Vou votar... E agora?
Até ao dia do voto
"A democracia não pode ter êxito se aqueles que expressam a sua escolha não estiverem dispostos a escolher sabiamente. A verdadeira salvaguarda da democracia, portanto, é a educação."
Franklin D. Roosevelt
Então e agora?
Este site foi criado com o objetivo de informar de forma simples, clara e interessante os eleitores portugueses, de forma a votarem com consciência no dia 10 de março de 2024.
As eleições são mais do que apenas escolher representantes; são a oportunidade de cada um de nós ter o poder de moldar o futuro do nosso país.
Vamos descomplicar os termos políticos, apresentar brevemente os candidatos e discutir as questões que realmente importam para a sociedade portuguesa. Este é um espaço seguro para aprender, questionar e preparar para fazer a diferença.
O voto
O voto é um direito e um dever de todos os cidadãos. É através dele que elegemos os representantes que governam o nosso país e fiscalizam o uso dos recursos públicos.
É a forma de expressar a opinião pessoal de cada um relativamente às políticas públicas que consideramos benéficas para a nossa sociedade. Por isso, é importante para a democracia e para o desenvolvimento.
Para votar com consciência é necessário conhecer os candidatos, as suas propostas e os seus antecedentes, avaliando se os mesmos têm compromisso com os valores éticos, sociais e ambientais que defendemos.
Votar com consciência é um exercício de cidadania e de responsabilidade com o futuro do país.
As eleições
As eleições são um momento importante para a democracia, pois permitem que os cidadãos escolham os seus representantes e expressem as suas preferências políticas.
O objetivo das eleições não é escolher o primeiro-ministro diretamente, mas os deputados que irão representar o povo.
Os Partidos
Os Partidos Políticos Portugueses são organizações que representam diferentes ideologias, interesses e visões de sociedade.
Atualmente, há 8 partidos com assento parlamentar em Portugal.