VESMÍDIA é a sigla para "Vivência, Estética, Mídia", grupo de pesquisa vinculado à área de artes visuais do Instituto de Artes/IARTE da Universidade de Uberlândia/UFU.
De modo geral, o VESMÍDIA tem como meta a promoção, o estudo e a compreensão de eventos ou inserções potencialmente estéticas no contexto comum da interação humana com as mídias, o meio urbano e o meio ambiente.
No cumprimento dessa meta, visa também:
- ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento;
- à congregação colaborativa de estudantes e profissionais interessados em seu contexto de pesquisa;
- ao incentivo e à promoção da pesquisa e da produção artístico-acadêmica nesse contexto, a partir da organização de eventos e publicações e do apoio à iniciação artístico-científica;
- ao zelo pelo caráter extensionista de suas ações, na construção de pontes entre a sociedade, a universidade e a arte.
Pretende a investigação de aspectos da criação e da produção artística em diálogo com outros campos do conhecimento.
Tem como objetivo produzir e investigar formas de intercorrência construtiva da arte e das tecnologias computacionais na educação.
Tem como pauta a mineração de potencialidades poético-estéticas subjacentes à onipresença das mídias contemporâneas.
Doutor e mestre em Arte pela Universidade de Brasília/UnB, bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU, onde atualmente é professor de mídias contemporâneas do curso de artes visuais, da pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação e líder do grupo de pesquisa "Vesmídia/ Vivência, Estética, Mìdia". Animações interativas, instalações luminicinéticas e vídeo compõem a maior parte de sua produção artística. Dentre trabalhos mais recentes, podem-se destacar os projetos de extensão e arte "Communi Ficta" e "Enventaria da Última Hora". Foi ainda coordenador do Museu Universitário de Arte/MUnA da UFU, de 2018 a 2020, onde esteve à frente dos setores de comunicação e de programação visual e informática, respectivamente até 2020 e 2024.
Videoportfólio
Graduada em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal de Goiás (2003 e 2004); Mestre em Educação em Ciências e matemática pela mesma Universidade (2010). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia e Estágio Curricular Supervisionado. Doutorado em educação pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado sanduíche na universidade de Harvard sob a tutela de George Church e Joe Davis, quando produziu a sua primeira obra de arte "Bactérias transgênicas" (2019). Tem pós-doutorado em artes pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, pós-doutorado em Educação para sustentabildiade pela Unicamp (INCT-MC) . Trabalha com ciência, arte e mudanças climáticas. Atualmente é especialista em desenvolvimento científico no Museu do Amanhã.
Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2019); pós-graduado latu sensu em Tecnologia, Linguagens e Mídias em Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro ? IFTM, campus Uberlândia Centro (2017); graduado em bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela UFU (2015). Atua como professor substituto no curso de graduação em Artes Visuais pela UFU (2020-2022) e realiza serviços freelance de ilustração e design gráfico. Criador da história Tropã e é um dos autores do material didático Liga dos Artistas (2014).
Possui graduação (2002) em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado (2005) e doutorado (2013) em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado (2020) em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba. Ocupa o cargo de professor associado em mídias contemporâneas no curso de graduação em Artes Visuais e no Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa convergências entre Artes Visuais e Mídias Gráficas. Realizou exposições de artes visuais em Uberlândia, S. J. do Rio Preto, João Pessoa, Belém, Macapá, Brasília, São Paulo, Paris e Aveiro.
Mestrando em Educação-Programa de Pós-graduação: Formação docente para a Educação Básica na Uniube-Universidade de Uberaba, 2024. Especialização em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto,SP, Brasil, 2016. Graduação em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera Uniderp, 2014. Técnico administrativo na Universidade Federal de Uberlândia desde julho de 1991. Exerce função de Técnico de laboratório no laboratório de Arte Computacional do curso de Artes Visuais da UFU. Tutor na Empresa Júnior do curso de Artes Visuais da UFU. Possui vasta na área de Administração, com ênfase em administração pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, cultura, comunicação, e rádio. É Produtor Cultural, atuando como autor e coordenador em projetos culturais multidisciplinares do PMIC-Programa Municipal de Incentivo à Cultura da cidade de Uberlândia, MG, Brasil. Jornalista de formação profissional sob registro no Ministério do Trabalho nMTB-9832-MGJP.
Doutor em Arte e Design pela Universidade do Porto/ Portugal (2015). O Título foi revalidado em 2016 pela Universidade Federal de Minas Gerais como Doutor em Arte. Mestre em Arte pela Universidade de Campinas (2001). Graduado em Artes Plásticas (Pintura e Fotografia) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2010). Possui licenciatura (1991) e bacharelado (1989) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Artista pesquisador em artes visuais. Desenvolve pesquisa teórica e prática em arte contemporânea voltadas às questões sobre fronteiras territoriais associadas a demarcação e formas de ocupação. Sua produção artística apresenta trabalhos de pintura, desenho, escultura, fotografia, vídeo performance, vídeo, instalação, vídeo-instalação e site specific. Tem exposições realizadas em espaços no Brasil e exterior como: Galeria SESC Paulista - São Paulo, Museu de Arte de Americana - São Paulo, El Museo Del Barrio (Nova York, Estados Unidos), Galeria de Arte do Museu da Faculdade de Belas Artes do Porto - Portugal. Atualmente, é professor efetivo de Desenho do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.
Portfólio digital