A VI Semana de Letras, com o tema “Língua, Literatura e Cultura Popular”, objetiva discutir estes três componentes, tendo como aspecto transversal a realização que o povo faz deles. O evento busca despertar o interesse dos graduandos do curso de Letras para as realizações populares de língua, literatura e cultura, analisadas e discutidas a partir de prismas teórico-científicos.

O evento acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2022, com uma carga horária total de 40 horas, divididas em atividades presenciais e virtuais, tais como palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e comunicações individuais (organizadas em diferentes Grupos de Trabalho).



NOVIDADE!

Minicursos e oficinas foram reorganizados! Não deixe de conferir seu e-mail!

O nosso e-mail de contato é semanadeletrasuespioeiras@gmail.com

Estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas!

Palestrantes

Josenir Alcântara de Oliveira (UFC)

Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo(1995) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo(2002). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Ceará. Atuando principalmente nos seguintes temas:raiz, etmologia, semântica, fonética, cultura e filologia


Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI)

Mestra em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutora em Letras / Literaturas de língua portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016) com estágio de doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa (2013-2014). Investiga as Literaturas africanas de língua portuguesa e literatura afro-brasileira, com ênfase nos estudos sobre memória, feminino, gênero, ancestralidade e relações étnico-raciais.

Gislene Lima Carvalho (UNILAB)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2011) com pesquisa na área de Linguística Aplicada. Licenciada em Letras - Português-Espanhol pela mesma universidade (2008). Coordenadora pedagógica de Língua Espanhola no Núcleo de Línguas da Unilab. Desenvolve trabalhos na área de Fraseologia, Ensino de Português Língua Adicional (PLA), Políticas Linguísticas, Lexicologia e Lexicografia. Atua como Professora Adjunta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Francinete Santos Braga (escritora)

Graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI/2006). É membro efetiva do Núcleo de Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e comunidades Rurais, Indígenas Negras Quilombolas ,coordenou de 2006 a 2011 o Centro de Cosnciencia Negra de Pedreiras e Região do Médio Mearim, é parceira /pesquisadora do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA) , da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão e do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu -(MIQCB),onde desenvolve trabalhos relacionados aos Povos e Comunidades Tradicionais ,Quilombolas Rurais e Urbanos e a População negra em geral.É sócia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC).

Ticiane Rodrigues Nunes (UECE)

Possui graduação em letras (2008), especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2011), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. É professora visitante do MIHL/UECE (Mestrado Interdisciplinar em História e Letras), vice-líder do grupo de pesquisa PRAETECE (Práticas de Edições de Textos do Estado do Ceará), coordenado pelo Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes, e membro dos grupos LETENS/UECE (Lexicologia, Terminologia e Ensino) e TRADICE/UFC (Tradições Discursivas do Ceará). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Filologia, Léxico e Cultura, Terminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: campos lexicais, dicionário, multimodalidade, gêneros textuais, produção de texto e fonologia.

Antônio Michel Oliveira (UESPI)

Professor Surdo. Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória - FUV. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Piauiense - FAP. Professor da disciplina de Libras da Universidade Estatual do Piauí. Coordenador da Pastoral do Surdo da cidade de Parnaíba - PI e da Coordenação Regional Nordeste IV - PI. Atuou como professor de Libras no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da USP. Atuou como professor Formador do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente, é professor do Instituto Federal do Piauí.

Dannytza Serra Gomes (UFC)

Professora do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e do Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez Doutorado (2014) e Mestrado em Linguística (2009), Especialização em Linguística e Ensino do Português (2007) e Graduação em Letras- Português (2005) na Universidade Federal do Ceará. Faz parte, desde 2010, do Grupo de Estudos Linguísticos e Discurso Autobiográfico (GELDA). Fez estágio pós doutoral (2018-2019), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: ensino de língua materna e de língua de sinais, com ênfase no ensino e aprendizagem e na formação do professor.

Ricardo Silva Ramos de Souza (UFJF)

Doutorando em Letras: Estudos Literários, sob orientação da Dra. Enilce do Carmo Albergaria Rocha, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Mestre em Relações Étnico-Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Organizou o livro Afro-rizomas na diáspora negra: as literaturas africanas na encruzilhada brasileira (Kitabu Editora, 2013). Foi professor e orientador do curso de extensão UNIAFRO: promoção da igualdade racial na escola (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas/NEABI - Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP). Organizou antologias de poesia cabo-verdiana e moçambicana

Edson Soares Martins (URCA)

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também ocupa o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, além de ser professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

Messias dos Santos Santana (UESPI)

Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2009) - área de concentração em Estudos da Linguagem - e Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Estadual do Piauí - Campus Professor Possidônio Queiroz (Oeiras-PI) -, onde atua no Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português. Realiza pesquisas com ênfase em Língua Latina e História da Língua Portuguesa (atuando, principalmente, nas áreas de Etimologia e História da Língua Portuguesa, com destaque para os seguintes temas: Palavras Cognatas, Morfologia e Semântica Históricas e Constituição Lexical do Português) e sobre Onomástica (Antroponímia e Toponímia), com foco no tema toponímia indígena no Piauí. É líder do Mnemósine - Grupo de Pesquisa em Língua, Cultura e Memória, no qual também coordena a linha Língua e Cultura.

Fca. Neuza de Almeida Farias (UESPI)

Doutora em Educação (UFPI); Mestre em Educação (UFPI), Especialista em Psicopedagogia (EPCE); Especialista em Libras - Língua Brasileira de Sinais (IESM) e Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente, é professora das disciplinas de LIBRAS e Latim, e membro do colegiado de Letras Português da UESPI. Além disso, coordena o Grupo de Pesquisas em Língua de Sinais do Piauí-GELSPI.

Maria do Socorro Rios Magalhães (UESPI)

Possui mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente, é professora Associado I da Universidade Estadual do Piauí, atuando no curso de Graduação em Letras-Português. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica literária, história da literatura, literatura infantil e juvenil, literatura piauiense e literatura e história.

Repentista Edmilson Ferreira

Doutorando em Teoria da Literatura na linha de pesquisa Literatura, Sociedade e Memória, em pesquisa que tem por título Memória, Narrativa e Oralidade: meios para sustentação da arte do repente. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Letras - Português/Inglês e em Francês. Atualmente, é professor da rede municipal de Recife-PE.

Local

Campus Professor Possidônio Queiroz

Rua Antônio Pereira Lopes, 599

Bairro Parque Leste

Oeiras/PI

A VI Semana de Letras acontecerá de forma híbrida e as atividades presenciais acontecerão no novo campus da UESPI, em Oeiras.


Esperamos contar com sua presença!