Prorrogado o prazo para as inscrições de coordenadores e as submissões dos autores até dia 10/05/21

REGULAMENTO - 12ª EDIÇÃO DO PRÊMIO SILVIA LANE


1 - Do Objetivo

O Prêmio Silvia Lane visa reconhecer os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e os Relatórios Finais de Estágio (RE), que integram a produção dos concluintes de cursos de graduação em Psicologia, formados entre dezembro de 2018 e dezembro de 2020.

O Prêmio será concedido em duas categorias distintas:

a) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

b) - RE - Relatório Final de Estágio

2 - Da opção ao prêmio

Podem concorrer ao Prêmio Silvia Lane, trabalhos de conclusão de curso e relatórios finais de estágio, ambos em nível de graduação e, relacionados a qualquer tema na área da Psicologia.

2.1 Os trabalhos concorrentes estarão sob responsabilidade dos autores, egressos de cursos de formação de psicólogos, reconhecidos pelo MEC.

3 - Da inscrição

A inscrição ao prêmio é feita pelo site https://bitly.com/ABEP2021 de 01/04/2021 a 30/04/2021, impreterivelmente.

A inscrição deverá ser feita pela(o) coordenadora(o) do curso, a(o) qual fará a indicação dos trabalhos de sua instituição.

No ato da indicação, a(o) coordenadora(o) receberá, por e-mail, as instruções de como as(os) estudantes devem proceder para o envio do trabalho.

Não serão aceitos trabalhos que não tenham sido indicados pela coordenação de curso.

A inscrição do trabalho deve cumprir com todas as etapas acima para que possa ser validado.

Após o envio, deve aguardar a confirmação da inscrição que consistirá na conferência e aceite conforme o termos descritos.

3.1 As coordenações, colegiados ou congêneres decidem, a partir de critérios exclusivamente internos, os trabalhos que serão indicados, respeitando o limite quantitativo descrito abaixo.

3.2 A Coordenação do Prêmio envia e-mail para a(o) coordenadora(o) acusando recebimento da inscrição, com cópia para a(o) candidata(o).

OBS: O máximo de trabalhos inscritos por cada instituição deverá obedecer ao seguinte critério: instituição com até 100 vagas anuais (2 trabalhos), e com até 200 vagas anuais (4 trabalhos). 3.4 Os campos deverão ser preenchidos conforme solicitado no formulário eletrônico para ambos os tipos de trabalho.

3.5 O formulário tem padrão para as fontes, tamanho e espaçamento.

3.5.1 0 Texto encaminhado fora do padrão solicitado será recusado.


3.5.2 Os campos para preenchimento eletrônico para os dois tipos de trabalho são:

1. Dados do inscrito (nome completo e dados) (as identificações de orientador e aluno só deverão aparecer na capa do trabalho)

2. Trabalho individual ou Dupla/Grupo

3. Instituição de Origem (apenas na capa)

4. Tipo de Trabalho

5. Título do trabalho

6. Resumo no máximo de 1.000 caracteres.

7. Anexar trabalho.doc (máximo 20 páginas). Não serão aceitos arquivos em pdf.

4 - Do envio dos trabalhos

Para efetuar a inscrição verifique se o arquivo atende os requisitos abaixo:

O trabalho deve ser formatado nas normas da ABNT e deve apresentar, necessariamente: capa contendo apenas: título; resumo (2.000 a 2500 caracteres com espaços) e três palavras-chave.

A página de rosto com: título e autor, professor orientador, nomes dos professores componentes da banca de examinadores (quando houver). Esse modelo deve equivaler à Monografia nas normas da ABNT, porém com apenas 20 páginas.

Os trabalhos que excederem a quantidade de páginas, tamanho de fonte e espaçamento estipulados, não serão aceitos.

Em ambos os casos os trabalhos deverão conter no máximo 20 páginas, excetuando-se eventuais tabelas ou gráficos. Caso o trabalho original exceda esse limite o candidato deverá proceder a um resumo condensado segundo critérios próprios.

