O principal objetivo de uma webpage é divulgar, publicitar e vender ideias, produtos ou serviços.


Para isso existe um conjunto de regras comuns em todas as web pages de sucesso.

Gestão do Espaço Visual

O espaço é um dos elementos mais importantes na gestão gráfica de uma webpage. Anteriormente as webpages tinham uma imagem saturada de informação, o que levava a um desinteresse geral pela visualização dos seus conteúdos. Actualmente, as webpages, para melhorar a sua visualização e interesse, incluem espaços vastos, maior distância entre o texto, e um uso generalizado de espaços livres.

O espaço é também importante na criação de pontos de destaque para os utilizadores. Uma imagem ou texto envolta num espaço vazio vai ter um maior destaque, do que num espaço mais compacto.

Navegação

A navegação deve ser intuitiva. É também importante manter os menus de navegação muito objectivos para não confundir os seus utilizadores.

Dependendo do tipo de site, mas algo entre 5 a 10 itens de menu por webpage, será o número ideal.

A navegação também deve incluir imagens que ajudam o utilizador a compreender melhor o que procura. O conceito user friendly deve ser aplicado na sua produção. Quanto mais fácil for para o utilizador navegar no site, mais tempo ele estará a interagir com ele.

Imagens

As pessoas gostam de ver imagens e ilustrações relacionadas com os temas em destaque. Para se sentirem mais atraídas, deve-se adicionar imagens poderosas para mostrar produtos e pessoas na webpage.

Porém, deve -se ter cuidado no conteúdo e quantidade das imagens, sob pena de confundir a atenção do utilizador, pondo em causa os objetivos principais da webpage.

Textos

É muito importante que os seus textos estejam bem escritos. Podemos ajudar com alguns concelhos.

Deve dividir os temas de interesse num Menu Dinâmico. Assim como:

Início / Produtos ou Serviços / Quem Somos / Contactos

Início - é o primeiro contacto com o seu cliente e por essa razão é a pagina mais importante. Deve revelar de forma simples e objectiva o que pretende divulgar. Uma breve apresentação com um slogan memorável e uma imagem contextualizada com o seu negócio. É nesta pagina que é dado ao cliente todas as possibilidades de navegação através de um menu de opções.

Produtos ou Serviços - neste item, deve apresentar todos os produtos ou serviços que pretende divulgar. Pode criar sub-menus com novas categorias e campos de apresentação. Para atrair a atenção do seu cliente, é fundamental juntar imagens aos textos.

Quem Somos - É especialmente importante para um pequeno negócio ou proprietário de uma webpage informar ao utilizador, quem são e o que querem divulgar.

O principal problema que ocorre nesta secção é que muitas vezes esta fica muito longa e saturada de texto. Manter a página simples é fundamental. Deve-se dar ao utilizador apenas a informação suficiente para ele se interessar, mas não se aborrecer.

Aproveite o “Sobre Nós” para humanizar a marca. Caso se justifique, considere usar uma linguagem mais descontraída, incluir fotos do local ou dos membros da equipa.

Contactos - A Informação de contacto aparece normalmente numa destas duas formas: no “header” (topo da página), ou como “Contactos” no menu de navegação. Qualquer uma destas formas funciona bem, dependendo do design estratégico da webpage.

É importante manter este item bastante visível. Os contactos devem ser totalizados pelo numero de telefone, email, morada com um mapa de localização e caso tenha, o acesso directo às redes sociais (facebook, twiter, instagram, google+, linkedln, etc...).

Footer (Rodapé)

O footer é actualmente a forma de interagir com o seu público, com um conjunto de informações não prioritárias, mas de interesse geral. Por estar no final das páginas, é o local lógico para o mapa do site, informação de contacto ou da empresa, links para as Redes Sociais, etc…

Torne o footer um local de informação útil e simples. Quer opte por alguns botões ou texto, o footer deve ser projectado para ser um índice base da webpage.

Alguns dos melhores rodapés combinam muitos dos elementos apresentados acima da webpage. O rodapé é muitas vezes uma repetição dos elementos encontrados em outros locais.

Planificação e Layout Gráfico

Pode planificar as suas ideias através de layouts gráficos. Crie um esquema dos assuntos que pretende divulgar e como se podem organizar na sua Webpage. Veja alguns exemplos como as imagens e os textos podem combinar conceitos visuais contextualizados com a sua estratégia de divulgação e marketing.