail: marcus.moraes@museus.terceirizados.gov..br
Maria Angélica da Silva
(Texto informado pelo autor)
e-mail: masufal@gmail.com
Maria Helena Ochi Flexor
(Texto informado pelo autor)
e-mail: mhoflexor@gmail.com
Maria José Spiteri Passos
(Texto informado pelo autor)
e-mail: mariajosespiteri@gmail.com
Maria Regina Emery Quites
(Texto informado pelo autor)
e-mail: mariareginaemery@yahoo.com.br
Marylene Santos Rodrigues
(Texto informado pelo autor)
e-mail: marylenesantosrodrigues@gmail.com
Mateus Rosada
(Texto informado pelo autor)
e-mail: mateusrosada@yahoo.com.br
Matheus Henrique Correia de Vasconcelos Batista
(Texto informado pelo autor)
e-mail: matheus.batista@ip.ufal.br
Michel Luis Rodrigues da Silva
(Texto informado pelo autor)
e-mail: irmaoanselmo@gmail.com
Mozart Alberto Bonazzi da Costa
(Texto informado pelo autor)
e-mail: macbonazzi@gmail.com
Myrian Salomão
(Texto informado pelo autor)
e-mail: myriamsalomao@gmail.com
Nancy Regina Mathias Rabelo
(Texto informado pelo autor)
e-mail: nancyrabelo@gmail.com
Renata Mayara Moreira de Lima
(Texto informado pelo autor)
e-mail: renata.lima@penedo.ufal.br
Silvana Pirillo Ramos
(Texto informado pelo autor)
e-mail: silvana.ramos@penedo.ufal.br
Silveli Marta de Toledo Russo
(Texto informado pelo autor)
e-mail: silveli@alumni.usp.br
Tiago da Cunha Rosa
(Texto informado pelo autor)
e-mail: tiagocunhar@hotmail.com
Zozilena de Fátima Frois Costa
(Texto informado pelo autor)
e-mail: lenafroz@gmail.com