É extremamente importante que as referências que possam identificar pessoas, organizações mencionadas ou instituição de ensino no trabalho, sejam retiradas do corpo do texto ou sofram algum procedimento que impeça ou dificulte o seu reconhecimento.

4.1 Modo de Apresentação do Trabalho

4.1.1 O trabalho deve ser redigido em Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. A fonte para o título é Times New Roman, tamanho 14 e espaçamento simples.


4.1.2 Os itens do trabalho deverão respeitar a seguinte ordem:


Na categoria TCC:

1. Introdução e justificativa

2. Problema e Objetivo

3. Procedimentos

4. Resultados e Discussão

5. Conclusão

6. Referências Bibliográficas

7. Memorial (Apreciação sobre o desenrolar das atividades e dos desafios enfrentados)

8. Anexo com arquivo do trabalho - no máximo 800 k

Na categoria RE:

1. Introdução

2. Descrição do trabalho

3. Considerações Finais

4. Apresentação do local e condições nas quais a atividade de estágio aconteceu

5. Referências Bibliográficas

6. Resumo de no máximo 500 palavras

7. Memorial (Apreciação sobre o desenrolar das atividades e dos desafios enfrentados)

8. Anexo com arquivo do trabalho - no máximo 800 k

5 - Do julgamento

5.1- O julgamento do trabalho será feito por uma comissão de pareceristas indicados pela coordenação nacional do prêmio a partir das indicações feitas pela Diretoria da ABEP, contempladas as diferentes regiões do país. Esses pareceristas receberão e-mail da Coordenação Nacional que informará as condições de trabalho, bem como os prazos. Serão formadas turmas de pareceristas na proporção de um para três trabalhos, de modo que cada lote de doze trabalhos será analisado por quatro professores. Em cada um desses lotes, a partir da média obtida será indicado um vencedor. Serão formadas turmas específicas para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Relatórios Finais de Estágio (RE).

5.1.1. A Coordenação do Prêmio indicará os finalistas e apontará um, e somente um, vencedor em cada categoria.

5.1.2. Toda a correspondência será realizada através de e-mails. Os pareceristas receberão certificado de participação após a entrega de todos os pareceres sob sua responsabilidade.

5.2- Os trabalhos cujas inscrições tenham sido aprovadas serão encaminhados a pareceristas de instituição diferente daquela na qual foi aprovado. Em nenhuma circunstância o trabalho será apreciado por parecerista da mesma unidade formadora do inscrito.

5.3- Os pareceristas encaminharão os pareceres à Coordenação Nacional do prêmio que encaminhará à Comissão Julgadora Final. A Comissão Julgadora Final será indicada pela diretoria da ABEP.

5.4- À vista dos trabalhos apresentados e dos pareceres sobre cada um deles, a Comissão Julgadora final definirá os vencedores, e de suas decisões não caberá recurso. A comissão julgadora final trabalhará em sigilo e anonimato.

5.5- Os vencedores receberão comunicado da Coordenação Nacional do Prêmio.

5.6- As notas dos finalistas ficarão à disposição dos interessados que deverão solicitá-las pelo endereço: premiosilvialane@gmail.com , porém os pareceres de avaliação, opiniões ou justificativas não serão divulgadas.

5.7 – Os trabalhos vencedores serão publicados em formato de E-book.

Para tanto, seus autores serão comunicados pela Coordenação Nacional do Prêmio e deverão formatá-los nas normas solicitadas e reenvia-los para efetivação da publicação.

5.8 – A cargo da Comissão Julgadora final poderão ser concedidas menções honrosas.

5.9- Os casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora.

6 - Da Premiação

6.1. Os vencedores das duas categorias serão premiados com a participação no XIII ENCONTRO NACIONAL DA ABEP que será realizado por plataforma digital nos dias 15 a 18 de Setembro de 2021.


A DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES OCORRERÁ NO XIII ENCONTRO NACIONAL DA ABEP.