Palestrantes Confirmados

Attico Chassot, professor desde 13 de março de 1961, é licenciado em Química (UFRGS) e mestre e doutor em Educação (UFRGS). Fez pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri. Foi professor visitante na Aalborg Universitete na Dinamarca. Foi co-orientador em processo de cotutela na Universidade de Lyon 2. França. Foi professor titular da PUC-RS, FAPA, UFRGS (onde foi coordenador do Curso de Química e diretor do Instituto de Química), ULBRA, UNISINOS (onde foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação), URI Frederico Westphalen (Programa de Pós Graduação em Educação), UNILASSALE Canoas (Programa de Pós Graduação em Educação) e do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista ? IPA, em Porto Alegre. É orientador de doutorado e professor na REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. É autor de vários livros, dos quais seis estão ainda em circulação: A ciência através dos tempos (Moderna, 1994, 29ªed. 2014). Para que(m) é útil o ensino? (EdULBRA, 1995, 3ªed, 2014, EdUNIJUÍ); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUI, 2000, 7ªed, 2016); A Ciência é masculina? É sim, senhora! (EdUnisinos, 2002, 8ªed, 2017); Educação consciência (EdUNISC, 2003, 2ªed, 2007); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007; esgotado); Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ. 2012, esgotado) e das disciplinas à Indisciolina (Appris, 2016). Tem nos livros e no escrever duas de suas paixões.

É conectado ao mundo internético onde mantém um blog que busca fazer alfabetização científica: Mestrechassot.blogspot.com. Já esteve, enquanto professor, em todas as unidades da federação e em alguns países. Mais detalhes em www.professorchassot.pro.br .

Natália Neris, doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), Mestra em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua em projetos de pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS) da Universidade de São Paulo e Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP). Foi professora no curso de graduação em Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS-SP) entre 2015 e 2016. Atualmente é pesquisadora no InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia onde coordena a linha Desigualdades e Identidades.

Rosani Moreira Leitão é doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (2005), com estágio doutoral no exterior, pelo Centro de Investigaciones y Estudios Superiores em Antropolgía Social (CIESAS), no México. Mestre em Educação (1997), Especialista em Políticas Públicas (1994) e Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado - 1991 e Licenciatura - 1992), pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG). Docente Colaboradora do curso de Licenciatura em Educação Intercultural de Formação de Professores Indígenas (UFG). Atuou como Coordenadora da Divisão de Antropologia do Museu Antropológico da UFG no período de 2006 a 2018. Atualmente coordena o projeto Bonecas de cerâmica Karajá como patrimônio cultural do Brasil: contribuições para sua salvaguarda. Tem experiência nas áreas de Antropologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: etnologia indígena, etnografia e educação, educação intercultural, patrimônio cultural, estudos comparados sobre as Américas e direitos humanos. Na UFG, atuou e atua como pesquisadora em projetos de pesquisa e extensão e realizou/realiza pesquisas etnográficas e outras atividades acadêmicas com povos indígenas no Brasil e no México, tendo trabalhos realizados com os seguintes povos: Avá-Canoeiro, Guajajara, Karajá e Terena (no Brasil) e Purhépecha (no México).

Philippe Pomier Layrargues possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1989), especialização em Planejamento e Educação Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Trabalhou de agosto de 2003 a julho de 2008 no Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. É Professor Adjunto do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília e pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Ecologia Política e Filosofia da Natureza.

Nildo Viana possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1992), especialização em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica e algumas Sociologias Especiais (Sociologia da Cultura e da Arte - Valores, Representações, Cinema, Música, Histórias em Quadrinhos -, entre outras), Estudos da Sociedade Contemporânea (Neoliberalismo, Globalização, Toyotismo, Exclusão Social) e Epistemologia/Metodologia das Ciências Humanas. Autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas e coordenador da Coleção Biblioteca Universitária Autêntica, Série Ciências Sociais, da Editora Autêntica.

Professora titular do Departamento de Comunicação da Faculdade Armando Álvares Penteado e do Departamento de Direito da Universidade Paulista, em São Paulo, Brasil. Durante 2017, foi Pesquisadora Associada Visitante no Whitney and Betty MacMillan Center for International and Area Studies da Universidade de Yale, EUA. De 2015 a 2017, recebeu bolsa mérito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Escreve e leciona sobre temas jurídicos relacionados à tecnologia, comunicação, governança global e sustentabilidade em português e inglês. Ela defendeu seu doutorado em 2018 pela Universidade Católica de Santos, graduou-se em 2001 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e nesse interregno fez mestrado e algumas pós-graduações. Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/8898848038418809