Este documento é o nosso plano de gestão. Ele foi construído a muitas mãos. Inicialmente, entre as pessoas que compunham nosso grupo de apoiadores, esboçamos um rascunho de nossas ideias para o futuro do Campus. Em seguida, já durante a campanha, passamos a dialogar com nossos colegas servidores e com estudantes com a finalidade de ouvir suas demandas para tornar o Instituto Federal Farroupilha de Frederico Westphalen maior, melhor, mais inclusivo e acolhedor. Desejamos contemplar todos os sujeitos envolvidos em nossa Instituição neste planejamento, assim como esperamos ter construído um plano à altura das necessidades de nosso Campus, sabedores de que ele nunca estará finalizado, mas sempre em construção. Boa leitura!
Nossa História
Educação e os Institutos Federais
Como candidato, desejo falar um pouco sobre minha concepção de Educação e sobre minha visão para o Campus Frederico Westphalen do Instituto Federal Farroupilha.
Não sou formado em uma licenciatura, embora tenha cursado o Curso de Formação Pedagógica de Professores, mas sou bacharel em Agronomia. Com certeza não tenho conhecimento de todos os conceitos educacionais que muitos colegas possuem, porém entendo que não preciso saber e nunca vou saber tudo, mas tenho humildade suficiente para reconhecer minhas limitações e terei ao meu lado, na equipe de gestão, pessoas que contribuam para que façamos um trabalho de qualidade em todas as esferas.
No início de minha caminhada enquanto docente, por muitas vezes me perguntava o que é necessário para que o ensino e aprendizagem efetivamente aconteçam… Buscava inspiração em muitos professores com quem pude estudar, mas também me dei conta de quantas coisas aprendi com pessoas que não tinham a formação escolar, mas a formação da vida. Lembro com carinho do mestre de obras que construiu minha casa, que me explicou muitas coisas de engenharia, sem ter nenhum título. Por isso, afirmo com total tranquilidade que aprendo constantemente, a cada dia e em cada nova situação ou desafio. Além disso, acredito que todos têm algo valioso a compartilhar, e que não é o título que nos define.
Nesse sentido, tenho muito orgulho de poder fazer parte dos Institutos Federais de Educação, que nascem rompendo com a idealização das escolas técnicas que, por muito tempo na história do Brasil, tinham somente a função de formar mão de obra qualificada para os diferentes setores da economia. Hoje entendemos a educação como formação integral, em que, através dela, o aluno possa se qualificar não só tecnicamente para exercer uma função, mas como pessoa, como cidadão, capaz de intervir e mudar a realidade que o cerca.
Assim, para isso acontecer, para o ensino acontecer, para o campus acontecer, é necessário que os elos docentes + técnicos administrativos + terceirizados + discentes + comunidade aconteçam de forma plena e harmoniosa. Todos são importantes e indispensáveis, podemos pensar diferente, mas nosso objetivo maior precisa nos levar a atuarmos juntos. Cada elo dessa corrente têm funções e importância. Nesse sentido, convido você para JUNTOS construirmos um campus MAIS…
Desde já, muito obrigado pela confiança.
Professor Douglas
Candidato a Diretor Geral do IFFar – Campus Frederico Westphalen