Painel Nº 2
27 de junho - 1º dia
Tarde 1/2 [14h]
27 de junho - 1º dia
Tarde 1/2 [14h]
Fontes renováveis de transição
para a economia de baixo carbono
Neste painel serão abordados os desafios da transição da matriz energética brasileira para um modelos mais sustentável, de uso pleno de fontes alternativas e livres de emissões de carbono.
Moderador: João Nicolodi
Professor da Universidade Federal do Rio Grande
Refinaria Riograndense [20 min]
Uma jornada para o futuro: a primeira biorefinaria do Brasil
Gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional
Resumo
Fundada em 1937, na cidade do Rio Grande, a Refinaria Riograndense é a primeira refinaria de petróleo do Brasil e tem como principal atividade a produção e comercialização de derivados de petróleo. Buscando dar mais um passo em direção ao futuro, a Riograndense está desenvolvendo projetos para se tornar a primeira biorrefinaria do Brasil, firmando seu compromisso ambiental e social rumo a um futuro sustentável.
Shizen Energy Group [20 min]
Eólicas offshore e a Neoindustrialização do Brasil
Gerente de desenvolvimento de negócios
Resumo
As mudanças climáticas apresentam novos desafios para as indústrias. Analisando os setores difíceis de reduzir emissões de gases do efeito estufa, “hard to abate”, há uma possibilidade de acelerar a adoção de energias renováveis para pavimentar o caminho em direção ao NET ZERO. A energia eólica offshore não só cria oportunidades e benefícios socioeconômicos, mas também possui o potencial de descarbonizar setores difíceis.
CMPC [20 min]
Trajetória Net Zero no setor florestal: metas e ações da CMPC para ser líder global em sustentabilidade
Especialista em sustentabilidade
Resumo
O agravamento acelerado do aquecimento do planeta e seus efeitos sobre o meio ambiente, economia e sociedade têm imposto cada vez mais urgência e exigência sobre os diferentes atores da sociedade, principalmente do setor privado. Com isso, em 2022 a CMPC renovou a sua Estratégia 2030, que conta com cinco pilares estratégicos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O principal pilar desta Estratégia é o de Sustentabilidade, onde a empresa busca ser líder do setor em sustentabilidade e fator de mudança no desenvolvimento social. Dentro deste pilar, trazemos objetivos e metas ambiciosas voltadas a transição energética como a redução de emissões de escopo 1 e 2 até 2030 e de escopo 3 até 2035, além de emissões líquidas até 2040 e aprimoramento de inventários de Gases de Efeito Estufa e melhoramento de métodos e técnicas de captura e estoque de carbono.
Troca de experiências (15 min)
Espaço para interação, perguntas e troca de ideias