O VOLUNTAS foi fundado em 2015 pois o ISCAC é feito de alunos que desejam participar na sociedade de forma gratuita e responsável... e AGORA já !
Porque o VOLUNTARIADO é sobre os nossos sonhos, os nossos esforços concretos, sobre o nosso poder e visão para mudar o mundo. E nós estamos a construir laços e a fazer de diferentes comunidades um espaço de proximidades e de afetos comuns!
Este Gabinete de Voluntariado pretende ser um forte incentivo à capacidade de serviço, solidariedade e cidadania.
Queres ser voluntário?
Connosco podes fazer diferentes tipos de voluntariado...
Internacional
Consiste na deslocação para outros países para participar em ações de voluntariado.
Corporativo
Refere-se ao cenário em que os funcionários de uma empresa participam em atividades de voluntariado todos juntos.
Permanente
Engloba atividades constantes e regulares.
Ex: visitas semanais a lares
Pontual
Colaboração em iniciativas pontuais de voluntariado, ação limitada no tempo.
Ex: Campanhas Banco Alimentar
Testemunhos
As palavras de quem já colaborou connosco...
Miguel Bernardo
"A minha experiência em voluntariado permitiu-me fazer algo que sempre quis e deu-me um pequeno sabor do que é ser filantropo."
Legislação e princípios
Legislação
Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro- Enquadramento jurídico do voluntariado
Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de Setembro – Regulamentação da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, definindo as condições que permitam promover e apoiar o voluntariado
Princípios do voluntário VOLUNTAS
1. Participação nas reuniões/formações da VOLUNTAS – de forma a que o voluntário desempenhe um bom trabalho, quer em termos afetivos, quer em termos técnicos (respondendo assim às necessidades da Associação) é fundamental que atenda e participe ativamente na formação; deve ainda comparecer às reuniões para as guaias de forma a ser acompanhado de forma regular.
2. Compromisso – Cada voluntário só poderá dar, no máximo, 1/5 de faltas na totalidade do ano, ou da totalidade do tempo que é requerido para desempenhar a tarefa acordada coma Associação (sendo que se o aluno quiser trocar a hora/dia com outro voluntário e a instituição assim o permitir, não será considerada falta); Este compromisso deverá ser efetivos, de forma a que o Diploma seja real e, principalmente, por ser fundamental que exista um período mínimo de tempo que promova o investimento relacional e formativo.
3. Responsabilidade no voluntariado – Pretende-se que cada voluntário assuma um compromisso de responsabilidade, perante a instituição e o VOLUNTAS, sendo o horário/programa de atividades previamente acordado e desenvolvido, com verdadeiro espírito de missão.
Porquê o VOLUNTARIADO nos dias de hoje?
O voluntariado, como forma de serviço comunitário, tem uma tradição longa e honrosa. Ao longo dos anos, o voluntariado tem sido uma força poderosa no desenvolvimento da humanidade, sendo um valor e prática calorosamente abraçados. Pessoas das mais variadas idades, situação social, profissões e ocupações, têm contribuindo com o seu tempo, talento e património para ajudar os outros numa criativa variedade de maneiras. No entanto, o crescimento da população esperado nas próximas décadas promete um crescimento significativo no número de pessoas com necessidade… Adicionalmente, uma grande franja da população quer envolver-se em causas em que acredita,de forma generosa e gratuita, sem outro interesse para além da serviço ao bem comum.
E é neste contexto que os alunos do ISCAC desejam fazer parte da mudança do mundo construindo um espaço com maior solidariedade, encontro, justiça e paz. E sabem que o voluntariado possibilita este desenvolvimento, e ainda que o ser voluntário também desenvolve a própria pessoa que se aventura neste percurso. O voluntário cresce e desenvolve as suas capacidades enquanto serve quem mais precisa, no local onde pode fazer a diferença e onde é mais necessário.