PROCEDIMENTO DE AUTOVISTORIA PREDIAL

DESCRIÇÃO DO CURSO

Em passado muito recente, ocorreram os seguintes eventos:

  • A catástrofe do desabamento de três prédios no centro da cidade Rio de Janeiro;
  • Um incêndio na zona sul da cidade do Rio de Janeiro que veio ceifar a vida de um desembargador de justiça;
  • E ainda o desabamento parcial de uma edificação na cidade de São Bernardo do Campo.

Estes eventos chamaram a atenção das autoridades para a necessidade de uma Lei de Vistoria Predial das Edificações, porque a estes já se somavam dezenas de eventos semelhantes. Após os gravíssimos acontecimentos ocorridos, as autoridades do poder legislativo estadual, aprovaram a seguinte lei: Lei Estadual número 6400, datada de 05 de Março de 2013.

Determina a realização periódica por autovistoria, a ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residências, comerciais e pelo poder publico, nos prédios públicos, incluindo estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas bem como todas as suas instalações e cria o Laudo Técnico de Vistoria Predial (LVTP) no Estado do Rio de Janeiro e dá outras providencias.

Carga Horária

30 horas

3º e 5º 18/21h

Sábado 09/16h

Limite de vagas

25 alunos

Turmas Mínimo

15 alunos

Investimento

R$ 550,00

Programa Resumido:

Legislação, Prospecção & Custo; Propostas Comerciais & Procedimentos; Inspeções Prediais & Laudos; Exemplificação: Esboço de Lei & Laudo.

Objetivo:

Este curso tem por finalidade, complementar os ensinamentos ministrados em outros eventos destinados, a capacitar profissionais do ramo da Engenharia e/ou Arquitetura no profícuo trabalho das autovistorias.

Público-Alvo:

O Curso destina-se a Engenheiros, Arquitetos, Técnicos em edificações, Estudantes, gerentes da área de obras ou pessoal da administração que queira conhecer sobre o assunto. Não há pré-requisitos para a realização do treinamento, porém é desejável conhecimento de construção civil.

Material Didático:

Todo o Material Didático e de Apoio das Aulas serão fornecidos digitalmente para cada um dos participantes através do portal do aluno.


Professores:

Valter Cosme Azevedo - Engenheiro Civil, formado pela Universidade Nuno Lisboa, com especialização em construções de concreto armado e edificações, perícia, vistoria, patologia e Legalização e Licenciamento.

Melina Silva - Arquiteta e Urbanista, formado pela Universidade Gama Filho, com especialização em perícia, vistoria, patologia e Legalização e Licenciamento.

Carla Penafiel - Arquiteta e Urbanista, formado pela Universidade Gama Filho, em perícia, vistoria e Acompanhamento, Planejamento e controle de obras.

Flávio Fogaça - Engenheiro Civil, formado pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em perícia, vistoria, patologia e Orçamento e Noções de Planejamento.

Certificação:

Exclusivo Certificado Digital GRUPO WORK +

Parceria de curso com a ABENC-RJ

Vale Horas de Atividades Complementares para universidades.

Aprovação:

A aprovação se dará pela frequência de, no mínimo, 75% das aulas.

Apoio Institucional:

  • CREA-RJ; ABENC-RJ; CAU-RJ; SIENGE.