Painel Especial
Painel Nº 5
28 de junho - 2º dia
Manhã 2/2 [9h20]
28 de junho - 2º dia
Manhã 2/2 [9h20]
Vulnerabilidade urbana no contexto das mudanças climáticas e eventos extremos
Neste painel serão abordados os principais desafios a serem enfrentados pelas cidades diante do cenário de mudanças e eventos climáticos extremos. Estamos preparados?
Moderador: Delcio Ponzoni Júnior
Sócio na DDM+ Ateliê de Arquitetura
SEMA | RS [20 min]
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Agenda ProClima2050: A estratégia governamental para a agenda do clima no Rio Grande do Sul
Assessor Técnico AsClima/SEMA
Resumo
Apresentação da Assessoria do Clima da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, onde reúne a organização dos programas estaduais em quatro pilares, com objetivos, metas e prazos para a efetiva concretização de ações de mitigação dos gases de efeito estufa, adaptação e resiliência ante às mudanças climáticas em curso.
Prefeitura de Muçum [20 min]
Gestão de crise em um desastre natural: experiência do município de Muçum nos eventos catastróficos de 2023 e 2024
Prefeito de Muçum
Resumo
Muçum vivenciou, nos últimos tempos, quatro desastres naturais extremos. A gestão das crises geradas por esses eventos e a capacidade de resiliência e resposta são complexas e desafiadoras, especialmente em circunstâncias de reincidência.
SINDUSCON Pelotas [20 min]
Sindicato da Construção Civil de Pelotas
SINDUSCON / PELOTAS E O ESG
Presidente do SINDUSCON Pelotas
Resumo
O Sinduscon/Pelotas está cada vez mais atento às questões climáticas e ambientais que afetam a construção civil e a comunidade local. Em resposta às recentes tragédias climáticas e enchentes que têm assolado a região, o sindicato está reforçando seu compromisso com as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Reconhecendo a urgência de adaptação e resiliência, o Sinduscon/Pelotas está implementando processos robustos de governança para garantir que as empresas associadas estejam alinhadas com as melhores práticas de sustentabilidade. Diversos projetos sociais estão sendo desenvolvidos, focando na educação ambiental e no apoio às comunidades mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas. Além disso, o sindicato está promovendo a adoção de tecnologias e metodologias inovadoras que visam minimizar o impacto ambiental das construções. Essas ações demonstram o compromisso do Sinduscon/Pelotas em liderar pelo exemplo, promovendo um futuro mais sustentável e seguro para todos.
Meteorologia UFPel [20 min]
Desafios urbanos frente às precipitações intensas
Professor da Faculdade de Meteorologia da UFPel
Resumo
Eventos extremos de precipitação, como tempestades intensas e chuvas torrenciais, têm impactos significativos nas cidades, resultando em inundações repentinas e alagamentos extensos. Esses eventos podem causar grandes danos à infraestrutura urbana, incluindo ruas, pontes e sistemas de esgoto, além de prejudicar residências e estabelecimentos comerciais. As inundações também aumentam o risco de deslizamentos de terra, colocando em perigo a vida dos habitantes em áreas vulneráveis. Desta forma, entender o comportamento espaço-temporal dos eventos de precipitação ao longo do tempo e as projeções das condições climáticas nas próximas décadas podem auxiliar na mitigação e prevenção para enfrentar estes eventos.
Idealiza Cidades [20 min] REMOTO
Estratégias sustentáveis do Parque UNA, frente aos eventos climáticos extremos
Sócio e cofundador
Resumo
A ideia de construir com responsabilidade socioambiental, em atenção aos princípios da sustentabilidade e das melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance) vai ao encontro de edificar sem modificar a geografia dos terrenos, lançando mão de técnicas construtivas modernas, que promovam a segurança e o impacto positivo dos empreendimentos na extensão do entorno.
Descarbon Ltda [20 min]
Cidades em risco: Impactos e estratégias para o enfrentamento às mudanças do clima
Founder CEO da Descarbon
Resumo
A palestra abordará os riscos e desafios enfrentados pelas cidades diante dos impactos das mudanças climáticas. Também, apresentará medidas e estratégias que podem ser adotadas para promover a mitigação, adaptação e resiliência das cidades. A palestra visa fornecer insights para gestores públicos, arquitetos e urbanistas e demais interessados na construção de cidades mais sustentáveis.
Troca de experiências (15 min)
Espaço para interação, perguntas e troca de ideias