Divulgação de Ciência

O livro tem como público alvo professores e alunos do ensino fundamental, e visa a modalidade de iniciação (Lógica) da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Ele pode servir também como passatempo para o leitor casual pois ajuda no aprimoramento de habilidades importantes como capacidade de interpretação, análise e dedução lógica. Você pode baixar, gratuitamente, o livro (e o material de apoio) em formato eletrônico no seguinte link.

O desenvolvimento de computadores que realizam tarefas consideradas inteligentes continua sendo um desafio para a área de computação. A crescente disponibilidade de dados, aliada a computadores cada vez mais poderosos, tem permitido avanços notáveis na área de Inteligência artificial. Neste podcast do Filosofia Goiás, um projeto de extensão do curso de Filosofia da Regional de Goiás da UFG, falo sobre a computação tradicional, a computação usando IA, o aprendizado de máquina profundo, os limites desta abordagem, a relação homem e máquina, e o impacto social destas ideias. A arte do flyer de divulgação é da Patrícia Ferreira.

A exposição “Enigma: Mulheres na Computação” é uma das ações do projeto de extensão Enigma, vinculado ao Colégio de Aplicação da UFRGS, e que será exibida no Instituto de Informática da UFG no período de 18/11 a 14/12. A exposição integra Arte, Gênero e Computação e tem como objetivo tornar visível o trabalho de mulheres na área da Computação. A mostra conta com peças digitais e físicas, além de oficinas para alunos do ensino fundamental e médio e também para o público em geral. Mais informações aqui.

A Exposição Alan Turing: Legados para a Computação e para a Humanidade aconteceu na UFG em 2013 celebrando o centenário de Alan Turing. Com a curadoria do Prof. Dante Barone (UFRGS), a exposição apresentou fotos, banners e vídeos, divididos em cinco módulos (1) Vida e obra, (2) Criptografia, (3) Máquina de Turing, Matemática e computabilidade, (4) Ficção, robótica e ética, e (5) Inteligência Artificial forte x fraca, além de palestras e oficinas. Você pode ter acesso ao registro desta exposição seguindo o seguinte link.