A Semana da Matemática da UFLA é um evento de caráter regional, organizado pelos professores do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM) e do Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática (DFM). Seu objetivo é divulgar a Matemática realizada na UFLA e em outras instituições convidadas, através de atividades que envolvam o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. É um evento aberto ao público em geral, sendo bem-vindos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, professores do Ensino Superior e da Rede Básica de Ensino, especialistas e não especialistas, entusiastas e curiosos pela Matemática. Para mais informações sobre inscrições e/ou submissão de trabalhos, acessem a aba específica.
A VIII SEMAT será realizada PRESENCIALMENTE, entre os dias 04 e 08 de novembro de 2024. Esta edição contará com diversas atividades, entre as quais palestras e minicursos nas áreas de Ensino de Matemática, Matemática Pura e Matemática Aplicada, sessão de pôsteres e atividades de recreação envolvendo matemática, como a gincana. As atividades serão realizadas em salas do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM/UFLA) e no Anfiteatro Prof. Magno Antônio Pato Ramalho no Departamento de Biologia.
(18:30-19:00) Credenciamento
(19:00-19:20) Cerimônia de Abertura
(19:20-20:20) Plenária 1
(20:20-20:50) Coffee-Break
(21:00-22:30) Minicurso 2
(17:00-18:30) Minicurso 3
(19:00-20:30) Minicurso 2
(20:30-21:00) Coffee-Break/ Apresentação de Pôsteres
Foto do Evento
(21:00-22:00) Plenária 2
(19:00-19:20) Comunicação Oral 1- Educação Matemática
(19:20-22:30) Gincana
(17:00-18:30) Minicurso 3
(19:00-20:00) Plenária 3
(20:00-20:20) Comunicação Oral 2- Matemática Pura
20:20-20:40) Comunicação Oral 3- Matemática Aplicada
(20:20-20:50) Coffee-Break/ Apresentação de Pôsteres
(21:00-22:30) Minicurso 1
(19:00-20:50) Roda de Conversa
(20:50-21:10) Encerramento
Resumo:Nesta palestra colocaremos em discussão as disposições teórico-metodológicas, analíticas e político-pedagógicas ao compreender a aprendizagem matemática como apropriação de práticas discursivas. A busca por conhecer melhor o público (real e potencial) da Educação Básica nos conduzirá às considerações de Paulo Freire sobre a constituição de sujeitos sociais e aos estudos do letramento como prática social. Procuraremos compreender como crianças, pessoas jovens, adultas e idosas quando protagonizam práticas discursivas mediadas por sistemas linguísticos que envolvem quantificação, mensuração, ordenação, classificação, organização ou apreciação de formas e espaços – as práticas de numeramento –, atuam pragmaticamente como sujeitos sociais e, como tal, se constituem.
Lugar: Anfiteatro Prof. Magno Antônio Pato Ramalho- Departamento de Biologia.
Data: 04/11/2024.
Horário:19:20- 20:20.
Dois modelos matemáticos, duas perspectivas diferentes
Resumo: Quando o HIV invade o corpo humano, seu alvo são as células T CD4+ presentes no sistema imunológico. Essas células, consideradas "auxiliares", sinalizam a presença de invasores para outras células do sistema imunológico, como as células B e T CD8+. As células T CD8+ respondem a esse sinal buscando destruir as células infectadas e, ao fazê-lo, tornam-se específicas para o HIV. Apresentaremos um modelo de equações diferenciais ordinárias (EDO) que simula o desempenho do sistema de defesa de um indivíduo na presença do HIV. O modelo proposto visa calibrar a dosagem de inibidores da transcriptase reversa, protease e entrada na terapia antirretroviral padrão (ART), capaz de produzir uma diminuição exponencial dos níveis virais.
No final de 2019, surgiu em Wuhan, China, um surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), popularmente conhecida como COVID-19. O surto teve impacto global em 30 de janeiro de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) o declarou uma Emergência de Saúde Pública Internacional. Em 11 de março de 2020, o surto de COVID-19 foi caracterizado como pandemia pela OMS, devido à sua rápida evolução.
O HIV é um vírus de RNA que, como qualquer vírus de RNA, sofre mutação intracelular muito rapidamente. Da mesma forma, o coronavírus também é um vírus de RNA, mas suas mutações ocorrem rapidamente em nível populacional. Vamos apresentar modelos que simulam o comportamento de uma população suscetível infectada por um vírus. Iniciaremos com um modelo simples do tipo suscetíveis-infectados-recuperados (SIR) e, em seguida, evoluiremos para um modelo que descreve a dinâmica viral intracelular..
Lugar: Anfiteatro Prof. Magno Antônio Pato Ramalho- Departamento de Biologia.
Data: 05/11/2024.
Horário: 21:00- 22:00.
Resumo: Os códigos corretores de erros são ferramentas essenciais em comunicação digital e armazenamento de dados, garantindo a integridade das informações transmitidas em canais ruidosos. Esta palestra oferece uma visão geral fundamental dos códigos corretores de erros, explorando seus princípios, tipos e aplicações, e evidenciando a relevância dos corpos finitos no tema. Discutiremos os elementos básicos do tema, focando principalmente na classe dos códigos lineares.
Lugar: Anfiteatro Prof. Magno Antônio Pato Ramalho- Departamento de Biologia.
Data: 07/11/2024.
Horário: 19:00- 20:00.
Professor Efetivo do Departamento de Matemática do CEFET/ MG e Professor Colaborador do Mestrado em Educação Matemática da PPGEDMAT /UFOP. Davidson tem simpatia por livros e por História, o que direcionou seu doutoramento em Educação Matemática com um trabalho sobre História da Matemática.
Resumo: O estudo dos problemas de contagem começa no Ensino Fundamental e se aprofunda no Ensino Médio, abrangendo questões complexas como a quantidade de anagramas que podem ser formados a partir de uma palavra. De maneira semelhante, Ahmad al-Muncim (?–1228), um estudioso islâmico do século XII, abordou um problema relacionado ao número de palavras que podem ser geradas a partir de um conjunto específico de letras. Além disso, al-Muncim formulou um problema que levou à construção do Triângulo Aritmético e discutiu algumas de suas propriedades. Neste minicurso, pretendemos explorar a solução proposta por al-Muncim para esses dois problemas a partir de uma abordagem pedagógica moderna inspirada pelo Presentismo Pedagógico defendido por Fendler. Essa abordagem permitirá discutir esses problemas em sala de aula, promovendo uma compreensão crítica e destacando a riqueza da matemática não-eurocêntrica.
Lugar: Anfiteatro Prof. Magno Antônio Pato Ramalho
Data: 07/11/2024
Horário: 21:10- 22:30
Professor Efetivo do Departamento de Ciência da Computação da UFLA desde 2015, coordenador do Laboratório de Otimização de Lavras (L-LOOP, do inglês Lavras Laboratory of Optimization). Atualmente, exerce colaboração esporádica com o IBGE como consultor sênior em soluções para roteamento de agentes de pesquisa em campo. O professor Mayron tem interesse pela área de Pesquisa Operacional, suas pesquisas envolvem temas como o desenvolvimento de algoritmos para a resolução de problemas em contextos de planejamento da produção, logística, planejamento territorial e ambiental e alocação de recursos em ambientes Fog/Cloud Computing.
Resumo: A vida é repleta de atividades diversas, e certamente, as tarefas ligadas ao seu trabalho ou emprego podem ocupar grande parte da sua semana. Mas como se programar para realizar tantas tarefas, mantendo uma boa qualidade de vida? Nesse curso, desenvolveremos um modelo matemático que servirá como uma ferramenta para auxiliar na otimização de seu tempo!
Conteúdo abordado: (i) modelagem matemática; (ii) resolução do modelo através da linguagem de programação Python.
Datas, Salas e Horários:
04/11/2024, Sala: DEX17 , Horário:21:10- 22:30
05/11/2024, Sala: DCC 04, Horário: 19:00-20:30
Professor Efetivo do Departamento de Matemática e Matemática aplicada desde 2014 e professor do Programa de Pós-graduação em Matemática- Rede Nacional - Profissional (Profmat). O professor Helvécio possui formação em Física com mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entusiasta tanto da física como da matemática, possui interesse em pesquisar em temas relacionados à teoria quântica de campos, quebra da simetria de Lorentz e teorias duais.
Resumo: Nos últimos anos, a tecnologia de impressão 3D tornou-se bastante popular com equipamentos e insumos cada vez mais acessíveis. Por sua versatilidade e relativo baixo custo, a técnica é muito promissora para inovação das atividades em sala de aula, em particular para as aulas de Matemática. No entanto, à primeira vista, a tecnologia pode intimidar os iniciantes por parecer ser de difícil uso. No minicurso, iremos desmistificar essa visão aprendendo o passo a passo para a primeira impressão 3D. Também serão discutidas maneiras de utilizar a tecnologia 3D nas aulas de Matemática.
Lugar: DEX 17 e Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM)
Data: 05/11/2024, 07/11/2024
Horário: 17:00-18:30
Resumo: Uma roda de conversa dinâmica e descontraída, onde ex-alunos do curso de Licenciatura em Matemática compartilham suas experiências e trajetórias profissionais com quem busca caminhos profissionais tanto dentro como fora da sala de aula.
Lugar: Anfiteatro Prof. Magno Antônio Pato Ramalho- Departamento de Biologia.
Data: 08/11/2024
Horário: 19:00- 20:50
O público alvo da gincana são os alunos da Licenciatura em Matemática, matriculados em qualquer semestre do curso. Serão aceitas inscrições de grupos formados por 3 alunos, que podem ser de períodos diferentes do curso.
As atividades propostas envolverão habilidades de raciocínio lógico e matemática básica, de modo que todos os inscritos tenham iguais condições na competição. A gincana terá duas fases: uma de classificação de equipes e outra de eliminação.
Mais detalhes serão divulgados, posteriormente, neste espaço e também pelas mídias do CAMAT (Centro Acadêmico da Licenciatura em Matemática).
Lugar: A confirmar.
Data: 06/11/2024
Horário: 20:00- 22:30
Apoio
Comitê organizador: